Guest Posting: o que é e para que serve?

Sumário

Posts relacionados

Guest Posting o que é e para que serve

Guest Posting: o que é e para que serve?

Entenda o que é e como criar guest posting, uma estratégia de encontrar parceiros para postar no seu site e ter mais tráfego!

A prática de Guest Posting (os guest posts, como também chamamos) divide opiniões entre os criadores de conteúdo para blogs, e-commerces e sites no geral. Ela consiste numa estratégia interessante, visto que uma marca pode ganhar mais reconhecimento ao compartilhar posts de um “convidado” ou trocar informações com sites diferentes.

Mas é necessário aplicar guest posting corretamente, pois é uma estratégia usada no Marketing Digital com vantagens para as duas partes. Nesse texto, o Jornal do Marketing explica o que é guest posting, tipos para você criar e como encontrar bons parceiros. Acompanhe!

O que é guest posting e para que serve?

Guest posting é a estratégia de marketing de conteúdo onde você publica um artigo de um convidado em seu site. Da mesma forma, você ou membros da sua equipe de produção podem escrever um artigo especial para outro blog. Geralmente, se convida um especialista no tema escolhido e isso enriquece o site.

O que é guest posting e para que serve
Fonte/Reprodução: original

Nesse sentido, a troca de conhecimentos acontece e o guest posting é aplicado como uma ponte para aumentar o tráfego, pois a participação do autor convidado serve como referência à marca que iniciou a parceria e influência para o público-alvo.

Quais as vantagens do guest posting?

Ao publicar artigos como guest posting, tanto você quanto seu parceiro ganham vantagens como a autoridade no nicho de mercado que atuam. Bem como manter o site ou blog atualizado e com credibilidade para falar com o público. Veja todas as vantagens da estratégia:

  • Fala com mais pessoas, inclusive no círculo de referência do seu parceiro;
  • Passa maior autoridade;
  • Melhora a imagem e reputação;
  • Consegue gerar mais acessos por links recomendados;
  • Melhora a posição resultados de busca do Google;
  • Gera conteúdos de valor que nem sempre você ou sua equipe saberão abordar.

Na realidade, fazer parcerias de textos é vantajoso por permitir compartilhar conteúdos mais do que valiosos, ou seja, conteúdos exclusivos, onde você pode associar sua marca com outra, com um evento, com uma celebridade ou especialista confiável. Isso aumenta o interesse do público.

Quando o guest posting pode ser ruim para seu site

Por outro lado, o guest posting facilita o uso indevido de links ao longo do artigo de seu parceiro. Usar links é bom para o SEO, contudo, o problema maior é que diversos especialistas e donos de sites e blogs passam a usar o guest posting unicamente para criar links em excesso. Tal escolha vai contra as regras do Google, pois é necessário usar links nofollow.

Tipos de guest posting

Visto como é importante aplicar corretamente a prática, existem propósitos para você escolher e usar. Assim, na busca dos tipos de guest posting, veja quando usar conforme a necessidade do seu site:

  • Para gerar backlinks, que são links de outro site (do blog ou do artigo específico do convidado) direcionado ao seu site. Ou vice-versa;
  • Para dar crédito ao seu e-commerce ou loja virtual;
  • Link building: é viável criar links internos (do próprio site) e colocá-los no guest post;
  • Guest posting para monetizar conteúdo.

Você pode escrever guest posts como convidado ou fazer parceria com alguém de referência no ramo para postar no seu site e blog sobre um entretenimento, roupas e moda, culinária, estilos de vida, viagem e diversos outros tipos de guest posting.

Como criar guest posting?

Ofereça um guest post em sites que irão gerar valor a sua marca. Também é possível hospedar um texto de parceiros com os mesmos objetivos que os seus.

Como criar guest posting
Fonte/Reprodução: original

E a forma de como criar guest posting de qualidade está relacionada com ao menos 6 passos:

  1. Procure parceiros;
  2. Conheça seu parceiro;
  3. Foque no conteúdo de valor;
  4. Siga a estrutura do site de guest posting;
  5. Conheça as diretrizes e orientações;
  6. Insira links internos.

Parte da estratégia é feita entre o blog e o convidado que irá escrever. Então, se você quer oferecer conteúdo, siga estes 5 passos. Já se você visa receber um artigo guest post é só checar com seu parceiro.

Como encontrar bons parceiros?

O primeiro lugar para se encontrar bons parceiros no seu guest posting é no Google. Por meio de palavras-chave relacionadas ao seu nicho, dá para encontrar boas opções. Outra forma viável é pesquisar nas redes sociais. Por lá, os blogueiros de guest post compartilham suas últimas parcerias.

Além disso, você pode contatar autores de guest posting nos blogs concorrentes. É importante aproveitar oportunidades e estar atualizado, principalmente em comunidades e buscar por plataformas e sites que vendem artigos para potencializar o seu. Encontre mais dicas de marketing de conteúdo, como o marketing de influência, lendo o Jornal do Marketing!