A taxa de conversão é um indicador vital para o sucesso de qualquer negócio digital. Ela representa a proporção de visitantes de um site que realizam uma determinada ação, como comprar, preencher um formulário ou assinar um boletim de notícias.
Por isso, é importante saber como otimizar essa taxa para impulsionar seus resultados e o Jornal do Marketing vai te explicar como entender, utilizar e otimizar a sua conversão. Confira a seguir!
O que é a taxa de conversão?
Podemos descrever a taxa de conversão como um indicador de performance de máxima importância, que mede o sucesso de uma campanha ou de uma página da Internet ao rastrear quantos visitantes realizaram uma ação determinada em relação ao número total de visitantes.
Por exemplo, um site com mil visitantes e cinquenta compras teria uma taxa de conversão de cinco por cento, levando em conta a quantidade de pessoas que, através do acesso, tornaram-se clientes da empresa.
Para que serve a taxa de conversão e qual a sua importância?
Essa taxa é vital para avaliar a eficácia das estratégias usadas no marketing e nas vendas. Ela possibilita a obtenção de um melhor entendimento acerca do desempenho de um site, permitindo assim que os profissionais da área identifiquem os pontos fracos e tomem as medidas necessárias para otimizá-los.
Ao entender como os visitantes interagem com uma página, pode-se ajustar elementos importantes e melhorar a experiência do usuário, aumentando, dessa forma, a possibilidade de conversão destes em clientes.
Quais são as vantagens de usar a taxa de conversão?
Usar a taxa de conversão para entender o funcionamento das estratégias de vendas traz diversos benefícios para os negócios. Ela possibilita a identificação de oportunidades de otimização, permitindo a concentração dos esforços nas áreas que apresentam baixa conversão.
Além disso, ela também permite uma melhor análise do retorno do investimento, medindo a assertividade de campanhas e investimentos em marketing. Ela também ajuda a melhorar a eficiência das estratégias, o que garante que os recursos estejam sendo alocados para as ações que geram resultados.
Quais as melhores estratégias da taxa de conversão para se usar?
Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a taxa de conversão, cada uma baseada em suas necessidades e objetivos, por isso, é interessante compreender ao menos algumas delas e como funcionam. Veja exemplos:
- Criação de conteúdo que seja relevante para os usuários, mas também persuasivo, e que destaque os benefícios do produto ou serviço oferecido;
- Utilização de elementos visuais atraentes, como imagens de boa qualidade, vídeos explicativos, entre outros, também pode aumentar a taxa de conversão;
- A personalização da experiência do usuário por meio de ofertas personalizadas ou recomendações também pode influenciar de maneira positiva a decisão de comprar ou não.
Essas são apenas algumas, mas existem diversas outras estratégias que podem ser utilizadas, depende apenas da sua criatividade e conhecimento acerca do assunto.
Como posso otimizar minha taxa de conversão?
Para otimizar sua taxa de conversão, é importante primeiramente adotar uma estratégia. Também é muito importante analisar os dados e as métricas que estão ao seu dispor, para identificar pontos de melhoria. Seguido a isso, realize testes, veja o que funciona e o que não funciona. Isso permite a identificação de elementos que geram melhores resultados.
É interessante também otimizar o próprio site, pois um site com boa velocidade e com páginas que carregam rapidamente proporciona uma experiência melhor ao usuário, o que também é muito positivo.
3 dicas para ajudar a otimizar sua taxa de conversão:
Assim como há diferentes estratégias para otimizar a conversão, há também diferentes dicas que você pode aplicar de acordo com o seu intento. Vejamos algumas dessas dicas que você pode aplicar.
Utilize chamadas claras para ação
Use de botões e textos que incentivem os visitantes a realizar a ação que você deseja, como “compre agora” ou “cadastre-se gratuitamente”. Essas chamadas devem ser simples, atrativas e dietas, e devem guiar o usuário para a conversão.
Invista em provas sociais
Apresentar depoimentos, avaliações, estatísticas positivas e outras provas de que seus clientes estão satisfeitos. Essa estratégia cria autoridade para sua marca e, por isso, pode aumentar bastante a confiança dos visitantes e incentivar sua conversão.
Otimize para dispositivos móveis
Cada vez mais usuários estão abandonando o computador em favor dos smartphones, por isso, é essencial que seu site seja responsivo e adaptado para os celulares, e ofereça uma experiência de navegação excelente.
Ao compreender a importância da taxa de conversão, as suas vantagens e as melhores estratégias, pode-se otimizar esse indicador e aumentar seus resultados. Além das dicas vistas aqui, no Jornal do Marketing você pode conferir muitas outras dicas sobre conversão e outros assuntos ligados ao crescimento de sua marca. Lembre-se sempre de analisar os dados, e realizar adaptações conforme o necessário.