Sumário

Posts relacionados

O que é link bait?

O link bait é uma estratégia que ajuda a potencializar sua estratégia de atrair links de qualidade para seu site, uma vez que isso é recomendado quando feito sem prejudicar o SEO ou o posicionamento nos mecanismos de busca. Mas, o que é a “isca de links” e como funciona? O que ela pode fazer para aumentar o tráfego?

Quem busca ter relevância e autoridade em um assunto, produto ou serviço, pode se beneficiar com o link baiting. Portanto, você verá nesse texto do que realmente trata esse termo e como você pode usá-lo no seu site não apenas para atrair mais acessos, mas também ter autoridade nas pesquisas. 

O que é o Link Bait?

Link Bait, ou estratégia de Link Baiting, é uma forma de Marketing de Conteúdo. A partir de páginas, conteúdos, mídias, ou outro tipo, você consegue criar os chamados backlinks que são parte das técnicas de SEO mais usadas atualmente.

Obviamente, tais links devem conter conteúdos relevantes para o público e demais sites que quiserem realizar uma linkagem com o seu. Nesse sentido, quanto mais backlinks você conseguir formar, mais autoridade e reputação sua marca terá.


Como o Link Bait funciona?

O Link Bait funciona como estratégia para atrair mais menções do seu site no site de outras empresas ou blogs. Ou seja, com o uso de links de qualidade que podem ser usados num texto como referência para que o público-alvo aprofunde sua pesquisa e seja levado à página.

Por isso, dizemos que o link bait pode ser usado para aumentar o tráfego – afinal, na verdade, um link irá passar autoridade para outro. Em resumo, essa isca permite que haja a transmissão de tráfego e assim os usuários de um conteúdo clicam num link que os leva para um conteúdo externo, seja este uma página, um produto interativo, infográfico, etc.

Qual a diferença entre Link Bait e Link Building?

Apesar de serem usadas com o mesmo objetivo de conseguir links de qualidade, a diferença entre estas duas estratégias está na forma com que se faz isso. Assim, enquanto o link bait é uma estratégia passiva, o link building é uma estratégia ativa.

Qual a diferenca entre Link Bait e Link Building O que é link bait?
Fonte/Reprodução: Original

Para cada uma pode-se realizar ações diferentes para atrair backlinks, tais como fazer guest post como link building, ao convidar um autor de outro site de relevância para escrever no seu ou simplesmente postar nas redes sociais. Já o link bait apenas divulga conteúdos diversos e criativos para atrair a interação do público, assim como o Inbound Marketing propõe.

10 formas de aplicar o link bait em seu site

Além de postar nas redes sociais ser um método para que o público interaja e compartilhe mais, você ainda pode conseguir ser mencionado num blog parceiro ou site de referência. Para te ajudar a encontrar a estratégia certa, abaixo você encontra 10 formas de se fazer link bait:

Ebooks

Publicar ebooks no seu site é uma forma de aplicar link bait, gerando um conteúdo original, de qualidade e com informações úteis ao público. Os ebooks são ótimos para complementar a busca dos usuários, uma vez que a depender do assunto pode despertar mais interesse.

Infográficos

Os infográficos geram um conteúdo atrativo e explicativo e, acima de tudo, um conteúdo visual que deixa um texto mais interessante. Se estiver falando de temas maçantes ou deseja vender um produto, use infográficos.

Fazer enquetes

As enquetes são boas opções de aplicar o link bait e conseguir backlinks de qualidade, o que gera bons resultados para sua empresa que poderá conhecer melhor o público. Produza enquetes no seu site convidando o leitor a te dizer qual é a maior necessidade dele em relação ao que você vende ou publica. Da mesma forma, as enquetes tornam seu conteúdo importante para outros sites do mesmo nicho.

Mapas

Os mapas são um formato de marketing de conteúdo interessante para gerar backlinks de qualidade. Eles podem ser bem parecidos com os infográficos, mas os dados de mapas ganham mais atenção por informar o que o leitor não compreendeu bem no texto.

Listas

As listas podem ser aproveitadas no corpo do texto e você deve sinalizar no título do que se trata. Para um bom link bait, faça listas de assuntos que despertam o interesse e faça o público conferir cada tópico. Além disso, as listas são um formato que posiciona bem seu site nas pesquisas.

Calculadoras

Inserir calculadoras em suas páginas é uma forma de link bait para tornar o conteúdo interativo quando o assunto pode ser melhor explicado por meio de um cálculo personalizado e operado pelo usuário.

Pesquisas de mercado

Faça pesquisas de mercado exclusivas para seu site como forma de aplicar link bait original. Conteúdos assim passam maior confiança para o público e ainda mostra para o Google que seu site aborda temas concretos, com base em pesquisas e testes.

Guias interativos

Os guias interativos são um tipo de conteúdo para link bait dos mais completos, sendo úteis para melhorar a experiência do usuário com seu site.

Guias interativos O que é link bait?
Fonte/Reprodução: Original

Com os guias, você consegue trazer soluções para o público, inclusive com o uso de calculadoras e infográficos para facilitar o entendimento.

Fale de temas complexos

Uma das formas que mais atraem backlinks e fazem as pessoas compartilharem é escrever artigos sobre temas complexos ou polêmicos que precisam ser desenvolvidos com pesquisas e dados. Mas faça com domínio no assunto que seja atrativo para o público-alvo e para quem nunca ouviu falar do site, mas tem curiosidade no tópico.

Seja o primeiro a dar a notícia

As notícias podem ser um ramo pouco explorado se você tem um blog, por exemplo. Mas é um formato de link bait que gera bons resultados. Vale encontrar um tema que tenha sentido para você e seu público, despertando o interesse de conferir uma novidade ou informação dada em primeira mão.

Você pode aplicar o link bait por meio de estratégias diferentes, seja para alcançar mais pessoas ou para conquistar relevância e autoridade. Saiba mais sobre link baiting, building e como criar backlinks de qualidade lendo o Jornal do Marketing!