As criptomoedas estão cada vez mais ganhando espaço dentro do mercado, o que mostra que a tecnologia está mudando e considerando novas opções para realizar o pagamento. Esta pode ser uma opção interessante para lojas online que queiram expandir suas vendas, conquistando público através da tecnologia.
Empresas de grande impacto no mundo dos negócios já estão investindo nos meios de pagamento através de criptomoedas e por conta dessa popularidade as pequenas empresas estão descobrindo uma forma de implementar esse tipo de pagamento em suas operações. Confira com o Jornal do Marketing como essa implementação pode ser realizada.
O que são criptomoedas?
As criptomoedas são um tipo de moeda que possui circulação apenas no ambiente digital. Elas não possuem formato físico e também não são oferecidas por nenhuma instituição bancária. Os valores atrelados a essa moeda digital são determinados conforme a oferta e a demanda.
Além disso, esse tipo de moeda faz uso de uma criptografia (por isso o prefixo cripto) e outros tipos de validação que podem ser utilizados para assegurar a velocidade das transações entre os usuários que fazem uso das moedas digitais.
Vantagens de aceitar criptomoedas no seu e-commerce?
Os consumidores que quiserem investir nas criptomoedas em sua loja online devem primeiramente entender sobre a moeda, isso porque existem dias em que ela pode valer muito e em outros que nada vale, sendo considerada muito instável.
Porém, com a ajuda de empresas que oferecem serviços de moedas digitais, é possível saber um pouco mais sobre elas a fim de realizar a implementação no e-commerce, garantindo um retorno positivo. Confira as vantagens de trabalhar com criptomoedas em uma loja online.
Custo mais baixo
Ter uma carteira com moedas digitais é gratuito e isso significa que uma empresa que adota esse tipo de pagamento se torna livre de impostos para o recebimento dos valores pelos clientes e também para fazer a sua manutenção. Com esse valor a mais que sobrará é possível implementar melhorias na empresa e pode refletir positivamente nos consumidores.
Outra vantagem é a opção do consumidor realizar a compra de qualquer lugar, pois ele não terá que pagar nenhuma taxa a mais pela transação. Com isso, os clientes se sentem mais impulsionados a comprar, em especial os que querem gastar o mínimo possível.
Segurança
As criptomoedas são criptografadas e isso traz uma maior segurança às transações que são realizadas, uma vez que por conta da tecnologia Blockchain, qualquer movimentação feita é registrada e é impossível burlar esse sistema.
Por conta dessa tecnologia, que proporciona uma maior segurança nas ações, tanto os consumidores como os fornecedores conseguem acompanhar e ter a certeza de que as transações com a moeda foram feitas integralmente.
Agilidade
As operações realizadas com as criptomoedas tendem a ser mais rápidas. Em instituições bancárias tradicionais, a depender da operação, todo o processo pode demorar dias, enquanto as realizadas com criptomoedas demoram alguns minutos apenas, o que otimiza a vida dos clientes.
Com toda essa agilidade, os efeitos positivos também se refletem nos fornecedores e gestores da empresa que além de contarem com toda a segurança das operações, ainda conseguem contar com a agilidade que otimiza o tempo no dia a dia.
Considerar esses pontos positivos para implementar as criptomoedas em uma empresa, pode facilitar o dia a dia dos consumidores, uma vez que terão mais uma opção de pagamento, facilitada para realizar suas compras com comodidade e rapidez.
Além disso, aceitar o pagamento com moedas digitais é uma alternativa inteligente para as empresas, inovando em seus meios de recebimento, o que possibilita a criação de uma vantagem competitiva perante as outras empresas.
Tipos de criptomoedas para e-commerce
Para que esse recebimento tenha êxito, mais do que conhecer as vantagens e o que são as criptomoedas, é necessário saber quais são as moedas que existem, para que elas sejam utilizadas como forma de pagamento em um site. Confira as principais.
Bitcoin
Criada em 2008, essa é sem dúvidas a mais popular entre as criptomoedas e com maior presença no meio financeiro, isso porque a moeda possui características muito bem aceitas no mercado, entre elas a segurança, descentralização, adoção, desenvolvimento e liquidez.
Por conta disso, grande parte das empresas que adotam as moedas digitais como forma de pagamento consideram a adoção do Bitcoin, que é considerada uma das mais tradicionais desse mercado.
Ethereum
É conhecida como a segunda maior criptomoeda disponível no mercado, servindo inclusive como uma opção para substituir o Bitcoin. Vale ressaltar que a moeda, na verdade, tem o nome de Ether e faz parte de um sistema maior que atende pelo nome de Ethereum.
O foco do Ether dentro do Ethereum não é apenas ser apenas uma moeda digital, mas sim potencializar o uso das DAPPs, jogos, aplicativos e serviços descentralizados que podem operar com o código aberto sem um dono com base no blockchain.
Binance
A criptomoeda foi criada em 2017 e seu uso é feito por uma corretora de moedas digitais e contratos futuros de criptomoedas Binance. Além disso, o sistema atua também como forma de pagamento de taxas da Binance.
Vale ressaltar que, o mesmo também é usado para realizar a negociação de outros 150 tipos de moedas digitais dentro do sistema através de contratos futuros, e a moeda Finance pode ser usada para diferentes fins, entre eles comprar presentes virtuais, conseguir cartões de crédito entre outros benefícios.
Polkadot (DOT)
A moeda foi criada em 2016, com uma tecnologia chamada parachains. Nesse formato, o objetivo é a interação de diversos sistemas blockchain ao mesmo tempo, o que faz com que outras moedas digitais consigam operar no mesmo sistema com funcionalidades diferentes.
Dessa forma, o sistema se alinha ao conceito conhecido como WEB 3.0, que é apontado como a próxima geração da internet, e é baseada em um sistema descentralizado, o que traz ao usuário maior privacidade e segurança.
Conhecer os diferentes tipos de moedas digitais que podem ser usadas nas lojas online, é de suma importância para quem deseja alavancar seus formatos de pagamento ao apostar nesse tipo de recebimento a fim de dar ao consumidor maiores opções.
Como configurar para receber em criptomoedas?
Com a tecnologia cada vez mais avançada, se faz necessário repensar os meios de recebimento e por isso apostar no pagamento por criptomoedas em um site pode ser uma opção interessante.
Confira o que fazer para que essa implementação seja feita.
Crie uma carteira virtual
Para quem deseja implementar esse novo meio de pagamento em uma loja virtual, é necessário criar uma carteira digital de criptomoedas. Vale ressaltar que são diversos modelos, então o ideal é pesquisar sobre cada uma para considerar qual será o modelo ideal para o e-commerce.
A criação da carteira virtual é um passo para que os recebimentos comecem a acontecer nesse formato, o que facilita a vida dos clientes e proporciona maior comodidade e vantagem competitiva a eles.
Faça a configuração
Ao escolher a carteira digital, é necessário escolher as moedas digitais que vai aceitar. O ideal é optar pelas mais comuns ou fazer um mapeamento para descobrir quais as moedas mais utilizadas pelo público do e-commerce.
Para que todos os recebimentos aconteçam da melhor maneira, é preciso realizar os procedimentos de segurança da carteira digital e manter todas as opções que deseja ativadas a fim de deixar esse formato de pagamento sempre disponível.
Coloque a opção no checkout
As carteiras possuem um API que pode ser integrado nos sites, inclusive nos aplicativos utilizados em dispositivos móveis, como os celulares. A instalação geralmente é fácil e sem burocracia justamente para facilitar o processo.
Dessa forma, basta seguir as instruções para que a instalação aconteça da melhor maneira, e no caso de dúvidas, a dica é entrar em contato com a equipe da carteira virtual ou com o time responsável pela construção do site a fim de conseguir finalizar a instalação.
Os pagamentos com criptomoedas são uma forma de colocar as empresas em destaque dentro do mercado e oferecem aos clientes opções inteligentes para realizar seus pagamentos com maior comodidade e segurança, o que aumenta a vantagem competitiva perante os concorrentes.