Aprimorando a Logística do seu E-commerce com a IA

Sumário

Posts relacionados

Aprimorando a Logística do seu E-commerce com a IA

Aprimorando a Logística do seu E-commerce com a IA

A logística do seu e-commerce pode ser um dos maiores desafios atualmente, visto que os consumidores preferem comprar de sites com entrega rápida. Num cenário onde o comércio eletrônico cresce a cada dia, o empreendedor se vê na necessidade de atender seu público com vendas automatizadas, ou seja, com o uso da inteligência artificial.

Nesse texto, veremos como os recursos de inteligência artificial podem melhorar a forma de se fazer negócios online. Especialmente, como a logística do seu e-commerce pode ganhar outro nível com a IA. Também vamos pontuar o que pode ser vantajoso e as dicas imperdíveis do Jornal do Marketing para você se atualizar. Confira!

Vantagens da IA na logística do seu e-commerce

O uso da inteligência artificial em alguns setores do e-commerce enriquece a empresa, especialmente o de logística, que é o que possui mais probabilidade de receber reclamações. Entre as vantagens da IA na logística do seu e-commerce está a organização e melhor distribuição das informações, o que agiliza o processo operacional de manuseio da mercadoria comprada online. Tenha como vantagens da IA na logística do seu e-commerce as seguintes:

  • Controle do estoque;
  • Programa automatizado;
  • Mais fluxo no trabalho;
  • Análises inteligentes de todos os dados;
  • Controle do valor do frete;
  • Prever o prazo de entrega;
  • Agiliza a comunicação interna dos colaboradores;
  • Preza por prioridades;
  • Garante bom atendimento ao cliente.

A IA te ajuda a gerenciar melhor a logística, deixando o trabalho automatizado, o que significa que você poderá tomar decisões mais rapidamente diante de um extenso banco de dados e informações. No setor de logística, ela controla toda a dinâmica por trás de uma alta demanda de pedidos no e-commerce.

Qual a importância de manter uma boa logística do seu e-commerce?

Se você parar para pensar, a logística está presente em diversas atividades. E para a logística de transporte, especificamente, ela faz toda a diferença num e-commerce bem preparado. Isso porque há demandas diárias conforme os pedidos são lançados, a espera por produtos novos, o prazo de entrega e o estoque. Com tantas operações, veja os motivos para manter uma boa logística do seu e-commerce:

Controlar o estoque

Diferente de um comércio tradicional, o ambiente virtual te disponibiliza gerir os processos de logística do seu e-commerce com ferramentas atualizadas e vantajosas. Não há tantos problemas quanto o controle do estoque, por exemplo. E a forma com que um comércio online lida com as mercadorias recebidas é menos trabalhosa.

O recebimento de mercadorias é fracionado, embora seja contínuo, enquanto na loja física elas chegam em grande volumes. Mas a diferença maior está na boa gestão para que os níveis do estoque estejam alinhados para toda reposição necessária.

Lidar com altas demandas

Uma questão importante da logística do seu e-commerce é lidar com os muitos pedidos do site, principalmente advindos de vendas sazonais (períodos comemorativos, fim de ano, voltas escolares, Dia dos Namorados, etc.). Nesses períodos, os acessos são mais frequentes e as vendas aumentam. Mas e a entrega? E o estoque?

É preciso ter as mercadorias disponíveis no prazo esperado. Para melhor atender essa dinâmica, é que se tem a boa logística, com uso de ferramentas automatizadas. Com uma IA, você controla os dados em tempo real, mas é importante estar preparado e saber agir com o que tem e o que precisa encomendar.

Automatiza processos repetitivos

Por meio de estratégias de Inteligência Artificial na logística do seu e-commerce, aqueles processos repetitivos se tornam automatizados em poucos comandos. Tais como a conferência de estoque, escolha de melhores rotas e outros. Os dados e informações sobre pedidos e a entrega deles ficam mais claros, simplificados, e você toma decisões mais rápidas.

Os mesmos dados podem ser usados para futuras estratégias de marketing e, assim, ter menos gastos. Mas uma das maiores vantagens é poder contar com mais tecnologia, precisamente a união da Inteligência Artificial a outras duas tecnologias em tendência que tratam do armazenamento e manuseio de dados de uma empresa e outra que conecta os vários equipamentos internos. 

Como a IA pode ajudar na logística do seu e-commerce?

A IA ajuda na logística do seu e-commerce em vários sentidos. Ajuda a reduzir os gastos, melhora a experiência do usuário do site na jornada de compra, melhora a comunicação interna e automatiza os processos.

Como a IA pode ajudar na logística do seu e-commerce?
Fonte/Reprodução: original.

Basicamente, tudo isso e mais é possível por meio das três tecnologias citadas anteriormente. Quando falamos de tecnologias usadas na logística, as que melhor atendem a dinâmica de um e-commerce são:

  • Inteligência Artificial (IA);
  • Big Data;
  • IoT, a Internet das Coisas.

Juntas, essas 3 tecnologias automatizam a logística do seu e-commerce, o que significa maior ganho de tempo em processos que costumam ser longos se feitos manualmente. Enquanto a internet das coisas reduz erros cotidianos, a Big Data e a IA operam com a grande quantidade de dados e informações de pedidos, entrega e estoque.

5 dicas para aplicar IA na logística do seu e-commerce

Hoje, para se destacar da concorrência é importante criar meios de padronizar os processos internos. Todo serviço padrão tem menos chances de erros e garante atendimento ao público online, que acessa o site e sai satisfeito. Confira 5 dicas para aprimorar a logística do seu e-commerce:

  1. Ofereça experiência Omnichannel

A experiência Omnichannel proporciona redução de custos e melhora a experiência do cliente. Esta é uma estratégia rica em resultados, pois ela fornece acesso ao seu e-commerce via variados canais de venda. Mais de 80% dos consumidores compram online de ao menos 3 canais diferentes!

O omnichannel (ou a omnicanalidade), interliga os canais que uma empresa tem para as pessoas fazerem suas compras com melhor escolha de frete, por exemplo. Elas também podem preferir ir até uma loja física para pegar seu produto. Fazer um pedido pelo site, mas concluir a compra presencialmente.

  1. Automatize sua logística com robótica

A robótica é uma tecnologia com uso de equipamentos de eletrônica para realizar tarefas de logística no seu e-commerce que só se faziam manualmente. Operam-se mais máquinas com menos intervenção humana, o que oferece mais tempo e segurança aos colaboradores. 

Se você possui uma empresa de e-commerce com estoque físico, uma das utilidades dos robôs é nas sessões de armazenagem e separação de pedidos. Eles funcionam como transelevadores que localizam e retiram as caixas de prateleiras. Robôs também são usados em cargas e descargas de caminhões, e, por fim, no transporte de pedidos, os drones entregadores.

  1. Práticas eco-friendly

Atualmente, consumidores escolhem comprar de empresas com e-commerce sustentável, ou seja, com responsabilidade ambiental. São focados em atividades de logística que reduzem os gastos com energia, descarte de lixo correto, menos emissões de carbono pelos veículos.

Algumas práticas eco-friendly pra você adotar, além das economias internas, são relacionadas com o transporte e entrega. A escolha de rotas menores e melhores para a entrega dos pedidos, o uso de veículos híbridos ou elétricos, e embalagens sustentáveis, sejam de materiais recicláveis ou que possem ser reutilizadas pelo cliente.

  1. Atendimento de logística com IA

Um dos mais conhecidos usos da Inteligência Artificial na logística do seu e-commerce pode ser no atendimento referente a atrasos, detalhes da entrega, quando o cliente recebe produtos com defeitos e outros problemas. Para isso existe um canal exclusivo, uma plataforma de atendimento.

Você pode enviar alertas aos clientes sobre o status da entrega, desde o “em separação” até o “saiu para entrega”. Essas mensagens automatizadas mantém os usuários atualizados e confiantes no pós-venda. Mas ainda é possível integrar as comunicações entre fornecedores, entregadores e parceiros.

  1. Internet das Coisas no seu e-commerce

A IoT é uma aplicação tecnológica essencial para a logística do seu e-commerce atuar na frente da concorrência. Ela lida com a integração de vários dispositivos que os funcionários utilizam e isso facilita a rotina de controle de estoque, por exemplo.

Por tornar a dinâmica da logística mais ágil e simples, um empreendedor de negócio online não tem a necessidade de contratar pessoal para este setor. Por meio da IoT a equipe já formada pode visualizar em tempo real as etapas de logística e o atendimento, conhecem o cliente e conseguem fazer entregas personalizadas.

Vimos como algumas dicas valorosas podem aprimorar a logística do seu e-commerce se colocadas em prática, embora lhe custe algum investimento. Volte a este texto sempre que precisar consultar nossas dicas. Você também tem livre acesso a outros conteúdos assim, focados nas melhores estratégias de vendas e de crescimento. Continue se informando com o Jornal do Marketing!