Como posso usar o marketing digital para melhorar a visibilidade da minha marca?

Sumário

Posts relacionados

Como posso usar o marketing digital para melhorar a visibilidade da minha marca

Como posso usar o marketing digital para melhorar a visibilidade da minha marca?

A área do marketing está em constante evolução, e nos últimos anos partiu do tradicional para o marketing digital. Veja como usá-lo para crescer na internet!

‌Com a popularização da internet e mudança no comportamento dos consumidores, empresas de diversos tamanhos e segmentos precisaram se atualizar, e o marketing digital integra uma forma de se adaptar às novas tendências.

Com ele, tanto é possível conseguir mais visibilidade para a marca, quanto rastrear e analisar dados sobre as interações realizadas entre empresa e seu público. A seguir, veja como usar isso ao seu favor, com dicas práticas para ampliar a divulgação de sua marca nas redes.

O que é o marketing digital?

Podemos definir o marketing digital como uma evolução da mercadologia para adequá-la as dinâmicas atuais de relacionamento entre cliente e empresa. Ou seja, é o conjunto de ações voltadas a tornar determinado produto ou serviço, ou a marca, mais atrativo para o público — como o marketing em geral —, através de dinâmicas realizadas na internet (incluindo campanhas, pesquisas de mercado, interação com o público, etc.).

O que é o marketing digital
Fonte/Reprodução: original

No livro lançado em 2017, Marketing 4.0: do tradicional ao digital, Philip Kotler em parceria com outros autores aborda a evolução do marketing para a era digital. Onde, aponta que como toda a sociedade mudou, as estratégias mercadológicas agora precisam guiar os clientes na totalidade da jornada de compra, a fim de obter sucesso em um cenário complexo, mutável e competitivo como o digital.

Quais os benefícios do marketing digital?

Devido às vivências que se desdobram cada vez mais no mundo tecnológico, o anseio das pessoas por envolvimentos mais profundos cresce. Justamente ao criar essas relações o marketing digital oferece diversos benefícios, como:

  • Estabelecer uma presença forte online;
  • Melhorar a visibilidade de um negócio;
  • Otimizar o posicionamento do negócio online nas buscas;
  • Fortalecer o tráfego orgânico;
  • Reduzir custos de investimento em tráfego pago;
  • Gerar mais leads;
  • Converter mais vendas;
  • Fidelizar o público.

Esses e outros benefícios que podem ser associados ao marketing digital e atuam para tornar a marca mais forte no mercado virtual e fora dele. No entanto, para funcionar como desejado, suas estratégias devem ser bem planejadas.

5 dicas para melhorar a visibilidade da sua marca

Com base em estratégias amplamente utilizadas por empresas de distintos segmentos e tamanhos, o Jornal do Marketing separou dicas relevantes para que você otimize a visibilidade de sua marca através do marketing digital. Veja a seguir:

Esteja atento ao JMN: Jovens, mulheres e netizens

Philip Kotler aponta no livro citado anteriormente que, para conquistar um público que irá advogar por sua marca. Ou seja, defendê-la e divulgá-la naturalmente, aposte nos jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet), com abordagens desenvolvidas para atendê-los.

Esse grupo é muito influente no mundo digital, porque os jovens ditam novas tendências, enquanto as mulheres atualmente, em diversos países, atuam como a diretora do lar, sendo as principais tomadoras de decisões, inclusive comerciais.

Esteja atento ao JMN Jovens, mulheres e netizens
Fonte/Reprodução: original

Já os netizens, como nativos digitais, são especialistas em se conectar com os outros no ambiente virtual, compartilhando informações que podem ser valiosas ou não, mas são bem recebidas.

Eles também são considerados os mais influentes sobre o mercado principal, mas não são fáceis de conquistar, então devem ter estratégias direcionadas especificamente as suas necessidades.

Determine seu público alvo

Entender para qual desses públicos (ou mesmo para outros) seu produto ou serviço está voltado é o passo inicial para desenhar estratégias funcionais de marketing digital. Ao definir quem compra de você, será mais fácil delinear o tipo de estratégia que atende a esse público.

Aposte em conteúdos relevantes

Uma vez que tenha definido a quem o seu trabalho de marketing será destinado, é importante criar conteúdos para nutrir esse público. Afinal, como mencionado anteriormente, o marketing digital precisa guiar o cliente pelo processo de compra, e isso inclui informá-lo bem sobre o segmento em que você trabalha, para manter uma relação mais profunda com ele.

A Red Bull, empresa do ramo de bebidas energéticas, por exemplo, é destaque no marketing de conteúdos, pois sempre oferece materiais condizentes com o que seu público procura. Além disso, prezam a qualidade, de forma que saem na frente da concorrência em seu nicho.

Otimize o SEO

Não dá para pensar em marketing digital sem considerar a importância das práticas de Search Engine Optimization. Essa otimização dos conteúdos, para que os mecanismos de busca o encontrem e considerem relevantes, é essencial para o site adquirir tráfego orgânico — que tem mais possibilidade de transformar o lead em cliente, além de fortalecer a imagem da marca como autoridade no mercado.

Invista nas redes sociais

Aqui dois caminhos distintos podem ser tomados, além da divulgação de conteúdo relevante: uso de anúncios pagos e parcerias com influenciadores digitais. Cada uma dessas abordagens pode ser mais útil para se comunicar com determinado público, então é importante saber com quem você está falando para escolher a ideal para sua empresa.

Empresas grandes como a Coca-Cola priorizam anúncios pagos, geralmente veiculados por Instagram e Facebook e têm bom retorno com isso. Então, experimente as diferentes opções e faça a análise de quais resultados são mais interessantes para sua marca.

Além dessas, diversas outras estratégias podem otimizar a visibilidade de sua marca, uma vez que o marketing digital é vasto e cheio de possibilidades. A criatividade é um fator que pode trazer ideias disruptivas que serão diferenciais para sua popularização no universo digital, então aproveite para testar e aprender com as práticas adotadas. E para estar por dentro das novidades, acompanhe os conteúdos do Jornal do Marketing!