Bounce rate é uma das métricas mais importantes para quem trabalha com conteúdo digital. Ela serve para identificar problemas graves em páginas, otimizar o seu resultado e identificar o que é ou não atrativo para o visitante. E o melhor de tudo é que essa métrica pode ser aplicada em qualquer site ou domínio.
Quando um visitante cai em uma página, seja por meio de um backlink ou resultado de um buscador, o que todo desenvolvedor web e dono de site quer é que o mesmo fique e tire suas dúvidas, sane seu problema e encontre aquilo que deseja.
Se sua ação ao entrar na página é sair imediatamente, há algo muito errado com a construção e desenvolvimento do site. Por isso, é tão essencial ficar de olho no bounce rate e o que a métrica revela.
O que é bounce rate?
Bounce rate, em tradução literal, é “taxa de rebote”. Por definição, esta é uma métrica utilizada para verificar quantos visitantes de determinado site acessam a página e não tomam qualquer ação antes de fechá-la em seguida. Isso significa que aquele visitante não se sentiu atraído, teve problemas ou não encontrou o que procurava.
Entender porquê um visitante entrou em determinada página e a abandonou logo em seguida é um processo difícil, mas é essencial saber se esta é uma tendência ou se trata de casos isolados, por isso o bounce rate é tão fundamental. Esta métrica que mostra qual a porcentagem de visitantes que não se interessaram pelo site.
Se for um número considerável, isso significa que sem dúvidas há um problema grave com sua página. Seja um problema de indexação, onde o Google associa resultados incorretos com o conteúdo do site, e neste caso é necessário um profundo tratamento de SEO para melhorar a forma como o domínio é recomendado, ou mesmo outros problemas graves, como:
- Lentidão;
- Falta de informação;
- Poluição visual;
- Bugs;
- Site pouco atrativo;
- Falta de conteúdo;
- Conteúdo incorreto;
- Má qualidade no que é oferecido.
Note que, independente do que seja, todos são aspectos graves e motivos preocupantes para qualquer dono de site. E sem o bounce rate é impossível descobrir qual é o problema real que interfere no aproveitamento do seu site, por isso essa métrica é tão necessária.
Qual é a importância de acompanhar a Bounce Rate?
Como vimos, há uma enorme necessidade em adaptar a métrica de bounce rate para seu site, seja ele qual for, se um blog de conteúdo, e-commerce, site de empresas, entre outros. Sem o bounce rate fica impossível entender qual o motivo por trás do baixo desempenho do seu site, da falta de retenção e, até mesmo, da falta de lucros.
Conhecer as deficiências e fraquezas é fundamental para aumentar o desempenho de uma página e sem o uso da métrica dificilmente fica claro o que há de errado com seu site. Por isso é fundamental não só implementar a métrica como olhá-la com frequência, já que, mesmo raro, pode acontecer de um site perder retenção com o tempo e necessitar de uma atualização em sua estrutura e conteúdo.
Quais as consequências do bounce rate?
Se o seu bounce rate está alto, a perda de visitantes a curto prazo é a menor de suas preocupações. Há uma série de consequências que seu site enfrenta conforme perde leitores rapidamente e, por isso, é muito urgente combater a falta de retenção e descobrir as causas da perda imediata desses visitantes.
Ao estudar as causas do bounce rate, você evita uma série de consequências desagradáveis para o seu site que podem prejudicar bastante o seu resultados nas pesquisas em buscadores, sua relação com outros sites no mercado e até mesmo futuras parcerias.
Falta de tráfego
A falta de tráfego é um problema que afeta todo site com um bounce rate ineficaz. O tráfego é a quantidade de visitantes que entram em seu site, navegam entre seu conteúdo e de algum modo se relacionam com a página. Com um bounce rate alto não há tráfego e, consequentemente, não há interações com o site.
Baixas conversões
Se sua página se trata de um e-commerce ou loja online, uma alta taxa de rebotes significa muito menos vendas. Caso o cliente não se sinta compelido a clicar em promoções, navegar entre os produtos, então não há como o mesmo comprar o que é oferecido em sua loja, ou seja, menos vendas, menos lucro e nenhum crescimento.
SEO ineficaz
E não é só dono do site que se interessa pelo bounce rate. Buscadores como o Google tem bots e algoritmos que estão de olho nessa métrica! Se o seu site não retém clientes, o buscador entende que há algo de errado com ele e assim passa a não ranquear sua página entre seus primeiros resultados, o que torna mais difícil o público te encontrar.
Falta de publicidade
Todo site pode tirar proveito dos anúncios e publicidade que circulam a todo momento em sua página. Porém, com a queda de pessoas em seu site há também uma queda em anúncios. Assim, se sua página conta com o valor gerado por essas propagandas vai acabar em maus lençóis com a alta do bounce rate.
Perda de autoridade
E por fim, existe mais um perigo para sua página com as altas taxas de rebote, que é a perda de autoridade no mercado. Outros sites, caso identifiquem que seu domínio não retém clientes, podem não se sentir interessados em criar collabs, projetos, realizar guest posts e demais parcerias.
Como reduzir o bounce rate?
Por sorte, não há apenas pontos negativos que podem ser ditos sobre o bounce rate. Também é possível diminuí-la com as estratégias corretas e assim evitar que a longo prazo se torne um problema para o seu site. Com inteligência, estratégia e trabalho duro, seu site pode começar a reter mais visitantes.
Anote cada uma das dicas abaixo e veja como seu domínio terá mais desempenho. Com práticas simples, porém bem feitas e constantes, seu endereço passará a reter mais público e será um sucesso diante de todo o mercado. Veja como funciona e qual a maneira correta de dar a volta por cima.
UX de qualidade
A UX, experiência do usuário, é um dos fatores que mais incidem no bounce rate. Se o design de sua página for ruim, então com certeza acabará perdendo visitantes de maneira rápida. Porém, se sua página contar com um design agradável, intuitivo e que faça sentido para seu conteúdo, então poderá ter mais e mais visitantes.
Elementos visuais interessantes
Com os elementos visuais certos, que sejam interessantes para o público, sua página tem mais chances de chamar a atenção e conseguir a identificação de novos visitantes e usuários. Tenha um site que invista em multimídia, imagens, gráficos, vídeos que sejam interessantes e mantenham a atenção dos visitantes.
Conteúdo de qualidade
Se o seu conteúdo for de qualidade, então dificilmente um novo usuário se sentirá impelido a sair da página rapidamente. Ter bons conteúdos está entre um dos melhores remédios para evitar taxas de rebote e ter um site de sucesso. Invista em marketing digital e tenha artigos, infoprodutos e recursos de qualidade.
Projetar a página para celulares
Muitas páginas podem perder visitantes, pois não estão projetadas e programadas para ter um bom desempenho em celulares. Com a popularização dos smartphones este é um erro grosseiro que deve ser evitado e resolvido com urgência por seu site. Veja se sua página abre adequadamente em smartphones e conexão 3G, 4G ou mesmo 5G.
Limpe a poluição visual
De maneira alguma mantenha a poluição visual em seu site. Anúncios e pop-ups que pareçam intrusivos, imagens fora de contexto, informação que não seja clara entre outros elementos que atrapalham a experiência do usuário. Mantenha a página o mais clean possível para evitar que usuários fiquem irritados e frustrados e deixem seu site.
Com essas práticas você com certeza terá um site de sucesso, que retém clientes, converte cliques em vendas e também é recomendado por buscadores importantes como o Google. Evitar o bounce rate é o que garante para seu domínio autoridade na internet e a abertura de portas para possíveis parcerias.
Não deixe que a taxa de rebote seja alta em sua página, invista em conteúdo de qualidade, em experiência de usuário e outras práticas para garantir que seus visitantes encontrem o que precisam. Solucione problemas e veja como seu site irá prosperar!