O que é marketing de afiliados e como funciona?

Sumário

Posts relacionados

O que é marketing de afiliados e como funciona

O que é marketing de afiliados e como funciona?

O marketing de afiliados é uma maneira bastante lucrativa de ganhar dinheiro online. Confira como funciona e quais as estratégias para começar!

O marketing de afiliados é um dos vários métodos utilizados para ganhar dinheiro online. A melhor parte é que ele também pode ser muito lucrativo, se as estratégias forem colocadas em prática corretamente.

Embora seja bastante conhecido, muitas pessoas ainda têm dúvidas relacionadas ao assunto. Essas são frequentemente referentes a como funciona, quais são as estratégias para começar a vender ou aumentar as vendas, e diversos outros assuntos.

Para responder às dúvidas, o Jornal do Marketing reuniu alguns dos principais fatores relacionados ao marketing de afiliados. Confira a seguir!

O que é marketing de afiliados?

Programa ou marketing de afiliados é uma estratégia utilizada por uma diversidade de marcas para alcançar mais clientes.

O que é marketing de afiliados
Fonte/Reprodução: original

Ele basicamente funciona da seguinte maneira: um afiliado se cadastra em um programa de afiliados, obtém um link exclusivo de determinado produto ou serviço para repassar a seu público e, a cada venda realizada, ganha uma porcentagem sobre o valor da venda. Existem duas opções que incluem:

  • Rede de afiliados;
  • Programa de afiliados.

Essas duas maneiras funcionam de maneiras distintas e você pode escolher a forma que achar melhor para começar a ganhar dinheiro online. Para escolher com sabedoria, é necessário estar ciente sobre o que cada categoria significa, então veja:

Rede de afiliados

A rede de afiliados une diversos programas de afiliados. Você se cadastra em um único site e pode encontrar o programa de afiliados que deseja se cadastrar.

Programa de afiliados 

Diferente da rede de afiliados, essa opção inclui apenas um programa de afiliados. Por exemplo, você se cadastra no programa de Associados da Amazon e nesse caso, só pode divulgar os produtos da loja em questão.

Imagine que uma empresa tem como objetivo aumentar as vendas e para isso ela recorre a todos os formatos de divulgação, incluindo o marketing de afiliados. Para isso, ela deve abrir programas que permitam que todos possam se inscrever e ajudar a divulgar os produtos em suas redes sociais, blogs ou canais.

A Amazon, por exemplo, possui um programa de afiliados conhecido como Amazon Associados, no qual, ao se inscrever, o afiliado tem um limite de tempo para realizar as primeiras vendas.

Como funciona o marketing de afiliados?

Basicamente, as estratégias de marketing de afiliados funcionam de maneira simples e fácil: o afiliado se cadastra no programa oferecido pela empresa, obtém um link exclusivo do serviço ou produto que deverá oferecer, e a cada venda feita a partir desse link o afiliado recebe uma porcentagem do valor.

Como funciona o marketing de afiliados
Fonte/Reprodução: original

Como exemplo, podemos considerar um youtuber e blogueiro que buscam formas de monetização, e uma determinada marca oferece um programa de afiliados que condiz com o nicho do criador de conteúdo. Ele se inscreve, compartilha seu link e, a cada venda realizada por meio do link compartilhado, gera renda para ele.

Quais as melhores estratégias de vendas do marketing de afiliados?

Existem algumas estratégias de venda que devem ser seguidas por quem deseja começar a vender com programa de afiliados. Essas incluem:

1- Criar conteúdo de qualidade

Um conteúdo de qualidade é aquele que contém boas imagens dos produtos e mostra que o escritor passa as principais informações sobre eles. As postagens de lista são ideais para isso.

Tom Fishburne, do Marketoonist, diz o que “O melhor marketing não se sente como marketing”. Nesse sentido, é fundamental criar um conteúdo de qualidade pensando em como fazer um bom marketing para atrair mais vendas, sem parecer que quer forçar o cliente a tomar a atitude desejada pela campanha.

2- Mantenha o foco no seu público-alvo

Foque em vender produtos que seu público esteja procurando. Por exemplo, se as postagens sobre produtos de beleza são as que mais atraem vendas, continue produzindo conteúdo sobre o assunto.

3- Utilize canais de divulgação

Felizmente, você pode contar com diversos canais de divulgação, como as redes sociais, por exemplo. Porém, vale ressaltar que é importante conhecer o canal de divulgação que você vai utilizar para alcançar mais pessoas. 

4 dicas de como vender mais com o marketing de afiliados

Vender mais com essa estratégia de marketing pode ser uma tarefa mais fácil quando se aplicam algumas estratégias, que incluem:

1- Conheça o produto

Para vender mais é necessário ter autoridade sobre o produto ou serviço que quer vender. Se pretende vender um curso, por exemplo, você deve saber como ele funciona e quais os benefícios que o cliente vai obter comprando ele.

2- Crie um blog 

Grandes blogueiros afirmam que o marketing de afiliados é um dos métodos mais lucrativos de monetização que eles utilizam. E embora muitos acreditem que os blogs não funcionem mais, diariamente muitas pesquisas são feitas na web sobre determinado produto ou serviço. Nesse sentido, criar um blog é uma das melhores estratégias para vender mais utilizando essa forma de monetização.

3- Faça uma apresentação do produto ou serviço

É importante que o cliente conheça o produto para saber se realmente vale a pena obtê-lo. Sendo assim, fazer uma apresentação do produto ou serviço com boas imagens pode atrair a atenção e aumentar as suas vendas como afiliado.

4- Divulgue produtos que recomenda

O programa de afiliados é uma maneira de ganhar dinheiro fazendo algo que provavelmente o influenciador já fazia ou fez gratuitamente: recomendar produtos. Esse é um modo de alcançar mais vendas, pois você conhece o produto ou serviço e pode fazer uma ótima apresentação sobre o mesmo.

Se está usando um produto que gosta muito, você pode recomendar para seus seguidores ou leitores, por meio das suas redes sociais ou blog, utilizando o seu link de afiliado.

Ciente do que é marketing de afiliados e como ele pode ser uma opção lucrativa para ganhar dinheiro online, agora você já pode buscar as oportunidades oferecidas por distintas marcas. Você pode começar a vender através das suas redes sociais e a medida que conseguir fazer boas vendas, pode ampliar as suas estratégias de ganhos através do trabalho online.