Como Aproveitar o Potencial do E-commerce B2B

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Como Aproveitar o Potencial do E-commerce B2B

Como Aproveitar o Potencial do E-commerce B2B

Assim como o comércio eletrônico para consumidor tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, o e-commerce B2B – voltado para empresas -, não tem ficado atrás! E, com o mercado cada vez mais competitivo, a venda de empresa para empresa também pode ser considerada um bom negócio.

O e-commerce B2B ainda causa confusão para muitas pessoas! Uma vez que, na maioria das vezes, as estratégias e as ações são voltadas para o consumidor final. Confira neste artigo completo do Jornal do Marketing tudo o que é necessário para aproveitar todo o potencial do comércio eletrônico para empresas e faturar!

O que é o e-commerce B2B?

O e-commerce B2B trata-se da venda de produtos ou serviços de uma empresa para outras empresas através de lojas online. Isso significa que empresas que atuam nesse segmento geralmente realizam suas vendas no formato atacado, sob encomenda, pois essas vendas são feitas em volumes muito maiores e com uma determinada frequência. 

O que é o e-commerce B2B?
Fonte/Reprodução: original.

Sendo assim, o processo de venda é feito de maneira online, desde a pesquisa até o fechamento da compra, o que torna tudo muito mais prático para as empresas. Vale ressaltar que muitos já atuam nesse segmento e conseguem ter bons resultados.  

Diferenças entre e-commerce B2B e B2C

Basicamente, a diferença se dá pelo perfil do cliente. Enquanto no e-commerce B2B as vendas são feitas para clientes empresariais, em grandes quantidades e em períodos maiores, o e-commerce B2C é o processo de venda de algum produto ou serviço para consumidores finais em um site.

As compras geralmente são em varejo e a periodicidade pode variar de acordo com o interesse do cliente e das estratégias que serão aplicadas pela empresa que atua nesse segmento para fazer com que o consumidor volte a fazer novas compras. 

Como o e-commerce B2B funciona na prática?

No e-commerce B2B o processo de venda é feito entre duas empresas, uma vende produtos ou serviços e a outra compra, e tudo isso acontece no ambiente virtual. Vale destacar que nesse formato, os compradores geralmente são muito mais exigentes, pois o item que eles estão comprando precisa lhes render retorno financeiro. 

Como o e-commerce B2B funciona na prática?
Fonte/Reprodução: original.

As plataformas, ou seja, os sites são voltados para a venda direta e com processos 100% online para outras empresas, que realizam suas vendas no formato atacado. O processo de compra tende a ser mais demorado que no formato B2C, uma vez que outras pessoas podem estar envolvidas na tomada de decisão. 

Quais os benefícios do e-commerce B2B?

O e-commerce B2B também possui vantagens que podem favorecer as empresas, entre elas a maior facilidade que os clientes têm de realizar todo o processo de maneira online, desde as primeiras pesquisas até o fechamento da venda. Confira com o Jornal do Marketing as outras vantagens: 

Atendimento mais rápido 

Como todo o processo é feito de maneira online, não é preciso esperar um consultor se deslocar para ir até a outra empresa e realizar todo o atendimento de maneira presencial. Toda a cotação pode ser feita de maneira online e com poucos minutos pode ser enviada para os clientes. 

O material pode ser enviado por e-mail, as conversas podem ser feitas através do WhatsApp, e tudo isso torna o processo mais ágil. A facilidade da tecnologia é algo essencial e que otimiza muito os processos, deixando tudo mais rápido e prático. 

Economia 

Uma empresa não precisa se deslocar para chegar até outro cliente, uma vez que todo o processo pode ser feito online e com isso as empresas começam a economizar consideravelmente, o que torna seu fluxo de caixa muito mais sustentável e positivo. 

Com isso, os valores que seriam gastos em deslocamento de consultores podem ser aplicados em outras ações importantes para o crescimento da empresa, entre elas estratégias de divulgação, elaboração de campanhas de marketing entre outras. 

Vendas ilimitadas 

Se antes existiam limitações e uma empresa tinha que se limitar a uma determinada área, pois não tinha como chegar a outros locais e vender para outros clientes, com o e-commerce B2B isso não é mais realidade!

Com a venda realizada de maneira online, as empresas que atuam vendendo para outras empresas conseguem alcançar novos mercados, outras empresas, independente delas estarem em sua localidade ou não,e vão até mesmo para vendas internacionais – pois todo o processo é realizado de maneira online. 

Fidelização 

Para que um e-commerce B2B tenha sucesso, é preciso que todos os seus processos sejam satisfatórios. Isso garante que o cliente se sinta bem atendido e alinha a qualidade dos produtos ou serviços ofertados serem de qualidade, as chances de encantamento são ainda maiores. 

Todo esse processo de encantamento, assegurado em diferentes etapas de vendas, faz com que estes clientes considerem a empresa para as próximas compras, tendo-a como um fornecedor, que realiza compras com maior periodicidade. 

Vale ressaltar que, ainda que o universo digital seja vantajoso, é importante que práticas físicas sejam adotadas, entre elas gravações dos produtos, fotos profissionais e a realização de conferências online caso seja necessário para tirar dúvidas e esclarecer pontos do fechamento da venda, que dá ao processo maior transparência e credibilidade na empresa

6 dicas para melhorar os resultados do e-commerce B2B

Algumas dicas podem ser úteis para alavancar os resultados de uma loja online que vende para outras empresas. Veja algumas dicas e invista nessas estratégias para melhorar os resultados e ter maiores vendas. 

Tenha landing pages 

As landing pages são páginas simples que tem como objetivo oferecer algo ao cliente em troca de alguns dados para ter se ter acesso a esse conteúdo exclusivo. Pode ser um acesso a um conteúdo exclusivo, ou um e-book com dicas e até mesmo um cupom de desconto. 

Com esses dados é possível desenvolver uma base qualificada de dados para utilizar em futuras estratégias de e-mail marketing ou qualquer outra ação que a empresa deseje fazer com seus clientes. 

Crie conteúdo relevante 

A estratégia conhecida como marketing de atração é uma ótima forma de garantir a atenção de novos clientes e empresas por meio de ações direcionadas para eles e que certamente começarão a considerar o dono da estratégia de conteúdo como mais uma opção de fornecedor. 

Para isso, invista em materiais agregadores, que possam sanar problemas pequenos que se tenha. Esse valor gerado com um conteúdo de qualidade fará com que a empresa tenha uma maior visibilidade e retorno positivo. 

Converse com os clientes 

Ter uma boa relação com os clientes é a melhor forma de os conhecer, entender quais são as suas necessidades, além de entender onde a empresa acertou e onde precisa melhorar. É muito importante entender o feedback dos clientes como críticas construtivas, para que os processos sejam melhorados. 

Uma vez que se consegue coletar essas informações, é possível implementar as mudanças que vão refletir diretamente na satisfação dos clientes,que faz com que essa loja online tenha visibilidade no mercado, e abre inclusive uma vantagem competitiva. 

Tenha um bom atendimento  

O bom atendimento é essencial para se manter perto dos clientes e garantir um bom volume de vendas. Mesmo que o processo seja todo online, isso não significa que esse contato seja distante e frio, pelo contrário, quanto mais próximo do cliente melhor. 

Por isso, ao receber orçamentos, o ideal é que eles sejam enviados o quanto antes, e também vale se colocar à disposição do cliente para sanar dúvidas e dar todo o suporte necessário a ele, inclusive depois do fechamento da venda. 

Monitore resultados 

O monitoramento de resultados é essencial para garantir que os objetivos estão sendo alcançados. Por isso é essencial manter relatórios atualizados com as vendas realizadas, os clientes que entraram em contato além de outras informações que possam ser interessantes para o monitoramento. 

Dessa forma, será mais fácil fazer as alterações necessárias além de aprimorar o que já está dando certo tanto no atendimento como no fechamento das vendas. Por isso, manter o hábito de monitorar esses resultados é essencial. 

O e-commerce B2B pode ter um volume de vendas e resultados elevados, especialmente se seguir com estratégias corretas que possam ajudar a alavancar esses objetivos, por isso algumas dicas e orientações são fundamentais a fim de garantir esse retorno. 

Conte com o Jornal do Marketing para ficar por dentro de todas as novidades do universo do marketing além de se informar sobre vendas e estratégias que vão alavancar os negócios e garantir bons resultados.