Quando você passa a otimizar tempo de carregamento do site da sua empresa há uma série benefícios, como aparecer para mais pessoas no Google, aumentar as chances de conversão de um lead, vender mais, além de trazer a melhor experiência do cliente ao navegar nele.
Mas um site de e-commerce com bom carregamento deve ser cuidado e atualizado com as melhores práticas de SEO, bem como outras estratégias. Nós entendemos essa preocupação, e por isso, preparamos as melhores dicas de como otimizar tempo de carregamento do site de e-commerce, blogs, loja virtual ou qualquer outro conteúdo da sua empresa para a web. Confira!
Qual o tempo ideal de carregamento de um site?
O tempo de carregamento de um site diz respeito à velocidade que uma página na internet leva para exibir todas as informações nela, seja em um computador, tablet ou smartphone. No Brasil, isso depende da velocidade da internet, que hoje está avançando para o 5G rapidamente. Mas para que seu site de e-commerce seja bem ranqueado pelo Google, o tempo de carregamento formidável para um site é de até 3 segundos.
Existe uma porcentagem média de 50% a 53% das pessoas que podem abandonar um site se a página não carregar até 3 segundos e, claro, isso pode variar de um site para outro, mas funciona para todos. Infelizmente, muitas páginas de sites brasileiros demoram até mesmo 15 segundos para abrir em um dispositivo móvel, segundo levantamento do Google. O fato é que o tempo ideal de carregamento de um site é benéfico para o negócio online receber mais acessos, ganhar popularidade e não sair no prejuízo.
Qual a importância de otimizar tempo de carregamento do site?
Um bom site que carrega rápido é importante para receber mais visitas e gerar mais conversões nele. É também ótimo para o SEO, pois está diretamente ligado aos mecanismos de busca que identificam o site rápido. E mesmo que você tenha conteúdos realmente bons, a lentidão para carregar uma informação impede o leitor e consumidor de achar o que precisa.
Na verdade, tudo o que está em um site pode contribuir para o peso dele, como as imagens de produtos, vídeos, tabelas e textos descritivos. Contudo, existem técnicas para mantê-lo atualizado e otimizado, investir numa plataforma de e-commerce segura e usar ferramentas de teste.
Todo empreendedor de um negócio online precisa acompanhar as tendências e tornar seu site adaptável, pois o consumidor precisará passar por ao menos 3 páginas, clicar em uma imagem, carregar um vídeo, abrir uma informação específica e outras ações que devem ser rapidamente atendidas.
Como o SEO ajuda na otimização do carregamento do site?
Tenha uma equipe ou responsável com os conhecimentos básicos em SEO para otimizar tempo de carregamento de site. Felizmente, para o empreendedor é possível fazer isso sem gastar muito, pois o Google usa métricas e algoritmos para entregar conteúdos. Uma das formas mais comuns é otimizar as imagens de um e-commerce, mas com menos peso para o site sem perder a sua qualidade e nitidez.
Portanto, o SEO não se trata apenas de palavras-chave, sendo que você pode levar o visitante para uma página específica, usar linguagem acessível, anúncios, links internos. O SEO ajuda a posicionar seu site nos resultados de busca, mas não somente isso, pois uma vez que o visitante entra, ele precisa de direcionamentos e achar o que procura.
Dicas para otimizar tempo de carregamento do site
Ao decidir por essa estratégia, você deve considerar que o consumidor precisa ter acesso ao seu site a partir de SEO e suas técnicas de busca. E, uma vez que ele entrar, vai olhar primeiramente a velocidade do site para ir de uma página a outra.
Vamos lhe mostrar como evitar dificuldades de acesso e abandono de uma compra por conta de site lento. Veja, a seguir, as 8 dicas para otimizar tempo de carregamento do site:
Faça um diagnóstico
O primeiro passo para otimizar o carregamento do site é conferir toda a sua performance. Fazer um diagnóstico assim irá te mostrar pontos objetivos, os problemas quanto ao acesso e a velocidade. Existem, para isso, ferramentas ótimas para testar o site antes e até compará-lo com o “depois”. Algumas delas até fornecem uma simulação de como seria navegar no seu site com uma internet variada, de dados móveis e Wi-Fi. Elas indicam quais tipos de imagens podem ser melhoradas também.
Otimizar as imagens
Certamente, um bom e-commerce precisa ter imagens de seus produtos, então, considere colocar quantas for necessário. Contudo, se atente no momento de carregá-las no site. Não opte por imagens com tamanho completo, pois elas podem pesar ainda mais e demorar para carregar.
Da mesma forma, para otimizar as imagens você pode usar ferramentas as comprimem automaticamente, sempre preservando a melhor qualidade. Elas fazem com que uma foto ganhe formato específico para web e sua página leve alguns segundos a menos para apresentá-la.
Destaque apenas o mais importante na página inicial
Otimizar tempo de carregamento do site com produtos a venda tem essa parte de distribuir as informações, especialmente as fotos e descrições dos itens. Mesmo que seja possível, para algumas plataformas carregar cerca de 40 produtos, é preferível que seja um pouco mais de 10 na página inicial.
A home precisa apresentar o que mais de especial tem no seu negócio, bem como as novidades. Nesse sentido, aproveite para colocar informações básicas que diferenciam um produto do outro, descrições curtas, se couber, e pequenas imagens otimizadas. Isso ajuda o visitante a navegar por onde ele deseja e ainda ser atraído por uma opção melhor ou acrescentar ao carrinho.
Limite o número de produto por página
Assim como a dica anterior, siga essa ideia de limitar uma quantidade de 12 produtos por página, sendo este um número interessante para não pesar no carregamento. Mas tenha em mente que o restante da página precisa estar em harmonia. Você pode fazer essa configuração a depender dos tipos de layout oferecidos pela plataforma de e-commerce.
Geralmente, há uma opção onde você personaliza o próprio layout e coloca menos produtos para aparecer numa tela de celular (cerca de 3 produtos por página já é o suficiente para o smartphone). Mas se sua preferência é configurar mais opções num layout simples, basta escolher a que achar melhor.
Escolher 2 fontes é suficiente
As fontes também são fatores para se atentar ao otimizar tempo de carregamento do site. A dica vale para o título e as demais informações escritas, então tente se limitar quanto as melhores fontes combináveis e legíveis. Mas você pode optar por apenas uma fonte para todo o site de e-commerce, sendo interessante variar os tamanhos e cores que chamem a atenção para a marca, pois quanto menos edições de fonte fizer, mais rápido será para carregar.
Use menos códigos externos
Se você usa códigos personalizados para deixar o site com elementos de outro site, talvez não seja boa ideia quando se deseja otimizar tempo de carregamento do site. Alguns códigos podem afetar o carregamento, mesmo que sejam de referência para sua empresa. Mas se isso for imprescindível, o melhor é utilizar os códigos de acompanhamento do Google Analytics.
Diminua os plugins
Os plugins são uma funcionalidade dentro das plataformas de e-commerce referente a informações e operações na hora de comprar um produto. Eles são bem comuns e ajudam na navegação também. Porém, indicamos escolher aqueles mais importantes para não pesar no carregamento do site.
Use ferramentas para analisar desempenho
Usar ferramentas específicas é uma forma direta de otimizar tempo de carregamento do site, pois elas analisam as métricas relacionadas a velocidade, ao tamanho de cada página e a quantidade de vezes que um visitante possa clicar para carregar. Com especificidades assim, você consegue acompanhar, fazer testes e ver resultados mais positivos.
Algumas dessas ferramentas fazem análises separadamente por página inicial, ou conforme o tanto de vezes que o consumidor visitou, ou seja, são capazes de analisar o comportamento sobre a navegação e do local em que a pessoa acessou.
Confira mais dicas para otimizar tempo de carregamento do site ao visitar nossas demais páginas do Jornal do Marketing. Aqui temos conteúdos diversos sobre tudo o que fazer para melhorar seu e-commerce e aumentar suas vendas num site otimizado.