O que é personalização em marketing digital e como posso implementá-la?

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O que é personalização em marketing digital e como posso implementá-la?

O que é personalização em marketing digital e como posso implementá-la?

A personalização em marketing digital é algo único na comunicação, afinal, é nela que as estratégias são adaptadas para atender as necessidades individuais de cada cliente. Nesse sentido, a empresa pode compartilhar mensagens e conteúdos relevantes para seu público ao em vez de prestar uma abordagem genérica.

Existem muitas ferramentas disponíveis para cada tipo personalização em marketing digital e para te ajudar, o Jornal do Marketing reuniu algumas dicas de como realizar a personalização em marketing digital. Acompanhe!

O que é personalização em marketing digital?

A personalização em marketing digital envolve a prática de adaptar as interações com os cliente com base nos seus comportamentos e interesses específicos. Por isso, esse processo requer que o gestor ou o empreendedor mensure os dados relacionados aos clientes.

O que é personalização em marketing digital?
Fonte/Reprodução: original.

Com base nesse insight, é possível criar campanhas de marketing satisfatórias fornecendo conteúdo personalizado, ofertas exclusivas e mensagens direcionadas. A personalização em marketing digital pode ser realizada através de diversas plataformas digitais.

Grandes empresas como a Amazon, por exemplo, enviam recomendações de produtos com base nas pesquisas feitas pelos clientes em potencial. Quando um usuário procura por cremes para o rosto e resolve sair do site, ele recebe algumas recomendações de produtos de diferentes marcas.

Como funciona a personalização em marketing digital?

A personalização em marketing digital é realizada conforme os dados de cada um dos clientes, proporcionando uma experiência mais vantajosa para os dois lados. As estampas para a personalização incluem:

  • Análise de dados;
  • Segmentação de público;
  • Personalização;
  • Otimização.

Os testes e otimizações são fundamentais para o sucesso da marca. Eles devem ser feitos com base na análise de dados das estratégias já aplicadas para determinar qual é a mais eficaz.

O fundador do Virgin Group, Richard Branson afirma “Não se envergonhe com seus fracassos, aprenda com eles e comece novamente”. Nesse contexto, todos os erros devem ser considerados como aprendizados, visto que eles sinalizam as táticas que não estão dando certo para aplicar novas.

Como implementar a personalização em marketing?

Para implementar a personalização em marketing digital, é necessário adotar algumas estratégias específicas para adaptar as interações com seu público conforme os interesses e comportamentos de cada um deles associados a empresa.

O processo de personalização é contínuo e, à medida que os dados são coletados, a experiência do cliente será ainda melhor. No entanto, é importante considerar a privacidade dos clientes e não gerar spam.

Como implementar a personalização em marketing?
Fonte/Reprodução: original.

Pense em uma empresa que oferece produtos voltados para homens e mulheres. Não seria correto enviar os mesmos e-mails e mensagens para todos os clientes. Nesse sentido, é importante utilizar a personalização em marketing para melhorar a experiência dos clientes.

Isso pode ser feito através das ferramentas como o WhatsApp Business ou MailChimp, ambos possibilitam o envio de mensagens personalizadas para os clientes conforme o interesse de cada um.

Benefícios do uso da personalização em marketing?

A personalização em marketing digital oferece diversos benefícios caso o gestor ou empresário saiba utilizar com sabedoria e seguindo as etapas corretamente. Confira abaixo os principais benefícios!

Fortalecimento de marca

A personalização em marketing digital é muito benéfica, pois resulta no fortalecimento de marca. Quando os clientes recebem mensagens personalizadas, eles tendem a se tornar fiéis à marca e muitas vezes acabam por divulgá-la. 

Retenção de clientes

A retenção de clientes se refere a mantê-los fiéis à marca. Isso significa que o cliente já tem uma empresa em mente quando decide obter um produto. Por isso, investir na personalização é ideal para esse objetivo.

Melhora a experiência do cliente

Um site otimizado que carrega em uma velocidade considerável, melhora totalmente a experiência do cliente. Isso porque ele vai encontrar o produto ou informação que deseja de maneira mais rápida e assim, será pouco provável que ele desista da compra.

Melhora a satisfação do cliente

A personalização em marketing digital mostra que as marcas se importam com seus clientes e isso faz com que eles se sintam mais acolhidos e compreendidos pela empresa, além de fornecer uma melhor experiência.

‌Ao implementar estratégias como a personalização em marketing digital, é crucial entender os interesses de cada cliente e principalmente respeitar o espaço de cada um deles evitando o envio de várias mensagens e e-mails por semana.