O Caminho Empreendedor: Descubra o que é Ser Empreendedor e Como Desenvolver o Espírito Empresarial

Sumário

Posts relacionados

O Caminho Empreendedor: Descubra o que é Ser Empreendedor e Como Desenvolver o Espírito Empresarial

O Caminho Empreendedor: Descubra o que é Ser Empreendedor e Como Desenvolver o Espírito Empresarial

O caminho empreendedor está entre uma das profissões mais desafiadoras que existem. No Brasil em especial, há quase tantos obstáculos quanto oportunidades para crescer e prosperar em um negócio. Mas o destino de um empreendedor é sempre maior que todos os percalços e a vocação sempre fala mais alto que qualquer dificuldade. 

A importância do empreendedorismo na sociedade atual

O empreendedorismo é essencial para a sociedade hoje. É graças a ele que os serviços e itens mais básicos chegam até nós como: água, luz, comida e até nossos próprios lares. Mesmo quando esses benefícios vêm de programas sociais ou de empresas estatais, em algum momento houve uma empresa privada envolvida. 

A fabricação de um prego em sua casa, a criação dos fios dos postes de luz, o encanamento de seu apartamento ou a produção alimentícia são apenas alguns dos exemplos de como o empreendedorismo está ligado à nossa vida mais básica. 

A importância do empreendedorismo na sociedade atual
Fonte/Reprodução: original.

No Brasil, cerca de 72% dos empregos por carteira assinada são gerados por pequenas empresas. Desse dado não só reforçamos o fato de que o empreendedorismo é essencial para a sociedade, como também vemos a importância de apresentar o caminho empreendedor a outras pessoas. 

Pequenos negócios movimentam a economia, geram empregos e frequentemente estão por trás dos produtos e serviços mais úteis, interessantes e necessários à população. 

O Conceito de Empreendedorismo

Falamos sobre o caminho empreendedor, mas afinal, o que seria empreendedorismo? Embora esteja sempre presente em nossas vidas, muito poucos têm o seu conceito bem definido. 

Empreendedorismo se trata da ação de identificar uma necessidade ou oportunidade do mercado e então criar uma empresa ou uma inovação dentro de um negócio já formado para suprir essa demanda seja na forma de produto, infoproduto ou serviço e com isso lucrar e receber financeiramente por seu trabalho ao mesmo tempo que o responsável se compromete pessoalmente com o sucesso do negócio. 

Todo caminho empreendedor de alguma forma está ligado e condicionado a esse conceito, e essa é a definição mais abrangente e precisa do empreendedorismo.

A evolução histórica do empreendedorismo

O ato de empreender é uma das atividades humanas mais antigas. Um artesão, cerâmico, marceneiro ou arquiteto da antiguidade poderia ser chamado de empreendedor, uma vez que identificou uma necessidade e oportunidade e trabalhou para supri-la e ganhar com isso. 

Mas o empreendedorismo só se tornou muito mais ativo no século 18. Nesta época as oportunidades comerciais se tornaram ainda mais sólidas. E o fator decisivo foi a revolução industrial que rapidamente se espalhou pela Europa permitindo uma série de inovações tecnológicas que ampliou a oportunidade de empreender. 

A evolução histórica do empreendedorismo
Fonte/Reprodução: original.

Antes da revolução nunca foi tão fácil empreender e criar bens de consumo e o impacto da revolução industrial vai além disso. Houve demanda pela manutenção e operação de maquinários, para os postos de trabalhos administrativos e demanda por gerência, e outros serviços essenciais que antes das grandes indústrias nem sequer existiam. 

Foi a revolução industrial que nos trouxe a oportunidade de prosperidade e grande parte da abundância de bens de produtos, comida e entretenimento que temos devemos a esse evento na história do empreendedorismo. 

Hoje a história mudou mais uma vez os comércios estão se destinando ao mundo virtual, as empresas assumem cada vez mais as plataformas digitais e o funcionamento online. 

A forma de vender, de se comunicar, os serviços e até mesmo os bens de consumo são diferentes, atuando mais próximos do ambiente virtual e online. 

Características dos empreendedores de sucesso

Os empreendedores de sucesso costumam compartilhar certas características que são comuns aos grandes homens de negócio. As principais são: 

  • Visão: Todo empreendedor de sucesso deve ter visão. Em primeiro lugar ela se manifesta na percepção de um problema no mercado, a carência por um produto ou serviço. Depois, ela visualiza o que é preciso entregar para o público e por fim os caminhos que devem ser seguidos para que este produto ou serviço seja o mais excelente possível e como comunicá-lo aos consumidores; 
  • Persistência: A visão sem persistência não costuma gerar bons resultados. Entre observar a necessidade e oportunidade do mercado e criar um ótimo produto, há muitos obstáculos e falhar é uma opção, mas desistir nunca. Empreendedores de sucesso caíram, quebraram e até mesmo já foram à falência, mas o segredo é que nunca deixaram de continuar tentando;
  • Inovação: Mesmo um empreendedor que abra uma confeitaria, um estabelecimento tão tradicional, precisa oferecer um produto inovador em algum grau, diferenciado, original e que atenda uma carência do mercado. O seu diferencial pode ser algo simples como a localização do negócio, o preço ou a reimaginação de um serviço tradicional; 
  • Liderança: Uma característica que acompanha bons empreendedores é a liderança e o carisma necessário ao líder. Como diz a máxima “o homem não é uma ilha”, e um empreendedor não pode fazer muita coisa sozinho. É preciso parceiros comerciais, colaboradores e investidores para que sua empresa cresça e todos eles são atraídos pela personalidade de um bom líder que inspira confiança; 
  • Coragem: Por fim temos a coragem, um atributo essencial para que você possa seguir em seu caminho empreendedor sem medo. Empreender é assumir um risco, e sem coragem é impossível se lançar em uma nova oportunidade que não se sabe se dará certo. É preciso muito estudo, planejamento e estratégia, mas, no fundo, tudo o que se precisa mesmo é de coragem. 

Essas são as 5 maiores características dos empreendedores de sucesso! Cultive-as em seu interior para conseguir se destacar no mercado. 

Desenvolvendo o Espírito Empreendedor

‌O espírito empreendedor deve ser uma chama acesa no peito do empresário. E como toda virtude, ele deve ser cultivado, exercitado e treinado constantemente. 

Abaixo veja dramas, situações e necessidades básicas que requerem um espírito de negócios maduro e desenvolvido. 

Qual é a mentalidade empreendedora?

A mentalidade empreendedora é o estado de espírito permanente voltado ao atendimento dos principais papéis que o líder deve ter. Os principais traços dessa mentalidade são: 

  • Servir o público e o mercado; 
  • Assumir riscos; 
  • Criar suas próprias condições;
  • Planejar com inteligência seus próximos passos; 
  • Criatividade; 
  • Espírito de liderança. 

Essa mentalidade que deve guiar não só o indivíduo no caminho empreendedor, mas toda a classe de empresários. 

Oportunidades e solução de problemas na área empresarial

O trabalho de campo do empreendedor nunca termina. É necessário estar atento ao mercado e observar de perto todos seus consumidores, concorrentes e as mais diversas movimentações econômicas, políticas e até de outras empresas que podem alterar e se manifestar no mercado de alguma forma. 

O empreendedor precisa aproveitar as oportunidades para emplacar seu negócio, oferecer um serviço melhor e conseguir uma solução para um problema que incomoda sua empresa. Essas oportunidades devem ser aproveitadas ao máximo e não há como aproveitá-las sem o estudo constante do mercado. 

Outro ponto essencial que oferece tanto oportunidades para os empreendedores quanto soluções para seus problemas é a tecnologia. Já citamos como o mercado está sendo dominado sobretudo pelo mundo online e digital e as ferramentas virtuais são os principais solucionadores de problemas na gestão e criação de oportunidades. 

Superando desafios e aprendendo com o fracasso

Um espírito empreendedor deve suportar e aprender com suas falhas. Fuja de conselhos que te cobram perfeição, embora seja essencial fornecer um produto e serviço de qualidade, não desanime de errar inúmeras vezes, apenas tenha como regra sempre aprender com seus erros. Se a perfeição não é obrigatória, aprender com seus erros é. 

Passos para se Tornar um Empreendedor

Quer se tornar um empreendedor de sucesso? Então confira um passo a passo ideal para seguir em seu caminho empreendedor além das principais atribuições desse perfil e as etapas fundamentais para cumprir seus objetivos.  

Autoavaliação e definição de metas

O primeiro passo do empreendedor é se autoavaliar, entender suas qualidades e defeitos, e estudar até onde vai seu poder de ação. É necessário ter os pés no chão e definir suas metas e objetivos baseando-se em fatos reais e em sua situação concreta. 

Planejamento e estratégia de negócios

Após identificar e estudar sua situação é possível começar a planejar o que você irá realizar na posição de empreendedor. Veja de quanto precisa financeiramente para conseguir chegar até suas metas. 

Caso não tenha os recursos financeiros, planeje como irá obtê-los, se por meio de outras atividades ou investidores, e onde poderá encontrá-los. Por fim, verifique como todos esses recursos serão aplicados para que a atividade fim de sua empresa seja realizada. 

Implementação, crescimento e adaptação

Terminado todo o planejamento, chegou o momento de colocar a empresa para funcionar! Este é o ponto decisivo do caminho empreendedor. Implemente todos os recursos financeiros angariados e inicie seu negócio. 

Entenda que o objetivo de um empreendedor não é criar uma empresa e deixar tudo como está. Ele precisa crescer, e para o crescimento é necessária uma adaptação. Grandes negócios já deixaram de existir por falta disso, portanto esteja atento quanto às mudanças de mercado para acompanhá-las. 

Exemplos de sucesso e aprendizados no mundo do empreendedorismo

Para mostrar como o caminho empreendedor vale a pena, veja esses 3 exemplos de imenso sucesso de pessoas que começaram por baixo, mas persistiram e se tornaram grandes ídolos. 

Oprah Winfrey

A apresentadora mais famosa dos Estados Unidos teve uma vida sofrida na infância. Nascida de família pobre, Oprah mudava de lar em lar onde era abusada de diversas maneiras por seus parentes mais velhos e tutores. 

Mas ela deu a volta por cima. Além do sucesso estrondoso com seu programa de TV mundialmente famoso, The Oprah Winfrey Show, Oprah criou sua própria rede de televisão OWN e expandiu seus empreendimentos para o mercado literário. 

Geraldo Rufino

Quem vê o empreendedor Geraldo Rufino com um faturamento avaliado em R$ 50 milhões por ano nem imagina que cresceu na comunidade carente Sapé, na capital paulista, catando latinhas na infância. 

Geraldo cresceu na vida, de office boy a dono de dois caminhões. E quando já achava que este seria o auge de seu sucesso empreendedor, Geraldo sofreu um acidente na década de 80 que acabou com seus veículos. Desolado, a única saída foi vender as peças, mas foi daí que veio a ideia de criar a JR Diesel, uma gigante da reciclagem e desmonte de veículos.

Coronel Sanders

A simpática carinha por trás da gigantesca franquia de frango frito KFC teve um sucesso tardio e imprevisível. 

O primeiro restaurante do senhor Sanders só foi montado depois dos seus 40 anos e mesmo este acabou fechando. O que seria um golpe decisivo que mataria o espírito empreendedor de muitos, para Sanders não foi o fim que persistente conseguiu apenas depois dos 60 anos lançar a franquia KFC como conhecemos hoje.

Ferramentas e aplicativos úteis para empreendedores iniciantes

Para seguir em seu caminho empreendedor é preciso ter uma série de ferramentas que irão te auxiliar a alavancar seu negócio. As principais são: 

  • Ferramentas de Marketing: E essas devem abarcar em especial o marketing digital para atingir mais público; 
  • Ferramentas de prospecção: Não se acomode com seu público. Busque por mais consumidores do mercado com ferramentas de prospecção; 
  • Ferramentas de venda: Ter ótimas ferramentas de venda como o CRM é essencial para vendas mais fáceis e vantajosas para seu negócio; 
  • Ferramentas de gerenciamento: Invista em plataformas para se organizar e gerenciar seu negócio com maior controle; 
  • Ferramentas para vender online: Tenha uma equipe e uma página para conseguir atingir o público que compra pela internet. 

Com essas ferramentas seu sucesso como empreendedor será muito mais fácil, com oportunidades de estratégias mais inteligentes. 

Conheça comunidades e grupos para discussão e compartilhamento de conhecimentos

Ter uma network é essencial para seu negócio. Mantenha parceiros comerciais e frequente comunidades de outros empresários, gestores, startups onde é possível trocar conhecimento, experiência e conseguir contatos. Entre os principais grupos brasileiros podemos citar: 

Lembre-se que ter amigos é melhor que ter inimigos. Crie boas relações com outros empreendedores para ter aliados no futuro. 

Se seguir nossas dicas, com certeza seu caminho empreendedor será traçado com mais qualidade e de maneira mais clara. Seja inteligente e persistente e colha os resultados de seu esforço.