Um bom programa de fidelização de clientes é uma etapa crucial para gestores de empresa e empresários que almejam o aumento de lucros do negócio e o reconhecimento de marca, fator que também é fundamental para se destacar em um mercado competitivo.
Ao construir uma base sólida de clientes fidelizados, as empresas podem garantir o sucesso em vendas a longo prazo. Portanto, planejar um bom programa de fidelização de clientes, não é uma tarefa dispensável para empreendedores que desejam obter visibilidade.
Em mundo empresarial em constante evolução, organizar um programa para fidelizar clientes envolve muito mais que apenas oferecer testes gratuitos ou brindes e descontos a cada compra. Ele se trata de criar uma conexão verdadeira com os clientes e realmente entender suas necessidades.
Por que fidelizar clientes?
Fidelizar clientes é a base para alcançar o sucesso no mundo empresarial independente do porte ou setor em que atua. À medida que prioriza as urgências e necessidades dos seus clientes, pode fazer com que eles voltem.
Isso ocorre, pois quando os clientes e potenciais clientes se sentem valorizados e que a empresa ou loja se preocupa em solucionar seus problemas, eles podem se tornar leais à marca e procurá-las a cada vez que precisar de determinado serviço ou produto.
Esse processo é válido para empresas B2B e B2C, que mesmo que exijam abordagens distintas para vendas, também necessitam da fidelização de clientes para garantir o sucesso em vendas e reconhecimento da empresa.
Como fidelizar clientes?
A construção de um programa de fidelização de clientes conta com etapas-chave que envolvem fornecer uma boa experiência aos clientes e se estende após a compra. Isso significa que a fidelização de clientes envolve a incorporação de processos que devem ser aplicados antes, durante e depois de uma venda.
A abordagem personalizada para atender as necessidades de cada cliente é essencial e possível com o uso das diferentes ferramentas disponíveis no e-commerce. As principais etapas para um programa de fidelização de clientes funcional compreendem:
Customer Development
O customer development se trata do processo em que a empresa deve utilizar os clientes já existentes para descobrir seu nicho de mercado. Nesse contexto, é preciso realizar a validação de determinado serviço ou produto antes de dar início às vendas.
Para isso, a primeira etapa envolve a definição da persona e expectativas em torno da utilização do produto ou serviço oferecido. Todo esse processo pode contribuir diretamente para o sucesso do lançamento.
Customer Acquisition
Após a criação da persona do seu negócio, ou seja, o cliente ideal, é hora de descobrir onde eles estão. Essa é uma etapa fundamental para um bom programa de fidelização de clientes, pois é com as informações sobre o cliente ideal que a empresa pode direcionar esforços e recursos para os clientes em potencial.
Procedimento de venda
O procedimento de venda envolve a transparência em relação ao valor do produto e suas funcionalidades, caso ainda não seja de entendimento do cliente. Nesse caso, é necessário criar um processo de vendas de valor para os clientes.
Por exemplo, se possui um e-commerce que conta com um perfil no Instagram, integrar a sua loja à rede social é essencial. Além disso, não revelar o valor não agrega valor e pode afetar significativamente na decisão de compra.
Pós-venda
O contato não deve terminar no pós-venda, pois esse é apenas o começo do processo de construção do programa de fidelização de clientes. Com a venda realizada, é preciso manter o contato com o cliente e entender as suas eventuais necessidades.
Como criar um programa de fidelização na sua empresa?
Para criar um programa de fidelização de clientes eficiente, pode-se seguir algumas etapas únicas que fazem com que seu negócio se destaque entre os demais. Para isso, considere as seguintes ideias:
- Customer happiness;
- Customer success;
- Sistema de fidelização de clientes;
- Produção de conteúdo;
- Brindes e recompensas.
As necessidades do cliente devem se alinhar aos produtos e serviços que sua empresa oferece para que ele possa voltar a comprar mais vezes. Por este motivo, priorizar a satisfação dos clientes, é um dos passos mais importantes de um programa de fidelização de clientes.
Um programa para fidelização de clientes eficiente é indispensável para qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. Portanto, investir em customer development, customer acquisition, procedimento de venda e pós-venda podem contribuir diretamente para o sucesso da empresa.