Quais as principais características de um bom profissional de marketing?
Quais as principais características de um bom profissional de marketing

Quais as principais características de um bom profissional de marketing?

Um profissional de marketing exerce algumas atividades essenciais para uma empresa ou negócio crescer. Entenda mais!

O profissional de marketing tem como principal função auxiliar no aumento da visibilidade de uma empresa ou marca. Por este motivo, é fundamental contar com um profissional da área.

O marketing digital mudou a visão das pessoas sobre o marketing no geral, além de ter gerado muitos empregos nos últimos anos. As novas tecnologias e ferramentas de consumo, mudaram o comportamento da maioria dos consumidores e por isso, é fundamental que o profissional de marketing esteja antenado às novas tendências do mercado.

O Jornal do marketing trouxe um guia para te ajudar a entender quais são as principais características de um bom profissional de marketing, bem como suas vantagens. Acompanhe!

O que é um profissional de marketing?

O profissional de marketing pode atuar em diversos campos, visto que é uma área muito abrangente. No geral, o profissional que trabalha na área do marketing exerce um conjunto de tarefas e aplica estratégias que envolvem a promoção de produtos e serviços. Empresas famosas como o IFood, por exemplo, investem em profissionais de marketing.

O que é um profissional de marketing
Fonte/Reprodução: original

Imagine que um empresário abriu, recentemente, uma loja virtual de produtos de beleza e não faz ideia de quais estratégias de marketing utilizar para alcançar seu público-alvo. Nesse sentido, ele pode contratar um profissional da área para ajudá-lo a obter bons resultados e começar a lucrar efetivamente.

O CEO da Hubspot, Brian Halligan, afirma: “Há 10 anos a efetividade do marketing era dependente do peso da sua carteira. Hoje a efetividade do marketing é dependente do tamanho do seu cérebro”. Com isso, percebe-se que a internet e mídias sociais são importantes para o investimento em marketing, já que basta uma estratégia assertiva para ter uma boa campanha de marketing.

Quais as características do profissional de marketing?

As principais características de um profissional de marketing dependem da sua função e área de atuação. Porém, algumas características principais, incluem as seguintes:

  • Criatividade;
  • Inovação;
  • Iniciativa;
  • Habilidades de comunicação;
  • Autonomia;
  • Organização;
  • Analise.

As características diferem conforme as necessidades específicas de cada cliente ou cargo do profissional de marketing. Nesse contexto, é fundamental estudar sobre o comportamento dos consumidores e sobre o marketing no geral.

Quais as vantagens do profissional de marketing?

As vantagens e benefícios do profissional de marketing são diversas. Além das diversas funções que abrangem várias áreas do mercado e habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Outras vantagens incluem:

1- Melhora posicionamento da marca

O profissional de marketing ajuda na melhora do posicionamento da marca, que implica no aumento de tráfego, vendas, retenção de clientes, geração de leads e diversos outros benefícios.

2- Eficiência das ações de marketing

O profissional da área entende todas as etapas necessárias para o crescimento do negócio. Por isso, a maioria das suas ações de marketing são mais eficazes do que um não profissional provavelmente faria.

3- Aumento de vendas

O aumento de vendas é uma das maiores vantagens. Isso ocorre, pois o profissional utiliza diversas estratégias eficazes, como o marketing de conteúdo, inbound marketing e outros que implicam no aumento de vendas.

4- Mensuração de resultados

A mensuração de resultados pode ser um assunto muito complicado para alguns empresários e gestores de empresas. Já o profissional de marketing entende como funciona e quais estratégias podem ser aplicadas para melhorar o que não está dando bons resultados.

5- Flexibilidade

A flexibilidade da área do marketing permite que os profissionais trabalhem de onde estiverem, permitindo a escolha de local de trabalho. Isso se aplica principalmente ao marketing digital.

Quais são as habilidades de um profissional de marketing?

‌É necessário que o profissional tenha algumas habilidades para entregar um trabalho bem feito. Além dos aspectos criativos, também é necessário estar antenado nas últimas tendências para obter resultados satisfatórios.

Quais são as habilidades de um profissional de marketing
Fonte/Reprodução: original

Algumas dessas habilidades incluem:

  • Criatividade;
  • Comunicação;
  • Análise;
  • Gestão.

Essas são apenas algumas habilidades que um bom profissional de marketing precisa ter, não apenas para ser bem-sucedido, mas também aumentar a visibilidade do seu trabalho entre empreendedores. Assim, para mais dicas de marketing digital, confira os outros conteúdos do Jornal do Marketing.