Marketing digital para construir sua marca: Como posso usar?

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Marketing digital para construir sua marca Como posso usar

Marketing digital para construir sua marca: Como posso usar?

É possível usar o marketing digital para construir sua marca e criar uma identidade forte e diferenciada nas redes. Veja como fazer isso e destacar seu negócio!

‌Utilizar o marketing digital para construir sua marca é uma forma de torná-la forte dentro e fora do universo virtual. Afinal, mesmo que a internet tenha pouco mais de 30 anos, sua criação mudou a forma como vemos e agimos diante de diversos processos realizados cotidianamente.

Por isso, é importante estar na internet e se fazer notável dentre as diversas marcas que disputam a atenção e fidelização de clientes. Então, veja, neste conteúdo exclusivo do Jornal do Marketing, como você pode construir uma identidade forte e fazer sua marca crescer a cada dia!

Qual a importância de usar o marketing digital para construir sua marca?

O comportamento do consumidor passou por transformações desde que este passou a vivenciar as experiências de compra em ambientes digitais e para atraí-lo é necessário desenvolver estratégias que promovam a marca e seus produtos ou serviços. O marketing digital surge, então, como uma alternativa para guiar as marcas nesse processo, sendo uma das mais importantes ferramentas para quem deseja crescer no mercado.

Qual a importância de usar o marketing digital para construir sua marca
Fonte/Reprodução: original

Assim, ao usar o marketing digital para construir sua marca você se coloca como uma presença forte e estabelece uma relação com o público desejado. Com isso, você entende a melhor maneira de se comunicar com seus clientes e amplia as possibilidades de conversão de vendas.

Quais são os benefícios de usar o marketing digital para construir sua marca?

Com base nos conhecimentos apontados no livro “Marketing Digital na Prática”, de Paulo Faustino, podemos considerar que usar o marketing digital para construir sua marca é uma estratégia funcional, já que pode oferecer diversos benefícios, como:

  • Permite a segmentação de público: se no marketing tradicional a marca é amplamente divulgada para milhões de pessoas, a fim de despertar o interesse de algumas. No digital é possível direcionar a campanha e impulsionar a marca para quem tem interesse, otimizando seus resultados. Apesar disso, é possível ter alcance global;
  • Reduz custos: em comparação ao tradicional, o marketing digital é mais acessível e econômico e, ainda assim, mais assertivo, já que é direcionado a quem interessa;
  • Possibilita a interação com o público: no marketing digital as mensagens não são apenas enviadas e pronto, ao contrário desta lógica, o ambiente virtual possibilita o contato mais próximo com o público, que pode contatar a marca, comentar postagens, compartilhar as campanhas, etc.;
  • Otimiza a aplicação das campanhas: a facilidade proporcionada pelo ambiente virtual permite que campanhas da marca sejam criadas, alteradas ou substituídas em minutos e otimiza sua implementação e divulgação em várias plataformas da rede;
  • Facilita a análise de dados: é possível verificar métricas em tempo real, identificando a quantidade de pessoas impactadas pela marca e sua resposta ao que esta oferece através de suas campanhas e conteúdos.

Apesar disso, podem haver interações negativas nos canais da marca em ambientes digitais, para as quais é necessário ter um plano de contingência. Em suma, ao usar o marketing digital para construir sua marca como autoridade de seu nicho, você reduz custos, amplia o alcance e tem mais facilidade de acompanhar métricas.

Quais as melhores estratégias para usar na horar de criar sua marca?

Ao utilizar estratégias de marketing digital para construir sua marca, é preciso considerar que quanto mais ações e elementos são adicionados à estratégia, mais eficaz será sua ação na consolidação do negócio. Veja algumas das melhores estratégias a seguir.

  • Determine seu público: informações precisas sobre quem você deseja atingir guiarão todas as ações, então é de suma importância;
  • Escolha os canais de comunicação: com base no perfil da marca, defina se haverá site, em que redes sociais haverá interação, etc;
  • Considere landing pages e opções de otimização de conversão: informações são uma mina de ouro para o marketing digital e essas opções possibilitam atrair leads e acompanhá-los até a conversão;
  • Invista em marketing de redes sociais: redes como Instagram, Facebook, LinkedIn e outras, têm acesso diário altíssimo e sua marca pode se aproveitar disso, divulgando conteúdos, propagandas e até promoções para atrair seu público;
  • Dê atenção ao SEO: a otimização de motores de pesquisa (a que a sigla está ligada) aumenta o tráfego de potenciais clientes por suas páginas e aumenta as chances de conversão de maneira orgânica;
  • Ofereça conteúdo: se você apenas fizer propaganda, pode afastar seu público, mas criar conteúdos de relevância que informem essas pessoas irá mantê-las próximas da marca, aumentando também as chances de conversão e divulgação espontânea da marca.

Além dessas estratégias, outras alternativas podem ser essenciais dentro do marketing digital para construir sua marca, tudo depende de como você quer se colocar na rede. No entanto, vale lembrar que esses elementos não devem ser adicionados a esmo, já que é importante direcioná-los para atingir objetivos concretos da marca.

Como usar o marketing digital para construir minha marca?

Como visto até aqui, há diversas estratégias que podem ser implementadas para marketing digital para construir sua marca. Faça um estudo aprofundado da sua marca e do público com quem ela deverá se conectar, estabeleça uma persona e planeje suas ações, analisando os resultados para melhorar cada vez mais.

A Dove é um excelente exemplo de como utilizar marketing digital para construir sua marca. Em 2004 a marca lançou uma campanha voltada para a “Real Beleza”, mostrando mulheres comuns ao invés de modelos profissionais.

Como usar o marketing digital para construir minha marca
Fonte/Reprodução: original

Com isso a Dove atingiu milhões de visualizações e gerou discussão em redes sociais, evidenciando a marca no ambiente digital e estabelecendo o tipo de impressão e contato que deseja com seu público.

Em suma, o marketing digital para construir sua marca depende do que você deseja “ser” neste ambiente. Pense em como falar com o público para quem deseja falar, como a Dove bem fez, e se diferencie das demais marcas do seu nicho, criando uma presença forte e expressiva no mundo digital.