O que é marketing de desempenho e como posso implementá-lo?

Sumário

Posts relacionados

O que é marketing de desempenho e como posso implementá-lo?

O que é marketing de desempenho e como posso implementá-lo?

O marketing de desempenho proporciona novos espaços no meio digital e é mais uma estratégia para você praticar sempre pensando na melhor jornada do usuário. É possível gerenciar e conferir os resultados a partir de dados, e algo que se deve entender é como fazer isso desde o momento em que o visitante entra no site até a conversão do cliente. 

Pagar somente pelo resultado obtido é uma das buscas das empresas, então, esse tipo de marketing serve como uma das poucas oportunidades que oferecem tal opção. Principalmente quando falamos de anunciar um produto ou serviço na internet, ou investir em publicidade usando marketing digital.

Se você é empreendedor precisa conhecer a forma de investir certo, com base em métricas e dados que mostram retornos, os quais são os resultados de cada campanha e anúncio que fizer na internet. Confira o que é o marketing de desempenho e como funciona para quem quer promover sua marca e aumentar seu negócio.

O que é o marketing de desempenho?

Marketing de desempenho digital, ou marketing de performance, é o conjunto de campanhas na internet que publica e mede seus resultados. É um tipo de marketing digital onde o anunciante decide por qual tipo de impressão irá pagar após acompanhar o desempenho de seus anúncios.

O que é o marketing de desempenho?
Fonte/Reprodução: original.

Para entender melhor, são feitas análises de dados que mostram se o investimento no tipo de anúncio em redes sociais, por exemplo, valeu e se está dando retornos de engajamento, um dos resultados e objetivos das empresas. Com isso, são feitas análises detalhadas por meio de métricas de CPC, CPL, CPM e outros termos que significam mensuração na web.

Qual o foco do marketing de desempenho?

As ações do marketing de desempenho tem o foco em resultados, obtidos através da análise de dados de cada um dos anúncios feitos pela empresa. Se trata de uma forma única de saber como melhorar certos resultados de desempenho insuficientes, e assim, você consegue identificar as falhas e corrigi-las rapidamente. Portanto, as métricas acompanham:

  • Impressões;
  • Taxas de cliques;
  • Engajamento nas redes sociais;
  • Geração de Leads;
  • Conversão de clientes.

Estes pontos formam o que chamamos de métricas, e é somente com suas revelações que podemos saber o peso e medida do tipo de anúncio. Saber se as postagens de publicidade estão atraindo Leads e os convertendo em clientes, bem como o andamento da campanha através do tráfego que o usuário percorreu para chegar ao site ou loja.

Qual o foco do marketing de desempenho?
Fonte/Reprodução: original.

Assim, dizemos que o objetivo de usar o marketing de desempenho para anunciar é trabalhar com a parte final da mera exibição de um anúncio e melhorar quando for preciso para convencer mais. Ao contrário do marketing tradicional que foca tão somente na marca e cobra acima disso, este marketing de que falamos no texto foca no desempenho e experiência dos consumidores que se interessam pelo produto à venda.

Como funciona o marketing de desempenho?

Esse tipo de marketing baseado no desempenho utiliza indicadores e métricas que permitem o anunciante acompanhar resultados mensuráveis e que podem ser resolvidos a tempo com seu público. As métricas são divididas conforme o tipo de anúncio pago, bem como suas precificações, como veremos a seguir, com o foco em ROI, o retorno sobre o investimento.

O que é ROI?

Assim como o nome sugere, no inglês “Return on Investment”, o ROI torna visível o seu investimento em cada canal de divulgação e prova se o que a empresa pagou trouxe resultados positivos ou negativos. Nesse sentido, o ROI também te dá a perspectiva do dinheiro que perdeu ou ganhou.

Basicamente, é um indicador que te apresenta o final da campanha online e as necessidades de melhoramento, quais ferramentas compensam ser utilizadas em troca de outras e quais pontos específicos do conteúdo devem ser mudados.

Impressões

Quando anunciamos, lidamos com mídias sociais na maior das vezes e são nesses locais que o marketing de desempenho atua com as impressões. As impressões são mensuradas para dizer quantas vezes o anúncio apareceu para o público-alvo, que pode estar presente nos diferentes canais como Facebook, Instagram, anúncios em sites de navegação pelo Google Ads e outros.

Mesmo que as impressões fazem esse levantamento, elas, contudo, não mostram a quantidade de pessoas que visualizaram a propaganda online, já que um anúncio pode chegar a um mesmo consumidor mais de uma vez. Sendo assim, o número de impressões refletem o número de exibições.

Cliques

Dentre as métricas, o que chamamos de cliques podem ser mais importantes do que as várias exibições do anúncio para o seu público, sendo melhor que você analise os dados das impressões juntamente com a taxa de cliques. A CPC, custo por clique, torna o anúncio efetivo a mostrar que as pessoas compradoras se sentiram tocadas e interessadas.

Esse é, portanto, o tipo de marketing de desempenho onde o anunciante paga por cada clique respondido. Então a vantagem é saber quando a taxa de cliques está boa e quando não está, até mesmo acompanhar o tráfego do site e para onde o usuário chegará e realizar a compra.

Engajamento

Uma das ações quase que obrigatórias para as empresas atualmente é estar presente nas redes sociais. Estes locais onde há engajamento após publicações variadas, desde uma promoção ou parceria, até um conteúdo relevante que mostre um produto como solução. Isso significa que a métrica oferece a visão de quantas interações o post recebeu, tais como os likes, compartilhamento e comentários.

Mas também é possível acompanhar o engajamento de posts específicos ao usar a plataforma do Google Ads e Google Analytics, os quais fornecem relatórios antecipados sobre o real custo por cada interação. O melhor dessa métrica é poder visualizar qual tipo de engajamento mais lhe ará retornos ao seu site.

Leads e conversões

Se você acompanha nosso portal já ouviu falarmos com frequência sobre leads e potenciais clientes, pois são considerados aqueles usuários na primeira fase do funil de vendas de uma empresa. Os leads também são analisados pelas métricas e indicadores pagos. Já os potenciais clientes aparecem nesses dados após fazerem um download de conteúdo digital gratuito ou preenche um formulário de inscrição do seu site, por exemplo.

Com o CPL, custo por lead, você investe em cada ação do consumidor interessado no que o site proporciona, mas ainda existe o CPA, onde o custo por ação se assemelha com o custo por clique. Uma vez que se captura qualquer interação dentro do site, significa que a geração de leads funciona, e, assim, futuros compradores.

Como implementar o marketing de desempenho?

Agora que já ficou claro o que é marketing de desempenho ou de performance, e suas principais bases de análise e métricas, podemos começar uma campanha de sucesso. Basicamente, para facilitar o processo, você pode juntar a criatividade de sua equipe em produzir conteúdos que convencem com a visão analítica antecipada. Separamos 4 passos de como implementar seu marketing:

  1. Objetivo e mensurações

O primeiro passo de toda campanha publicitária com marketing digital é estabelecer o objetivo que se deseja alcançar em conjunto com a empresa (a missão da marca) e a equipe. Com isso definido, fica mais fácil escolher qual ferramenta ou tipo de mensuração. Pode ser uma variedade de metas, como: geração de leads, tráfego, aumentar os seguidores, mais taxas de cliques e outros.

Qual é o alcance que você deseja? O público-alvo está realmente incluído e vai se interessar com essa campanha? Um dos objetivos mais comuns em usar o marketing de desempenho é aumentar as vendas, bem como fazer com que os visitantes permaneçam no site ou retornem para uma compra. Uma dica é determinar números ou uma porcentagem para o que deseja alcançar.

  1. Escolher os canais de divulgação

Analise em quais canais a sua marca já está presente e reveja possibilidades de ingressar em outras. O ideal é escolher conforme o comportamento do seu público e conforme o melhor caminho para o seu e-commerce. Além disso, é importante lembrar que a divulgação se dá em espaços que são também canais de comunicação, a servirem de espaço para conhecer e dialogar com o perfil e persona mais propícios a comprar seus produtos.

  1. Determine o orçamento

Com os canais escolhidos e as métricas, este é o momento de determinar os valores que você ira investir em cada um deles, e assim, acompanhar os resultados dos anúncios. Nesse sentido, é importante estipular qual será o máximo no orçamento disponível. Esse passo ajuda a não gastar acima do que foi desejado.

Faça um bom plano de mídia para investir em anúncios que geram interações para o seu site ou página. É fundamental traçar um mapa que auxilie o pessoal de criação e marketing de performance a distribuir os conteúdos certos e na medida certa para os usuários certos.

  1. Fazer análises periódicas

Como último passo da sua estratégia de marketing de desempenho, é preciso analisar os resultados de campanha diariamente, ou então, mensalmente. Acompanhe todas as postagens e anúncios liberados e suas impressões, interações do público e engajamento. Uma forma de interpretar e depois melhorar os resultados é fazer relatórios mensais, trimestrais ou anuais, pois ajudam a ter uma visão geral do orçamento e o que foi investido.

Lembre-se que é possível fazer alterações na campanha e anúncios mais rapidamente, então sua equipe deverá estar sempre ativa e preparada. As mudanças são necessárias em alguns casos em que o anúncio não obteve números tão bons, e comparação com outro o qual obteve.

Por que é importante o uso do marketing de desempenho?

Falar dos termos de mensuração até aqui pode ter deixado dúvidas de qual a real razão ou, qual o diferencial de praticar o marketing de desempenho. Um dos motivos para isso pode ser o gasto previsto em mídias digitais. Investir em ações de marketing como essa compensa, pois as pessoas consomem mais através das redes sociais e todo tipo de publicidade online que veem. Esse e outros, torna importante usar essa técnica no lugar do marketing tradicional.

Em questão de vantagens, você tem acesso a meios de mensurar todo conteúdo e anúncio postado na internet, e de forma rápida, com maior participação na jornada de compra das pessoas. As métricas e indicadores são verdadeiros demonstrativos de desempenho, e isso permite que alterações sejam feitas quando for preciso sem importar o valor que você investiu. Afinal, usar marketing de desempenho custa apenas o que chegou para você de retorno, quando alguém cumpriu uma ação que o levou decidir pela compra.

Os gastos com publicidade mudaram, e nesse texto você aprendeu uma nova opção de continuar anunciando seus produtos e serviços com marketing de desempenho. Sendo esta a de visualizar dados e informações sobre o público de uma empresa e usar eles para influenciar na tomada de decisão. Você pode entender mais sobre estratégias assim e aumentar seu negócio ao conferir o conteúdo da Jornal do Marketing!