Gestão de Envios e Logística em E-commerce

Sumário

Posts relacionados

Gestão de Envios e Logística em E-commerce

Gestão de Envios e Logística em E-commerce

A logística em E-commerce é fundamental para o negócio que não possui uma loja física, mas precisa armazenar e enviar mercadorias. E, assim como no marketing digital, temos estratégias e técnicas sobre a gestão de envios. Mas você sabe qual é a melhor alternativa para sua empresa?

Enquanto grande parte da logística em e-commerces no Brasil opera com a entrega de mercadorias feita pelos Correios, outras fazem parcerias com transportadoras privadas. E ainda há a opção de envio por frota própria. De todo modo, é importante que você tenha mais de uma opção na gestão de envios e logística em e-commerce!

Importância de uma boa gestão logística para a loja online

Ter uma boa gestão logística para loja online, e-commerce ou marketplace é importante para fazer o negócio crescer, poder conquistar mais usuários e fidelizar os clientes da casa. Por outro lado, há a perspectiva do consumidor, que hoje procura comprar online de empresas que garantem ótimo prazo de entrega e preço do frete.

Importância de uma boa gestão logística para a loja online
Fonte/Reprodução: original.

E quando a logística é bem estruturada para atender isso, ela tem mais valor de mercado e mais destaque da concorrência. Mas o estoque precisa estar sempre suficiente para atender as demandas. Tanto o estoque quanto o envio das mercadorias precisam passar por uma boa gestão e você deve garantir que o valor desse serviço seja o mais atrativo para o cliente.

Como aplicar técnicas de logística no e-commerce

Apesar de uma transportadora ser uma opção válida, você pode gerenciar os próprios envios e logística em e-commerce com pouco tempo de mercado. Isso porque nesse início, a sua loja normalmente terá poucos pedidos, então, uma demanda relativamente baixa. Mas, ao passo que seu e-commerce crescer, veja como aplicar estas 3 técnicas de logística em e-commerce:

  1. Organize o estoque

Hoje, existem softwares de gestão de estoque fáceis de usar que garantem um bom acompanhamento da logística em e-commerce. Na prática, eles controlam a entrada e a saída de pedidos no seu site. Você pode incluir uma metodologia de identificação dos seus produtos, como o tradicional uso de código de barras.

  1. Estude opções de envio

Compare as opções de frete no mercado, tendo em vista que diversas startups fornecem serviço de envio e entrega de mercadorias. Confira se elas disponibilizam etiquetas e rastreamento de pedidos. Você pode enviar o rastreamento ao cliente como parte da logística em e-commerce e passa mais segurança de que o produto chegará em mãos.

Parte da escolha de um bom envio, está nos preços cobrados por peso das mercadorias, bem como o comprimento e largura. Algumas das transportadoras que operam com e-commerce, lojas virtuais e marketplaces famosos são Jadlog, Total Express, Loggi e muitas outras.

  1. Crie uma esteira logística

Um dos processos para boa gestão da logística em e-commerce é a automação, desde a confirmação de uma venda no site até a confirmação de entrega. Ter o próprio sistema de esteira logística contribui para que o e-commerce seja mais procurado pelos consumidores que desejam uma entrega rápida.

A esteira logística é uma tecnologia que funciona como sistema de classificação de pedidos, onde carrega os pacotes em diferentes rampas nas transportadoras. Essa técnica de logística em e-commerce reduz o tempo de espera entre uma compra online (pedido concluído) e o transporte.

Consequências positivas de uma boa gestão de envios e logística

Investir na logística em e-commerce trará bons resultados no futuro, pois mesmo que seja necessário ter custos com transportadora e gestão interna, você verá sua empresa crescer e clientes mais satisfeitos. Isso evita que ocorram prejuízos na entrega e todos os envolvidos poderão produzir mais.

Revise seus processos e formas de envio de mercadorias. Aprenda mais sobre como ter uma boa gestão de logística em e-commerce na sua empresa local lendo mais textos como este no nosso portal, o Jornal do Marketing. Descubra novas estratégias e dicas para crescer e se destacar da concorrência.