Link building: Saiba o que é e veja 8 estratégias para usar ao construir o seu

Sumário

Posts relacionados

Link building Saiba o que é e veja 8 estratégias para usar ao construir o seu

Link building: Saiba o que é e veja 8 estratégias para usar ao construir o seu

O link building está entre uma das estratégias mais eficazes para fazer o seu site crescer na internet. Este conceito faz parte do conjunto de práticas de SEO, cujo principal objetivo é evidenciar a sua página para os mecanismos de busca. Ao aplicar o link building e estratégias de SEO seu site se torna mais relevante na internet.

Para conquistar esse posto de relevância com link building, separamos 8 estratégias fundamentais para conseguir atingir um lugar de destaque nos resultados dos mecanismos de busca. Ao adotar essas estratégias, você poderá ver o seu site crescer e ganhar tráfego, visitantes e até mesmo fidelizar os leitores e clientes. São estratégias fáceis de adaptar, mas que geram um excelente resultado!

O que é link building?

O link building é, como comentamos, uma parte integrante do sistema SEO. A prática se caracteriza pela linkagem da sua página e de elementos de seu site em outros endereços. É como se fosse uma recomendação, uma citação ao seu conteúdo digital, seja uma oferta de um produto, serviço ou um artigo útil e relevante.

O que é link building
Fonte/Reprodução: original

Essa linkagem é vista com bons olhos pelo Google, que identifica o link externo e inicia um trabalho de recomendação desta página entre seus primeiros colocados. Claro, não é qualquer linkagem que interessa para o Google. Na verdade, cada um desses backlinks são analisados de maneira individual e para isso existem métricas úteis e ferramentas que podem medir a sua eficiência.

Outra vantagem e uso dos backlinks é afirmar a sua autoridade diante do próprio mercado. Afinal, se o seu site é citado em outras páginas – e bem citado, de preferência – significa que de algum modo seu conteúdo, serviços e produtos são interessantes. Assim, de maneira automática o público é revertido como tráfego orgânico para o seu site.

Para que serve o link building?

Essencialmente o link building serve para melhorar o seu SEO diante de buscadores. Mas não é somente nisso que se esgota a sua razão de ser e nem mesmo suas funções. Há diversas aplicações que tornam um link building eficaz e para isso vale a pena conhecer para que servem os tais backlinks de maneira séria:

  • Estimula o SEO do site;
  • Traz visitantes de outras páginas para seu site;
  • Constrói um tráfego orgânico;
  • Cria autoridade e reputação para seu site na internet;
  • Informa a respeito do seu conteúdo para mais gente;
  • Faz com que sua empresa e site consigam parcerias interessantes no mercado.

Essas são as principais serventias que um link building de qualidade pode trazer para sua página! Esses benefícios, uma vez conquistados com foco no tráfego orgânico, geram ainda mais resultados a longo prazo para seu site. Vale a pena inserir essa estratégia em sua página e ver em primeira mão seu site conquistar boas posições no Google e em outros buscadores.

Principais técnicas do link building

E claro que como toda estratégia existem técnicas que garantem o seu resultado. Apresentamos aqui algumas fundamentais para que o seu link building atinja todas as expectativas e desempenhos necessários para ser considerado uma estratégia de SEO de sucesso. Anote e pratique cada uma dessas técnicas:

  • Evite backlinks suspeitos;
  • Busque backlinks de qualidade;
  • Variedade em backlinks;
  • Texto âncoras interessantes – palavras-chave dos backlinks;
  • Linkagens dentro de sua página para outros sites.

Essas são as principais técnicas que você deve colocar para funcionar em seu site. Cuidados essenciais que irão garantir o sucesso das estratégias para backlinks que iremos apresentar a seguir. Com a combinação das técnicas e estratégias de link building você terá um SEO eficiente para seu site.

8 estratégias para usar ao construir o link building

Separamos aqui 8 estratégias para utilizar na construção do seu link building. Cada uma dessas estratégias é feita sob medida para que seu site seja recomendado pelos buscadores e conquiste os primeiros lugares entre os resultados do Google. Uma prateleira e tanto para você conseguir novos clientes e visitantes!

Mas lembre-se que cada site deve ter suas necessidades pontuais antes de iniciar uma estratégia de backlinks de fato. Leve em consideração as suas palavras-chave, conteúdo, produto vendido e outros fatores antes de começar a investir nesses backlinks. Isso irá garantir o andamento das estratégias a seguir.

Invista em marketing digital

O marketing digital é uma das melhores fontes para backlinks. Em especial o marketing de conteúdo que utiliza artigos, imagens, infográficos, tabelas e informação útil para seus clientes. Todos esses produtos digitais podem ser linkados por outros sites como conteúdo útil, o que atrai clientes e facilita o SEO para buscadores.

Rejeite backlinks suspeitos

Backlinks que pareçam suspeitos de sites que não tem tráfego, muitos novos ou que estejam simplesmente envolvidos com outros sites duvidosos devem ser rejeitados de imediato, pois esses sites podem ser prejudiciais para o seu SEO. O Google analisa cada backlink antes de levá-lo em conta para recomendar o seu site.

Busque links quebrados em seu site

Os backlinks que seu site realiza também importam para o link building e SEO. Por isso, se você já realizou linkagens para outros sites, veja se todos os links ainda funcionam. Se houver links quebrados, sinta-se livre para substituí-los por novos ou por suas versões atualizadas.

Busque links em outros sites

Assim como o seu site pode ter backlinks quebrados, também verifique se outros sites estão com o mesmo problema. E se sim, você pode sugerir um link seu para suprir aquele link quebrado. Isso facilita não apenas o SEO do seu site, mas também te ajuda a construir boas amizades e encontrar parceiros na internet.

Se inspire nas autoridades

Sites maiores e que sejam autoridades para o seu conteúdo na internet devem servir como inspiração e meta. Você pode até mesmo se aproximar desses titãs do ranqueamento para conseguir não só dicas, mas também trocar bons backlinks com grandes marcas. Um benefício que só fará bem para o sucesso do seu site.

Responda bem os convites

Se o seu site crescer em ranqueamento, o que é apenas resultado da aplicação das estratégias até aqui propostas, você começará a receber convites para backlinks e guest posts. Não deixe de responder adequadamente todos eles, seja amigável para conseguir ótimos backlinks em sites de terceiros e também para realizar em seu site mais linkagens.

Faça linkagem interna

Seu site não precisa necessariamente apenas linkar terceiros. É possível realizar linkagens internas onde seu site se menciona. Com isso é possível aumentar o tráfego dentro do próprio site, e este é um fator importante também para o SEO. Esta é uma estratégia interessante, pois serve para hierarquizar os setores do seu site que serão ranqueados.

Tenha uma assessoria de imprensa

De modo geral, grandes portais de notícia tem um ótimo crédito com os buscadores. O Google costuma valorizar bastante estes sites, e se você nutrir uma boa relação com esses portais, pode conseguir backlinks poderosos para sua página. Com isso é só aproveitar essa parceria extremamente benéfica e criar backlinks de qualidade para esses portais.

Qual a importancia do link building?

O link building é uma estratégia importante sob vários aspectos. Em primeiro lugar ele faz com que seu site seja reconhecido pelo Google e buscadores por meio do SEO, em segundo faz com que o público passe a olhar esse site com autoridade, afinal se ele é bem citado em outros endereços, significa que é de qualidade.

Qual a importancia do link building
Fonte/Reprodução: original

Essas são as duas importâncias maiores que um bom link building traz para o seu site. Portanto, não perca tempo em investir em um SEO de qualidade e conquistar mais visibilidade, autoridade e força na Web. Com essas práticas você terá um site de sucesso entre os buscadores.

Não deixe de estudar de modo bastante cuidadoso todo o mercado e sua área de atuação no mercado para ter uma perspectiva mais ampla do que dá mais certo com sites mais experientes. Mas com essas práticas simples você já pode ter certeza de que vai iniciar o SEO do site com o pé direito.