O que é marketing de nicho e como posso implementá-lo?

Sumário

Posts relacionados

O que é marketing de nicho e como posso implementá-lo?

O que é marketing de nicho e como posso implementá-lo?

O marketing de nicho é uma estratégia de marketing que tem como objetivo contemplar um público-alvo em específico. Muitos ainda não entendem a importância da tática, no entanto, os benefícios são muitos e podem ser o diferencial para que uma marca se sobressaia no seu nicho de mercado.

A estratégia pode ser valiosa em vários aspectos para quem está começando, então é preciso de manter atualizado sobre os formatos e possibilidades. Confira agora tudo o que precisa saber sobre marketing de nicho, incluindo quais são os nichos mais lucrativos, exemplos de nicho de mercado e muito mais!

O que é Marketing de nicho?

Chamamos de marketing de nicho uma estratégia de marketing que tem como foco atender a um grupo específico de consumidores. Essa abordagem também é conhecida como nicho de mercado e é distinta do marketing de massa, que visa atender a um maior público.

O que é Marketing de nicho?
Fonte/Reprodução: original.

Com o foco em um público específico, as marcas podem criar conteúdos, serviços e produtos voltados para esse grupo de pessoas. Essa estratégia traz bons resultados, pois, a empresa pode focar em atender o seu público de maneira mais benéfica e assim se tornar autoridade no mercado. Esse é um dos motivos do marketing de nicho ser uma ótima alternativa.

O que é nicho de mercado exemplo?

O nicho de mercado basicamente se refere a classes específicas de um tema que atende preferências ou necessidades particulares. Diariamente os internautas fazem pesquisas sobre assuntos específicos nos mecanismos de busca.

O que é nicho de mercado exemplo?
Fonte/Reprodução: original.

Um bom exemplo, é o nicho de “maternidade” que abrange vários assuntos e a gravidez é uma delas. Existe uma diversidade de dúvidas que as pessoas têm relacionadas ao assunto, que podem ser abordadas por meio de um blog, redes sociais ou canal no YouTube a fim de atrair o público alvo e aproximá-lo da marca, facilitando sua conversão.

Quais são os 4 nichos mais lucrativos?

Alguns são mais lucrativos que outros, no marketing de nicho. Isso ocorre devido ao volume de público que cada vertente possui. Confira abaixo quais são os 4 nichos mais lucrativos nos quais você pode apostar:

1- Moda

Embora possua uma variedade de sub-nichos, “Moda” é um dos nichos mais lucrativos e sua flexibilidade dá espaço para abordar diversos temas. Isso sem contar que existe uma variedade de programas de afiliados que blogueiros e influenciadores podem se inscrever, como o de Associados da Amazon, por exemplo.

2- Viagem

O tema viagem é um nicho poderoso, porque abrange muitos assuntos e em um momento de pós-pandemia, tem crescido cada vez mais. Além disso, o tema pode ser muito bem explorado, sendo voltado para viagens pelo Brasil, por um estado em específico ou mesmo pelo mundo.

3- Tecnologia

A tecnologia é um nicho fácil de ser explorado, visto que é algo que evolui constantemente. Todos os dias surgem novos aparelhos tecnológicos e softwares que visam facilitar a comunicação ou um tipo de tarefa específica.

4- Pets

O nicho Pets é um dos mais lucrativos, pois os tutores de animais estão sempre adquirindo alimentos, acessórios, medicações e outros itens necessários para cuidar deles da maneira mais adequada. 

O nicho é popular nas redes sociais, pois é algo que agrada a um público diversificado e que pode contar com variados programas de afiliados como a da Petlove, por exemplo, que é uma loja conhecida por contar com diferentes produtos para animais.

Como implementar o marketing de nicho?

‌Implementar o marketing de nicho de maneira correta, é fundamental para que se possa desfrutar de todos os benefícios gerados por este fator. Para isso, é preciso seguir algumas etapas, então:

  • Defina seu público-alvo;
  • Encontre o nicho onde seu público está inserido;
  • Defina o produto que vai oferecer;
  • Trace estratégias para divulgar o produto.

No marketing de nicho, definir um tema pode ser complicado, porém, uma ótima maneira de encontrar o mercado ideal é identificando um problema dentro do tema desejado. Esse problema pode ser distinguido por meio de feedbacks de clientes ou de um problema pessoal.

Por exemplo, a marca de produtos alimentícios orgânicos Mãe Terra surgiu em 1979 com o intuito de oferecer alimentos livres de agrotóxicos, fornecendo ao seu público um estilo de vida saudável.

Agora que sabe como implementar o marketing de nicho, é o momento de definir seu público-alvo e estudar as melhores estratégias de marketing digital para alcançá-lo da melhor maneira possível. Não se esqueça de acompanhar o Jornal do Marketing para ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre o marketing digital e como você pode utilizá-lo no dia a dia para ter sucesso.