10 Passos para Iniciar seu Próprio Negócio de E-commerce

Sumário

Posts relacionados

10 Passos para Iniciar seu Próprio Negócio de E-commerce

10 Passos para Iniciar seu Próprio Negócio de E-commerce

Existem algumas etapas fundamentais para iniciar seu próprio negócio de e-commerce e neste artigo você vai conferir quais são elas, confira!

Iniciar um negócio de e-commerce envolve planejamento e ação com estratégias para o crescimento do empreendimento. O mercado virtual mudou o comportamento dos consumidores de diversas maneiras, principalmente no que se diz respeito à comodidade.

Neste conteúdo completo, o Jornal do Marketing reuniu algumas etapas fundamentais que precisam ser seguidas se você deseja abrir um negócio online de sucesso. Acompanhe e fique por dentro!

O que é e-commerce?

Também conhecido como comércio eletrônico, o e-commerce diz respeito a compra e vendas de produtos e serviços online. Esse é um modelo de negócios que tem crescido significativamente nos últimos anos e isso também se deve a pandemia.

O que é e-commerce
Fonte/Reprodução: original

No e-commerce todo o processo é realizado virtualmente por meio de plataformas virtuais. Os consumidores podem conferir produtos, adicioná-los ao carrinho, realizar a compra e recebê-los. Essa modalidade elimina qualquer necessidade de presença física de ambas as partes a depender do tipo de serviço.

Imagine que um consumidor busca por um determinado produto online e encontra após escolher uma entre várias lojas virtuais. Com isso, ele pode realizar todo o processo de compra em poucos minutos sem sair de casa.

Como surgiu o e-commerce?

O e-commerce surgiu quando companhias de internet e telefone passaram a utilizar o Eletronic Data Interchange. O propósito dela é compartilhar documentos e arquivos entre empresas.

A modalidade tem crescido bastante nos últimos anos e desde a pandemia, os consumidores estão optando por fazer compras online e muitas empresas de grande, médio e pequeno porte como a Magazine Luiza, tem investido no e-commerce antes e depois do modelo ter se popularizado.

Qual o atual cenário do e-commerce no Brasil?

Nos últimos 6 anos, o cenário do e-commerce tem se tornado cada vez mais relevante no Brasil. Muitos empreendedores têm aproveitado disso para alcançar seus objetivos com aumento de vendas e outros.

Além disso, abrir um negócio de e-commerce é bem mais acessível em questões financeiras que um negócio físico. Isso sem contar que o alcance é muito maior que as ferramentas que o comércio eletrônico disponibiliza.

Como iniciar seu próprio e-commerce

Iniciar seu próprio e-commerce é um processo que requer bastante planejamento. Para te ajudar nesse sentido, reunimos abaixo alguns passos principais para começar a oferecer seus produtos ou serviços online.

1- Escolha seu nicho

Um dos primeiros passos para abrir um negócio online é a escolha do nicho. Para isso, o ideal é escolher focar em produtos ou serviços que você tem experiência e conhecimento, pois isso facilitará a construção de um empreendimento de sucesso.

2- Faça uma pesquisa de mercado

Realize uma pesquisa de mercado para entender o comportamento dos consumidores de determinado nicho, bem como da concorrência e quais estratégias utilizam para alcançar o público desejado.

3- Faça um planejamento de negócio

O planejamento de negócio é uma das etapas mais importantes, pois envolve o planejamento do empreendimento como um todo no que se refere ao orçamento, produtos ou serviços escolhidos, plataformas e outros.

4- Escolha a plataforma de e-commerce

Existem diversas plataformas de e-commerce para criar sites e administrar um negócio no que se refere a venda, pagamentos, integração de produtos e muito mais. Escolher uma boa plataforma é ideal para o sucesso do negócio.

5- Invista em segurança para a loja online

A segurança de uma loja virtual é fundamental para que o consumidor se sinta seguro em realizar a compra e até mesmo para se tornar um cliente fiel. Essa é uma das etapas cruciais para a abertura de um empreendimento online.

6- Escolha o sistema de pagamento

Quais são as formas de pagamento que pretende escolher? Link de pagamento, cartão de crédito, débito, PicPay, PayPal e diversos outros. São tantos sistemas de pagamento disponíveis e quantos mais disponibilizar, mais vendas obterá.

7- Aplique estratégias de marketing

As estratégias de marketing existem para estabelecer o real crescimento de um negócio. Elas servem para alcançar o público-alvo utilizando técnicas em redes sociais, plataformas de anúncios e blogs.

8- Escolha o nome de registro

Escolher o nome de registro é muito importante. Optar por um nome fácil de lembrar é fundamental para que os consumidores encontrem o site de forma facilitada. No entanto, é importante escolher um nome que ainda não exista no mercado, pois quando um nome é patenteado, seu dono pode recorrer e terá que alterá-lo.

9- Desenvolva o site

O desenvolvimento do site pode ser feito através da plataforma de e-commerce. Algumas como a Shopify e Iluria disponibilizam uma diversidade de ferramentas para criar um site e integrar um domínio.

10- Escolha os fornecedores

A escolha dos fornecedores é essencial para iniciar um negócio. Alguns podem ser melhores que outros em diversos fatores, visto que é muito importante se atentar a fornecedores que entregam os produtos e cobram preços justos.

Dicas para garantir o sucesso do seu e-commerce

‌O primeiro passo para garantir o sucesso de uma empresa virtual é entender as pessoas estudando o comportamento delas. O autor Simon Sinek diz o seguinte: “Se você não entende as pessoas, você não entenderá os negócios.”

Dicas para garantir o sucesso do seu e-commerce
Fonte/Reprodução: original

Outra dica importante é estudar estratégias de marketing e como aplicá-las nas mídias sociais, sites e blogs. Algumas dessas estratégias incluem SEO, Inbound e Outbound Marketing e várias outras.

Você acabou de conferir os 10 passos fundamentais para iniciar seu próprio negócio de e-commerce. Não esqueça de utilizá-los ao seu favor para que sua empresa obtenha o sucesso esperado e continue acompanhando o Jornal do Marketing para entender mais estratégias para alavancar seu empreendimento.