Conhecido no marketing digital, o guest posting nada mais é que um artigo para promover outro site, geralmente do mesmo nicho ou de nichos complementares. Essa técnica apresenta benefícios para ambas as partes, como aumentar a autoridade na área.
Apesar de ser uma prática relativamente comum, se você é um iniciante na área é importante conhecer os benefícios do guest posting para avaliar se ele é a melhor alternativa para o crescimento da sua empresa nesse momento.
Atrair visitantes para o seu site com guest posting
Atrair atenção para o seu site sem dúvidas é um dos principais benefícios do guest posting. Ao produzir um conteúdo relevante para outros sites referência no seu nicho, o leitor pode sentir curiosidade em saber mais sobre você, o que o leva diretamente para o seu site – afinal, guest postings sempre acompanham um link de destino.
A ideia para atrair mais visitantes para o seu site com um guest posting é produzir um conteúdo verdadeiramente bom, e claro, deixar o seu site preparado para receber novos visitantes ou possivelmente clientes, se você vende um produto ou serviço.
Aumentar a percepção de autoridade
Ter o seu nome ou o nome da sua empresa creditado no final de um artigo em um site de referência, aumenta a percepção de autoridade que outras pessoas do mesmo nicho tem sobre você. Afinal, quanto mais o seu nome aparecer nesses lugares, mais os mecanismos de busca vão considerar você um especialista na área.
Aumentar a sua autoridade é essencial para alavancar suas vendas, visto que as pessoas compram produtos e serviços de quem sentem mais confiança. Quando o seu nome está na cabeça do usuário, logo ele lembrará de você ao precisar adquirir algo que você oferece.
Alcançar melhores posições em mecanismos de busca
O guest posting é uma excelente forma de receber backlinks, que nada mais são que links em outros sites que apontam para o seu site. O Google enxerga os backlinks como um sinal de confiança, e aumenta consequentemente a posição do seu site nas buscas.
Isso funciona ainda melhor quando o site que redireciona para o seu possui grande autoridade e uma boa colocação nos mecanismos de busca. É como se um amigo de confiança te recomendasse o serviço de outra pessoa.
Continuar relevante no seu nicho
Mais difícil que conquistar autoridade, é se manter relevante com o passar do tempo. Se posicionar no seu nicho de atuação em discussões, por exemplo, é uma das formas de conseguir se manter em alta, e isso pode ser feito com guest posting.
Com ele você também consegue expandir sua rede de contatos com outras empresas e empreendedores, e conquistar mais parcerias. Mas lembre-se sempre de ser seletivo, para não prejudicar a sua reputação com sites de baixa qualidade e spam.
Estimular a criatividade e melhorar a sua habilidade de escrita
Escrever sobre temas diferentes é uma forma de estimular a criatividade, um ativo de extrema importância para quem trabalha com marketing digital. O guest posting pode ser um combustível para desencadear novas ideias de conteúdo e até mesmo produtos.
Além disso, melhorar a sua habilidade na produção de conteúdo é sempre vantajoso. Apesar de o site ser do mesmo nicho que o seu e ter muitas semelhanças, também há diferenças que podem auxiliar no seu crescimento pessoal e profissional.
Procure sempre produzir conteúdo de qualidade e saber filtrar as oportunidades que aparecerem, e desfrute dos principais benefícios do guest posting! E, se você quiser aprender mais sobre marketing digital, nos acompanhe aqui no Jornal do Marketing!