Lidar com fraudes em e-commerce é crucial para garantir a segurança dos clientes e manter a confiança dos seus clientes sobre o seu negócio. A reputação de um empreendimento depende de muitos fatores e a maneira como cada uma lida diante de fraudes é um deles.
Neste guia informativo, o Jornal do Marketing mostrará algumas dicas de como identificar fraudes no e-commerce, o que são, quais são os tipos de fraudes, como proteger a sua loja e muito mais. Descubra!
O que são as fraudes em e-commerce?
As fraudes no e-commerce referem-se a práticas fraudulentas que ocorrem durante transações no comércio eletrônico. Normalmente, os criminosos agem na intenção de enganar a empresa ou os consumidores para obter ganhos financeiros.
Com o crescente aumento do e-commerce, as fraudes estão se tornando uma prática frequente e com o avanço das tecnologias, os fraudadores estão sempre buscando novas maneiras de lucrar indevidamente.
Tipos de fraudes em e-commerce mais comuns
Infelizmente existem diversos tipos de fraudes em e-commerce, e como informado anteriormente, os fraudadores estão sempre procurando novas maneiras de enganar as pessoas.
Roubo de produtos
O roubo de produtos funciona da seguinte maneira: o fraudador compra online normalmente e, em seguida, faz uma devolução falsa ao vendedor após alguma reclamação de que o produto veio errado ou algo parecido. O dinheiro é devolvido e ele fica com o produto.
Golpe do Pix
O golpe do Pix é mais frequente não apenas no comércio eletrônico, mas também de modo físico. Normalmente, o fraudador envia um comprovante falso ou faz uma transação agendada.
Fraude do cartão de crédito
Nesse tipo de fraude, os criminosos utilizam cartões de crédito falsos ou roubados para fazer compras em lojas virtuais. Essa fraude também pode ser feita em lojas físicas, além de virtuais.
Roubo de conta de usuário
Essa prática também tem se tornado cada vez mais frequente, onde uma conta de usuário de uma loja virtual é invadida e o fraudador passa a vender produtos não existentes em nome da loja.
Como identificar as fraudes em e-commerce
Identificar as fraudes em e-commerce é crucial para a segurança do cliente e da loja. Felizmente, consumidores e empresários podem contar com uma diversidade de técnicas e ferramentas para identificá-las.
- Invista na segurança do site;
- Estabeleça limites de compra;
- Faça estudo de comportamento;
- Verifique os endereços de entrega;
- Registre atividades suspeitas.
Detectar fraudes deve ser uma tarefa contínua e à medida que novas táticas de fraudes surgem, é necessário que fique sempre atento, ajustando novas estratégias de detecção de fraudes.
4 dicas para evitar fraudes em e-commerce
Evitar fraudes em e-commerce é essencial para assegurar a boa reputação do negócio, assim mantendo a confiança dos clientes. Para sanar as suas dúvidas, reunimos abaixo algumas dicas:
Fique atualizado
É crucial sempre se manter informado sobre as novas tendências de fraudes para que possa evitá-las criando estratégias. Além disso, é importante estar sempre atento para agir em casos de fraude.
Utilize criptografia
Utilizar criptografia de dados é crucial para proteger informações importantes como os cartões de crédito, por exemplo. Isso permitirá que os dados confidenciais do cliente sejam transmitidos e armazenados de modo seguro.
Comunique-se com os clientes
É muito importante manter uma comunicação com os clientes. Por exemplo, antes do envio, muitas empresas de variados portes costumam se comunicar com os clientes pedindo-lhes informações em caso de compras suspeitas.
Ofereça opções de pagamento seguras
Existem diversas opções seguras de pagamento e atualmente muitas empresas utilizam gateways de pagamento como a Pagseguro, por exemplo. Dessa maneira, a transação será mais segura para ambas as partes.
Como proteger sua loja contra fraudes em e-commerce
Proteger sua loja contra fraudes em e-commerce é essencial para manter a integridade do negócio. Com isso, é fundamental obter um certificado de segurança, além de utilizar sistemas de detecção de fraudes para garantir a segurança mútua.
Crie políticas de segurança interna conscientizando a equipe sobre as fraudes em e-commerce e como ela pode agir rapidamente nessas situações. Verificar a identidade dos clientes também é uma ação fundamental.
De acordo com o empreendedor Rand Fishkin afirma: “Melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar.” Nesse contexto, garantir a confiança do cliente, é fundamental não apenas para a segurança como também para o aumento de vendas.
Ao implementar estratégias para evitar fraudes em e-commerce, lembre-se que existem alguns tipos de fraudes que não podem ser evitadas. Contudo, se utilizar um conjunto de técnicas, poderá minimizar os riscos significativamente.