O que é PPC (Pay-Per-Click) e como isso pode beneficiar minha empresa?

Sumário

Posts relacionados

O que é PPC (Pay-Per-Click) e como isso pode beneficiar minha empresa?

O que é PPC (Pay-Per-Click) e como isso pode beneficiar minha empresa?

O PPC (Pay-Per-Click) é uma estratégia do marketing digital muito utilizada por empresas e marcas. Diferente do SEO, que é totalmente gratuito e serve para obter resultados orgânicos a longo prazo, o PPC é pago e mais rápido.

Para tirar suas dúvidas relacionadas ao PPC (Pay-Per-Click), o Jornal do Marketing reuniu, neste conteúdo, algumas das principais informações sobre o tema. Entenda qual a importância, quais as vantagens e muito mais.

O que é o PPC (Pay-Per-Click)?

PPC (Pay-Per-Click) é um modelo de publicidade virtual que os anunciantes pagam pelo anúncio apenas quando o usuário clica nele. Essa estratégia pode ser utilizada em diversas mídias sociais e mecanismos de busca que incluem:

  • Google;
  • Facebook;
  • Pinterest;
  • Instagram.

Os anúncios costumam aparecer à frente dos resultados orgânicos, sendo uma alternativa de marketing poderosa para as empresas por permitir o aumento do tráfego, vendas e ajuda no fortalecimento de marca.

A melhor parte disso, é que o PPC (Pay-Per-Click) é mais acessível que o marketing tradicional, por permitir que as empresas comecem a investir em anúncios com preços baixos e variados.

O que é o PPC (Pay-Per-Click)?
Fonte/Reprodução: original.

Imagine que um empresário acabou de abrir sua loja e sobrou pouco dinheiro para a divulgação. Nesse contexto, ele pode investir no marketing digital utilizando a estratégia de PPC (Pay-Per-Click) através do Facebook, Google Ads, Pinterest Ads e outros.

Por que fazer PPC (Pay-Per-Click)?

Investir no PPC (Pay-Per-Click) pode ser muito benéfico para empresas, marcas e donos de sites, pois possibilita um resultado imediato. Além disso, os anunciantes possuem total controle de orçamento.

Por que fazer PPC (Pay-Per-Click)?
Fonte/Reprodução: original.

No Facebook Ads, por exemplo, o anunciante pode adicionar fundos a partir de R$ 5,00 e o tempo que o anúncio fica ativo é determinado por ele, bem como o valor. Esse valor pode ser depositado por Pix, Mercado Pago ou Boleto Bancário. Quando o anúncio é aprovado pela plataforma, o anunciante paga por cada clique que os usuários fizerem.

Quais as vantagens do PPC (Pay-Per-Click)?

Felizmente o PPC (Pay-Per-Click) oferece diversas vantagens para as empresas e marcas que utilizam essa estratégia de marketing digital. Além da acessibilidade e facilidade, pode ser aplicada pelo próprio anunciante, outras vantagens incluem:

1- Melhor segmentação

Uma das maiores vantagens da estratégia de marketing digital é a segmentação direta. O PPC (Pay-Per-Click) permite que os anúncios alcancem um público específico com base nos seus interesses.

2- Resultados instantâneos

Diferente das estratégias de SEO, o PPC fornece resultados quase imediatos. Ao ativar uma campanha, os anúncios começam a ser exibidos, gerando tráfego e vendas em pouco tempo.

3- Monitoramento de métricas

Outra vantagem do Pay-Per-Click é a mensuração de dados. A estratégia oferece métricas relacionadas à campanha para o anunciante entender quais estão dando certo e onde melhorar. 

4- Flexibilidade

A flexibilidade é uma das maiores vantagens do PPC, pois permite que os anunciantes  ativem e pausem as campanhas, caso necessário. Se o anúncio não estiver gerando cliques, ele pode ser pausado para ser otimizado.

Como posso usar o PPC e beneficiar a minha empresa?

Para utilizar o PPC (Pay-Per-Click) e beneficiar a sua empresa é necessário realizar um planejamento antes das campanhas. Definir objetivos é uma das etapas mais importantes. Por exemplo, vamos supor que você pretende alcançar um determinado número de visitantes mensais.

Sendo assim, o ideal é estudar sobre o PPC para entender como você pode alcançar o número almejado e aplicá-las nas campanhas. Vale ressaltar, que quanto mais dinheiro gasto, mais visitantes seu site obterá. No entanto, a criação de campanhas mais rentáveis requer prática e tempo.

Avinash Kaushik, conhecido como “evangelista de marketing digital” diz: “Nunca deixe seus anúncios escreverem cheques que seu site não possa compensar”. Nesse sentido, é fundamental que o valor ganho seja superior ao valor gasto. 

Ao implementar o PPC (Pay-Per-Click), é fundamental fazer o monitoramento dos dados obtidos para identificar as campanhas que estão gerando mais cliques, ser paciente e principalmente estudar sobre o assunto.