O tangenciamento é um erro comum de redação onde o foco recai somente sobre um fragmento do tema ou nas características mais abrangentes sem atender ao foco delimitado pelo título. Ambas as ações são práticas extremamente prejudiciais ao conteúdo e são responsáveis por boa parte dos erros de escrita, seja em materiais da internet ou acadêmicos.
Mesmo que seja um erro muito comum, existem muitos produtores de conteúdo que não dão a devida atenção ao tema. Isso, por consequência, afeta diretamente a qualidade dos materiais produzidos e não permite que o produtor alcance os objetivos desejados com as criações.
Tangenciamento: o que é?
O tangenciamento se trata de somente abordar sobre algo relacionado ao tema proposto do conteúdo e não ele por completo. Segundo a própria cartilha do Enem, esse erro é definido como uma abordagem parcial que toma como base a parte mais abrangente que o tema está relacionado.
Por curiosidade, a ideia de tangenciamento tem origens na matemática, pois quando uma reta somente toca uma figura geométrica em um único ponto, a reta é chamada de tangente. Essa ideia de somente ter um ponto em comum é utilizada para analisar partes de textos que não atendem completamente ao tema, mas sim apenas a algumas partes, o que originaria o termo “tangenciar”.
Quais são as principais práticas de tangenciamento?
As práticas de tangenciamento que mais são observadas em diferentes conteúdos são a abordagem da parte mais geral que compõe o tema ou de um pequeno fragmento. Qualquer uma das duas não conseguem atender completamente toda a exigência imposta pelo tema e, consequentemente, deixam o conteúdo incompleto.
Como identificar um tangenciamento?
Para identificar um tangenciamento corretamente, é preciso observar se as ideias postas respondem completamente ao que todo o tema solicita. Portanto, analise completamente a frase que compõe o tema e avalie se as ideias desenvolvidas no conteúdo atende tudo exigido para uma resposta completa.
A maior parte dos fragmentos que contém tangenciamento são acompanhados de alguma coisa que foge à proposta colocada. Por isso, sempre que possível, pergunte a si próprio se aquela frase analisada está dentro dos limites impostos pelo tema.
Qual a diferença entre tangenciamento e fuga do tema?
O tangenciamento se trata de abordar somente de alguma parte que possui relação com o tema sem dar o foco total neste. A fuga do tema, por outro lado, trata-se de mudar completamente o assunto discutido no texto para outra que não possui relação alguma com a proposta estabelecida.
A fim de facilitar, vamos supor que você deseje explicar em um texto a respeito das principais métricas que devem ser avaliadas para um melhor aproveitamento do Google Analytics. Caso o texto somente avaliasse todas as métricas possíveis da ferramenta, estaríamos diante do caso de tangenciamento, já que a ideia do tema é analisar as métricas que precisam de avaliações para aproveitar o Analytics.
A fuga do tema, por sua vez, se trataria de não abordar qualquer coisa que tivesse relação com as métricas ou o Google Analytics. Esse erro é bastante simples de se detectar já que deixa o conteúdo sem sentido algum.
5 dicas para evitar o tangenciamento
Saber dicas para evitar o tangenciamento é indispensável para qualquer material, independente dos objetivos dele. Avalie e adapte essas recomendações corretamente de acordo com o seu tema para você garantir que o conteúdo construído não tenha a presença desse erro tão comum!
Cuidado com os sinônimos
Tenha bastante atenção com os sinônimos que você irá utilizar para que essas palavras não levem a outro tipo de abordagem daquele conteúdo. Após as definições dadas, é preciso ter muita atenção a cada palavra escolhida e, sempre que possível, revê-las no decorrer do material para conferir a qualidade necessária.
Para exemplificar, vamos pensar em um conteúdo montado para determinado tema. Caso você utilize termos que quando postos possam levar o leitor a outra temática diferente, isso pode levar a uma interpretação tangenciada, já que mesmo que o sinônimo signifique a mesma coisa, a aplicação inadequada abre brechas para um entendimento que não está de acordo com o desejado pelo tema.
Atente-se na sua palavra-chave e no seus títulos
Não perder o foco da palavra-chave é outra dica muito importante e extremamente utilizada para evitar cair no tangenciamento. Como ela, na grande maioria das vezes, informa em qual linha de raciocínio o conteúdo deve se guiar para responder o tema, orientar-se pela palavra é um grande artifício para não tangenciar.
Logo, caso a sua palavra-chave seja “marketing no Instagram”, por exemplo, o ideal é ter bastante atenção nela e guiar boa parte do seu conteúdo com foco nas solicitações indicadas no título.
É notável como a palavra-chave é um ponto extremamente importante para os criadores de conteúdo e saber como pesquisá-las é garantia de uma escolha adequada e eficaz para o objetivo de seu conteúdo. Logo, é interessante entender como fazer essa busca de uma maneira prática e apropriada!
Veja os limites de seu tema
Após entender o tema, é importante estabelecer quais são os limites dele para que você possa guiar a criação de seu conteúdo dentro do que é solicitado. Dessa forma, pode-se prevenir a forma de tangenciamento que tenta abordar tudo que aquelas ideias podem alcançar, evitando assim um conteúdo sem objetivo definido.
Caso o título da parte do texto seja “Como aplicar SEO em sites”, o criador de conteúdo deve montar um material que aborde de maneira eficaz as formas de aplicar o conhecimento nos sites. Se ele explicar somente sobre como o SEO funciona nos sites, por exemplo, isso é um exemplo de tangenciamento.
O mesmo problema acontece caso o criador fale somente de como o SEO foi desenvolvido para os sites sem fornecer nenhuma forma de aplicação. Por conta desses pontos, verificar quais são os limites impostos pelo tema precisa ser uma atividade constante, principalmente para os conteúdos de abrangência muito grande.
Busque por boas fontes dentro do tema
A busca por boas fontes para a composição tanto vai te ajudar a produzir um material muito mais eficaz como também vai mostrar a estrutura do conteúdo que você deseja montar. Dessa forma, você poderá construir algo muito mais abrangente e eficaz e perceber até onde os outros criadores chegaram na abordagem daquele tema a fim de evitar ultrapassar esse lado.
É o caso daqueles que precisam ensinar os leitores a realizar determinada tarefa. Com o uso de boas fontes, é possível consultar a maneira com a qual os criadores mais competentes utilizaram para explicar o tema e entender como aplicar de acordo com suas próprias características.
Sempre revise o conteúdo
A revisão final do conteúdo é sempre uma excelente pedida para verificar se o tema foi respondido adequadamente. Além de evitar o tangenciamento, revisar o que foi feito também é muito importante para corrigir possíveis erros que ocorrem no processo, realizar substituições por termos mais adequados e, por fim, aperfeiçoar o conteúdo trabalhado.
Portanto, é notável como o tangenciamento é um erro perigoso que pode comprometer a qualidade do conteúdo e impedir que ele atinja os resultados necessários. Quando se comete o erro, portanto, perde-se bastante na qualidade do material justamente por este não atender completamente às exigências do tema.
Por isso, sinta-se à vontade para consultar este material sempre que tiver dúvidas e aproveite os outros conteúdos do Jornal do Marketing para aperfeiçoar a sua bagagem, garantindo assim uma atuação mais competente no mercado. Todos os nossos materiais são feitos com extremo cuidado para fornecer as informações mais atualizadas e relevantes de todo o mercado!