A satisfação do cliente é fundamental para garantir o sucesso de uma empresa, produto ou serviço. Para isso, os gestores de empresas e empresários podem contar com uma diversidade de ferramentas do marketing digital.
O Jornal do Marketing reuniu neste conteúdo as melhores práticas para garantir a satisfação do cliente utilizando o marketing digital. Aqui você também vai ver como a satisfação é medida, como aumentá-la e muito mais! Confira.
Como a satisfação do cliente é medida?
Existem diversas maneiras de mensurar a satisfação do cliente e a principal delas é a pesquisa de satisfação. Elas podem ser feitas por meio de questionários feitos por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta que gostaria de utilizar para essa finalidade.
Algumas empresas como a Amazon, por exemplo, costumam realizar pesquisas de satisfação do cliente por meio do e-mail. Após o cliente realizar uma compra, um e-mail é enviado para que ele possa fazer uma avaliação referente ao atendimento, satisfação com o produto ou para fazer uma crítica.
O Magnata Bill Gates traz a seguinte afirmação: “Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”. Nesse contexto, receber uma avaliação ruim, é a maneira mais eficiente de entender em quais áreas o seu negócio deve melhorar.
Quais estratégias posso usar para aumentar a satisfação do cliente?
Felizmente existem muitas estratégias que podem ser aplicadas para aumentar a satisfação do cliente. A principal delas é exceder as expectativas do cliente entregando o melhor atendimento possível. Outras estratégias incluem:
- Seja transparente;
- Surpreenda o cliente;
- Agregue valor ao produto;
- Realize pesquisas de satisfação.
Essas são apenas algumas das estratégias mais eficientes que pode utilizar para melhorar a satisfação do cliente. Não se esqueça de oferecer um atendimento de excelência e o mais ágil possível.
Como posso usar o marketing digital para melhorar a satisfação do cliente?
O marketing digital pode desempenhar um papel crucial para melhorar a satisfação do cliente. A melhor parte é que ele dispõe de diversas ferramentas excelentes para uma boa comunicação com os clientes:
- Chat ao vivo;
- WhatsApp;
- E-mail marketing;
- Telegram.
Essas são apenas algumas ferramentas de comunicação que podem te ajudar a manter um relacionamento firme com seus clientes, pois, eles permitem que as marcas e empresas se comuniquem de maneira mais facilitada com seus consumidores.
Para exemplificar, imagine que uma loja utiliza apenas o chat integrado ao site ou e-mail para se comunicar com os clientes e por isso, o atendimento demora mais que o esperado. Nesse sentido, além das ferramentas já utilizadas, o WhatsApp é uma das melhores alternativas para simplificar o atendimento.
6 dicas de como aumentar a satisfação do cliente
Para aumentar a satisfação do cliente, é possível implementar algumas estratégias no dia a dia. Algumas maneiras de garantir uma boa experiência para o cliente e vendedor incluem as seguintes:
1- Entenda seu público
Conhecer e entender o público é a melhor maneira de garantir a satisfação do cliente. Dessa maneira, a empresa tem uma maior compreensão dos gostos e necessidades do cliente e assim, oferecer um atendimento mais eficiente.
2- Ofereça uma diversidade de canais de atendimento
Existem diversos tipos de canais de atendimento que podem auxiliar a empresa a se aproximar do cliente de uma maneira mais satisfatória. Utilizar múltiplos canais de atendimento como chat, Telegram, WhatsApp e outros, é uma maneira de mostrar para os consumidores que a empresa se importa.
3- Peça feedbacks
Pedir feedback para os clientes é uma maneira de entender se eles estão satisfeitos com o produto, serviço ou atendimento. Até mesmo o feedback negativo pode fazer com que a empresa invista em melhorias, corrigindo as falhas que o cliente pontuou.
4- Reduza o tempo de espera
O tempo de espera diz tudo sobre a decisão de compra dos consumidores. Quanto maior o tempo de espera, menos o cliente em potencial se interessa por consumir um produto ou serviço. Nesse contexto, utilizar ferramentas de mensagens instantâneas e reduzir ao máximo o tempo de espera do cliente, é a alternativa ideal.
5- Mapeie a jornada do cliente
O mapeamento da jornada do cliente é fundamental para entender o perfil dos consumidores da marca. Assim, é mais fácil oferecer um atendimento otimizado e fazer ajustes caso necessário.
6- Forneça soluções para o problema do seu público
Independente do segmento da marca, os clientes sempre têm dúvidas relacionadas a alguns fatores da empresa. Por exemplo, ao enviar um produto, o cliente talvez queira saber a localização dele e provavelmente não sabe como rastreá-lo. Nessa situação, cabe ao vendedor informar onde o produto se encontra.
Como pode ver, existe uma variedade de possibilidades para garantir a satisfação do cliente usando o marketing digital e entendeu que uma das principais maneiras, é suprindo todas as necessidades do cliente, além de simplesmente entregar o produto ou serviço.