O que é tangenciamento e como evitar?

Sumário

Posts relacionados

O que é tangenciamento e como evitar?

O que é tangenciamento e como evitar?

Se você escreve com frequência, já deve ter ouvido falar no termo tangenciamento. Geralmente, essa falha textual é confundida com a fuga do tema, que também atrapalha muito o desenvolvimento do conteúdo, empobrecendo a redação. 

Neste artigo, o Jornal do Marketing, que sempre traz as melhores soluções e dicas para os profissionais da área, vai explicar o que é o tangenciamento, como você pode evitá-lo, e como identificar esse erro na sua produção textual é importante, a fim de manter um texto de qualidade. 

O que é tangenciamento?

O tangenciamento, diferente da fuga do tema, é o ato de fazer uma abordagem mais ampla do tema que está sendo proposto, mas não realizar o recorte temático que está sendo abordado para desenvolvimento. 

Dessa forma, o redator amplia um pouco mais a respeito do tema que está escrevendo, mas a relação entre o que é solicitado e essa abrangência feita por ele não fica clara no texto, e é nesse momento que temos um tangenciamento. 

O que é tangenciamento?
Fonte/Reprodução: original.

Muitas vezes, isso pode acontecer quando se deseja trazer exemplificar ainda mais o tema proposto, mas a depender do assunto o redator pode se perder no meio de seu raciocínio, ocasionando a falta do recorte feito por ele devidamente relacionado ao objetivo do texto. Isso pode fazer com que o texto naquele trecho, fique sem sentido, ou até mesmo que aquele parágrafo fique solto, sem relação com o que foi escrito. 

Qual a diferença entre tangenciamento e fuga ao tema?

Os dois erros são graves e podem prejudicar bastante o desenvolvimento do texto. Em alguns casos como em vestibulares, tipo o Enem, o tangenciamento pode fazer com que se perca pontos precisos e a fuga do tema pode prejudicar muito a redação. 

Para que isso não ocorra, é essencial entender a diferença entre os dois termos, além de identificar e garantir durante a produção textual que esses erros não irão surgir. Veja como isso pode ser feito e aplicado em sua redação. 

Tangenciamento

Uma situação de tangenciamento acontece quando o autor do texto amplifica o tema proposto e não realiza de maneira adequada o recorte temático, isto é, o tema se torna mais amplo, porém não é feita uma relação entre esse ampliamento e o que é solicitado. 

O fator torna a produção mais pobre e muitas vezes sem sentido, especialmente se o redator não tiver um domínio do assunto, o que caracteriza a falta de pesquisa antes da produção textual ser realizada. 

Fuga ao tema

Neste cenário, o tema proposto não é abordado, isto é, o assunto que se deve discutir ao longo do texto não é apresentado devidamente. Uma fuga de tema também pode caracterizar a ausência de entendimento do que deveria ser abordado no texto. 

O texto aqui se torna completamente sem sentido, uma vez que não consegue atender ao que se pede com clareza e objetividade itens primordiais para um bom desenvolvimento textual. Para que isso não ocorra, é importante ler as instruções antes de iniciar a produção e realizar um estudo sobre o tema que precisa ser abordado, especialmente se tratasse de algo que não se tem tanta familiaridade de escrita. 

O entendimento sobre cada um desses erros praticados durante a produção de um texto podem potencializar a sua atenção para que eles não ocorram, evitando as informações inverídicas, a falta de sentido nas sentenças e a ausência de relação entre o tema solicitado e a ideia mal elaborada ao longo de uma redação.  

Qual a importância de evitar o tangenciamento na produção?

Evitar tangenciar durante a produção de um texto garante que o mesmo terá sentido do início até o fim. Isso não significa que você não pode expandir o tema solicitado, mas é de extrema importância que todos os exemplos e ideias tratados no texto, estejam bem amarrados e relacionados ao que se pede para ser produzido. 

Qual a importância de evitar o tangenciamento na produção?
Fonte/Reprodução: original.

Quando temos uma produção com amplitude de tema bem desenvolvido e relacionado ao que se pede, temos por consequência um artigo enriquecido, o que deixa a redação ainda mais completa e carregada de conhecimento, o que destaca que o assunto foi estudado, compreendido e desenvolvido com atenção, sem perdas de raciocínio e sentenças soltas. 

5 dicas de como evitar o tangenciamento

Evitar que erros como o tangenciamento ocorram durante a produção de seu texto são essenciais a fim de manter a qualidade do que se é escrito, garantindo que as informações abordadas ao longo da produção estão devidamente relacionadas ao que se pede no tema. 

Confira as dicas que o Jornal do Marketing selecionou para te ajudar a evitar esse erro, tornando seus textos mais atrativos, completos e com uma grande gama de informações bem desenvolvidas a partir de estudos e exemplos bem estruturados. Confira. 

Fique atento a palavra-chave

A palavra-chave pode ajudar a manter o foco no tema e a produzir o texto com máxima atenção a fim de abordar o que é solicitado, sem deixar pensamentos altos e sem sentido ao longo da produção textual. 

Sendo assim, mantenha a atenção na frase tema e dê a devida atenção à palavra-chave, a fim de não se perder durante a produção ocasionando o tangenciamento e empobrecimento do texto. 

Interpretação textual

Ler e interpretar o que foi escrito também é outra forma de se evitar o tangenciamento, isso porque é necessário durante a leitura identificar os problemas, destacar os pontos que são ressaltados e circular as palavras-chave para ter um melhor entendimento. 

Ao interpretar o texto corretamente, um melhor entendimento sobre o tema proposto é possível, fazendo com que se saiba o que deverá ser abordado na redação, além de estabelecer o que será acrescentado de forma mais ampla, se relacionando com o que é sugerido. 

Releia a frase temática

O fato de reler a frase temática assegura que um melhor entendimento do que é solicitado seja assimilado. Dessa forma, ainda que surjam novas ideias e uma abrangência maior do tema seja feita, ele tende a não se perder. 

Para isso, é necessário uma leitura com atenção e uma pesquisa de enriquecimento textual aprofundada a fim de deixar a produção completa, coerente e sem sentenças soltas, onde fica notória a perda da linha de raciocínio para relacionar o que foi escrito ao tema. 

Planejamento

Um texto bem produzido é bem planejado, por isso antes de iniciar a escrita é necessário que se tenha definido o que será escrito, a ordem em que as ideias serão apresentadas  com a finalidade de deixar a redação organizada e coerente. 

Além disso, é imprescindível respeitar as etapas de um texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) apresentando nas sentenças as ideias e todo o conhecimento sobre o tema de acordo com o que cada uma sugere ao longo do texto.  

Aborde todos os pontos principais

Ainda que se traga novas ideias para enriquecer o texto, é essencial que os pontos principais do tema proposto estejam elencados de maneira organizada e objetiva, fazendo com que o leitor tenha um claro entendimento do que é apresentado. 

Faça relações entre as novas ideias propostas com as principais e não deixe de amarrar todo o conteúdo ao que é solicitado, isso evita o tangenciamento textual e faz com que sua redação se torne mais interessante e completa. 

Evitar o tangenciamento em suas produções é possível e com algumas dicas isso se torna ainda mais fácil, especialmente quando se entende o que de fato é este erro e como ele pode impactar de maneira negativa a elaboração de um conteúdo. 

Quais as vantagens de evitar o tangenciamento no texto e como identificar a prática?

Os efeitos de um texto não tangenciado são os melhores para a produção, isso porque ele apresenta uma melhor qualidade, já que é bem estruturado e todas as ideias relacionadas estão apresentando coerência com o tema, uma vez que estão relacionados. 

Vale destacar que a ausência de tangenciamento em um texto faz com que ele seja amarrado, ou seja, nada de ideias soltas ou sem uma conclusão específica ao longo da produção. Os erros de escrita são comuns, mas é necessário entender sobre eles a fim de evitá-los em sua produção textual. 

O tangenciamento pode empobrecer e impactar a qualidade do que se é escrito e por isso fique atento a este erro e o mantenha longe de suas produções. Conte com o Jornal do Marketing para se manter informado sobre tudo do universo do Marketing com os melhores conteúdos para os profissionais da área.