Copywriting Mestre: técnicas e estratégias para criar textos persuasivos e impulsionar resultados

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Copywriting Mestre: técnicas e estratégias para criar textos persuasivos e impulsionar resultados

Copywriting Mestre: técnicas e estratégias para criar textos persuasivos e impulsionar resultados

Para chegar ao nível de copywriting mestre, existem técnicas especiais para aplicar em sua rotina e enriquecer os seus materiais para transformá-los em conteúdos valiosos, que conquistam facilmente a audiência sem nenhuma dificuldade.

A melhor maneira de alcançar este nível, sem dúvida alguma, é trabalhar diretamente com as melhores estratégias do mercado. Com elas, é possível fortalecer os seus materiais para deixá-los competitivos e vender muito mais às pessoas certas.

A importância do copywriting no marketing e comunicação

O copywriting engaja e atrai atenção do seu público-alvo através de materiais relevantes e informativos, que sejam claros, sucintos e façam estes usuários tomarem uma decisão baseada no que aprenderam através dos seus artigos.

A importância do copywriting no marketing e comunicação
Fonte/Reprodução: original.

Com um bom texto, você demonstra que a sua empresa sabe sobre o que fala, tem conhecimento pleno sobre o nicho, além de dominar diferentes temas ao explicá-los com clareza e originalidade – sem parecer um profissional cheio de dúvidas sobre o que escreve.

Ao escrever materiais de qualidade, você faz os leitores ficarem com vontade de ler outros temas para aprender mais, ao invés de quererem tirar somente uma dúvida, como era a ideia principal antes do seu site ser encontrado.

Fundamentos do Copywriting

Para atingir o copywriting mestre, é necessário praticar muito e se manter atualizado acerca de diferentes informações sobre os mecanismos de buscas e o que os consumidores procuram.

O mercado sofre alterações a cada instante e as tendências surgem em grande velocidade. Em meio a tantas mudanças, você deve alinhar as suas publicações para dar sempre o melhor aos usuários que acharam o seu site pelo Google. 

Praticar

Treinar é uma das maneiras mais assertivas de melhorar o seu copywriting, assim como tornar os textos ricos, assertivos e mais precisos. Realize a escrita de anúncios, artigos, e-mail marketing e vídeos voltados para vendas.

Pegue temas dos quais você tem pouco ou nenhum conhecimento e acredita que são extremamente complexos de serem escritos. O copywriting mestre não pode ter medo ou dificuldades de montar um texto, independente do tema proposto.

Pesquisar

Para chegar ao copywriting mestre, adquira o hábito da pesquisa em diferentes fontes, principalmente em vídeos na internet, sites governamentais, posts em redes sociais ou avaliações de produtos em lojas.

Ao realizar estas pesquisas, você deixa de sofrer com os bloqueios criativos, estes que atrapalham muito a rotina de quem escreve. O seu repertório, através da leitura de diferentes informações, é elevado por você entender vários assuntos e saber como funciona o mercado e como o público se comporta.

Avaliar o que as pessoas estão procurando

Não adianta você simplesmente pensar em determinado tema e escrevê-lo sem saber o que as pessoas procuram na internet. Antes de você iniciar o seu artigo, acesse o Google Trends para pesquisar as palavras-chave mais usadas durante as últimas vinte e quatro horas. 

Com ajuda do mapeamento de dados disponibilizado pelo Google, você sabe qual região mais pesquisou por determinado tema e em quais horários o conteúdo foi procurado na internet. Como exemplo, o Jornal do Marketing pesquisou pela keyword “Dia da Independência” e obteve estes dados:

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Fonte/Reprodução: Google.

As regiões norte e nordeste foram as que mais procuraram a respeito do Dia da Independência do Brasil. No gráfico à direita, você verifica a quantidade de interessados por este conteúdo em ordem, que se estende desde o Maranhão até Pernambuco.

Organizar o texto

Para ser um copywriting mestre, o seu texto precisa ser atraente para conquistar o leitor. Com artigos cheios de frases longas, que passem de três ou quatro linhas, há muitas chances dos usuários saírem da página e procurar conteúdos mais interessantes para compreenderem as informações.

Por não ser o que você quer, é necessário enriquecer o seu texto ao trabalhar com informações recentes e confirmadas por pesquisas, usar bullet points e construir parágrafos mais curtos, mas relevantes.

Especificidade

Dentro do copywriting, não se preocupe somente com as listas ou com o texto em si, pois a especificidade da headline é um dos parâmetros mais importantes nos artigos. É através do título que os leitores são atraídos até a sua página porque sabem o que encontrarão no conteúdo.

Seja específico no momento de escolher o seu “title” e evite usar palavras longas ou pouco chamativas. Este dado precisa chamar atenção dos usuários no momento em que o encontrarem nas buscas orgânicas – portanto, fazer a pesquisa através do Google Trends é um dos métodos mais práticos de criar o título.

Definição e história do copywriting

O copywriting é um material desenvolvido por um copywriter, responsável por atrair clientes através de conteúdos ricos. Os textos podem ser publicados em diferentes locais, como em jornais ou revistas, mas é na internet onde possuem mais força e relevância.

A história do copywriting começou há mais de duzentos anos, especificamente em 1828, quando um homem chamado Noah Webster realizou a definição da palavra “copy” para materiais autorais que eram publicados, naquela época, pela imprensa.

No entanto, o primeiro copywriter reconhecido pela história se chamava John Powers, que por volta de 1870 criava conteúdos extremamente persuasivos em jornais para atrair os clientes e fazê-los comprar. 

A partir deste período que o termo copywriting ganhou mais força e foi inserido em muitas agências publicitárias focadas na produção de conteúdos. Com o merecido espaço no mundo do marketing, eles desenvolveram novas estratégias para aplicar nos textos, como os gatilhos mentais.

O papel do copywriter no mundo dos negócios

Os copywriters têm um papel imprescindível nos negócios porque, através deles, é possível vender mais aos clientes. Isto se deve pelo uso de gatilhos que os fazem tomar determinada ação impensada, como a compra de um produto gerado pela sensação que acabará em pouco tempo.

Além disso, apresentam poder na construção de relações maiores e duradouras com os usuários. Com a escrita persuasiva, você que é um profissional da área atinge diretamente as emoções dos leitores e os faz querer concluir a leitura até o final, ao mesmo tempo que pensam em comprar os serviços ou produtos oferecidos durante a publicação.

Características de um bom copywriter

Para atingir o nível de copywriting mestre com perfeição, é necessário avaliar as principais características que um excelente profissional deve ter e exercitá-las ciente da importância de melhorar sempre.

Características de um bom copywriter
Fonte/Reprodução: original.

Não ter medo da opinião dos clientes e demais usuários, manter a confiança e continuar em evolução são atributos que devem fazer parte da sua vida profissional para atingir o topo com o sucesso esperado.

Não desanimar por campanhas que tiveram pouco sucesso

A sensação de frustração é normal quando as vendas não atingem o sucesso esperado, porém, você não pode ser dominado por este sentimento. Os erros são a chave para você verificar o que precisa melhorar para evoluir e adquirir mais experiência.

Ter empatia

Entender a dor do outro é uma característica valiosa que todos os copywriters precisam desenvolver ao longo da carreira. Ao demonstrar solidariedade e interesse genuíno de auxiliar os usuários, você vende mais e transforma o seu trabalho em referência.

Escrever com confiança

Se você leu textos que mostravam pouca ou nenhuma confiança no que diziam, certamente trocou de página no instante seguinte. O seu copywriting precisa ser conciso, fazer sentido e transmitir coerência, qualidade e segurança na hora de explicar sobre qualquer tipo de assunto.

Gostar de ler

Os escritores de artigos de sucesso precisam gostar de ler diferentes informações para coletar novos dados e usá-los em todos os textos que forem escrever e surpreender os usuários com conteúdos relevantes.

Saber redigir textos emocionantes

Uma das características mais importantes para os copywriters é construir textos emocionantes a depender do contexto. As informações precisam tocar diretamente no coração dos leitores, da mesma maneira que acontecem com as campanhas publicitárias de grandes empresas.

A psicologia por trás do Copywriting

O copywriting mestre não deve apenas escrever artigos informativos ou curiosos, mas também transmitir uma sensação ao leitor, como a de urgência, necessidade ou paixão para fazê-los terem determinada atitude.

Com a aplicação adequada de gatilhos nos artigos, os usuários sabem que precisam resolver o problema que possuem e que os produtos mencionados no texto podem ajudá-lo no que for necessário.  

Entendendo o comportamento do consumidor

Os consumidores são influenciados por uma série de fatores como o social, que consiste nos amigos, o papel e a classe social, além dos padrões familiares, escolares e profissionais. Há, inclusive, estes aspectos a considerar:

  1. Fatores culturais: as pessoas têm diferentes tipos de comportamentos, com base na cultura que vivenciam e conhecem. Até o ato de se vestir, comer ou sair são refletidos neste tipo de fator;
  2. Fatores demográficos: responsável por classificar os grupos com base em estado civil, nível de escolaridade, profissão, gênero e nacionalidade;
  3. Fatores pessoais: estilo de vida, motivação, ética, desejos e opiniões.

Quando os seguidores deixam comentários nos posts de redes sociais dizendo o que acham da marca, por exemplo, é uma forma de você compreender o que pensam, se gostam e se indicariam a amigos ou familiares, etc.

Gatilhos mentais e persuasão

Os gatilhos mentais, aliados à persuasão, são excelentes para atrair a atenção e prender o leitor na sua página. Com as palavras certas, você os faz permanecer ativos por mais tempo no site, consumindo os seus conteúdos. Conheça os gatilhos mentais:

  • Escapar da dor e alcançar a tranquilidade: os clientes não gostam de ter sentimentos negativos e procuram sempre sensações boas, portanto, a sua empresa pode trazer efeitos negativos sobre não ter X produto e quais as vantagens de o adquirir com você;
  • Sentimento de amor e conectividade com a marca: a companhia deve despertar sentimentos de carinho com as pessoas para fazê-los sentirem-se ligados e interessados no que é produzido, da mesma forma que acontece com a Apple, Disney ou Ferrari;
  • Confiança: para a marca crescer, é necessário conquistar o sentimento de confiança dos compradores. Esta é a principal base para iniciar qualquer relação, afinal, se você não confia em uma empresa, não fará nenhuma compra;
  • Significância: os clientes gostam de se sentir especiais e um método excelente para intensificar este sentimento é investir em recadinhos e mimos aos consumidores;
  • Escassez e urgência: ambos muito parecidos, porém, os clientes ficam ansiosos para comprar um item que está a ponto de terminar, enquanto a urgência é relacionada a uma promoção relâmpago que iniciou há três dias, por exemplo, e está perto de ser concluída.

A persuasão dos leitores ocorre quando você desenvolve materiais interessantes, inteligentes e ricos em dados que não possuem nenhum erro e mostrem aos usuários que você domina tudo sobre o que foi explicado. 

A importância da empatia e conexão emocional

Ter empatia na hora de escrever é uma das melhores maneiras de se relacionar com os clientes. Para isto, é fundamental conhecer o público-alvo, entender o que eles querem e, com base nestes dados, instigá-los a permanecerem com você para resolverem os problemas que tem.

A conexão emocional é uma das maneiras de fortalecer a relação iniciada entre a sua empresa e o cliente. E, uma das melhores formas de fazer isto é contar histórias, desde que você use palavras informais para não transformar o storytelling em um diálogo extremamente robusto.

Estruturação e Planejamento de Copy

O copywriting precisa de uma estruturação antes de ser desenvolvido. Sem este processo, há muitas chances de você se perder durante a escrita, esquecer informações e deixar o material pobre em dados.

Estruturacao e Planejamento de Copy Copywriting Mestre: técnicas e estratégias para criar textos persuasivos e impulsionar resultados
Fonte/Reprodução: original.

Se você não faz um bom planejamento, o copywriting não tem o resultado esperado e suas campanhas não atingem as metas estabelecidas. No entanto, é possível evitar problemas como este através de técnicas e muita análise de temas.

Definindo o objetivo e público-alvo

Primeiro defina o objetivo para o seu artigo, o que nele deve constar e para quem este conteúdo é voltado. Pesquise sobre o assunto, verifique as melhores palavras-chave e monte um roteiro antes de escrever.

Caso você comece a sua produção sem estes dados básicos, as chances do seu copywriting ficar simples, com erros e pouco coeso, são muito altas e o seu público-alvo sequer terá interesse de permanecer na página para ler a publicação.

Entenda qual o estilo de texto

Ao desenvolver o seu copy, pense no contexto e no que nele deve conter. Em cada nicho ocorre o uso de palavras específicas, como acontece nos textos de saúde, em que termos técnicos tendem a ser empregados para explicar com mais propriedade como a Spirulina, por exemplo.

Selecione o público-alvo

Após compreender os fatores e características dos consumidores, selecione quais pessoas devem ler o conteúdo. Quando você sabe qual a classe social, gênero e nível de escolaridade dos leitores, tem mais chances de assertividade ao elaborar um diálogo confiante.

Esboçando e organizando suas ideias

É importante realizar rascunhos em um bloco de notas ou no próprio Google Docs para organizar a sua linha de raciocínio, montar um artigo de qualidade e totalmente coeso aos leitores.

Criando um fluxo lógico e persuasivo

Para as suas estratégias darem resultados, a criação de um fluxo lógico é o principal método para concluir as metas e fazer o seu público realizar determinadas ações estipuladas por você.

Os conteúdos, para serem persuasivos, precisam entregar aos leitores respostas objetivas e possuir chamadas para ação que realmente façam o leitor clicar no link de compra e gastar com a sua empresa.

Entenda o seu fluxo lógico

Organize o que precisa fazer parte do seu fluxo lógico ao considerar quais dados sobre o tema X são relevantes ou não. Com esta informação em mente, desenvolva um modelo com formas e símbolos para começar a montar a sua linha de raciocínio.

Inclua decisões e personalize o seu conteúdo

Nos balões de seu fluxograma, inclua todas as informações necessárias sobre os temas propostos para não se perder. Releia para ter certeza que os dados estão completos e nada falta para, em seguida, personalizá-los com cores que te guiarão em cada processo.

Técnicas de Escrita Persuasiva

Hoje em dia, existem muitas técnicas persuasivas para montar o seu copywriting com mais qualidade e transformá-lo em um material relevante na internet e que atraia atenção de diversos usuários.

Para conquistar as pessoas certas, o ideal e mais adequado é incluir em seu trabalho as melhores técnicas de persuasão. É através deste procedimento que você vende mais ao mesmo tempo que fortalece a sua relação com os leitores.

AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação

A técnica AIDA (atenção, interesse, desejo e ação) serve para fazer os clientes tomarem uma decisão, principalmente se estiverem com muitas dúvidas sobre o que devem ou não fazer.

Não adianta você desenvolver um copywriting para uma campanha incrível se as informações não forem precisas, não demonstrarem o que os clientes devem fazer (CTA), ou direcionar o seu conteúdo ao alvo incorreto.

Atenção

A intenção deste método é desenvolver textos que chamem atenção dos leitores, como um anúncio que possui um excelente call-to-action ou um e-mail marketing interativo que ofereça produtos ou informações relevantes.

Interesse

Chamar a atenção é fundamental para chegar ao ponto de interesse por fazer o consumidor pensar se comprar com você é realmente vantajoso e como os seus produtos podem ajudá-lo a resolver determinado problema.

Desejo

A partir desta etapa, o cliente já compreendeu que a sua empresa tem o que ele precisa, porém, não quer dizer que ele queira comprar. Para fazê-lo tomar essa decisão, é necessário trabalhar com gatilhos mentais de confiabilidade ao mostrar a opinião de outras pessoas que compraram com você e tiveram os problemas resolvidos.

Ação

Após deixar o consumidor com vontade de comprar, chegou a hora de enviar ofertas especiais ou cupons de descontos para ocorrer a aquisição dos produtos no menor tempo possível ao trabalhar com o gatilho de escassez ou urgência.

4 técnicas de storytelling

O storytelling é uma das maiores estratégias de persuasão para conquistar os leitores, porém, é necessário que este conteúdo chame atenção e os façam se concentrar nas informações para entender o que você quer transmitir.

Vender rápido é possível desde que você aplique esta técnica adequadamente em seus textos. É importante haver ótimas narrativas nos materiais digitais porque é um dos métodos mais eficientes de reter atenção dos usuários.

Faça um mapa mental

Os mapas mentais auxiliam na organização de informações, ajudam a memorizar os dados e possibilita que você monte um artigo perfeito, sem deixar nenhum conceito fundamental para trás.

Use voz ativa

Excesso de voz passiva é um verdadeiro inimigo dos copywriters. Ao invés de incluí-las com frequência no conteúdo, altere-as por palavras ativas e de grande impacto que façam as pessoas sentirem diferentes emoções conforme leem as informações presentes no seu material.

Faça o leitor ser o protagonista

Para manter os leitores concentrados na história do começo ao fim, transforme-os em protagonistas. O método mais prático de realizar este feito é conhecer muito bem o seu público-alvo para desenvolver uma narrativa cativante e impactante.

Use CTAs

As pessoas se sentem intimamente conectadas com o que você contou em sua narrativa, porém, para a sua estratégia dar certo, os CTAs devem estar presentes em partes estratégicas do copy para fazer com que elas tomem uma decisão após o término da leitura.

Copywriting para Diferentes Canais e Formatos

O copywriting mestre não se mantém apenas na internet, por mais este seja um dos maiores meios de comunicação atualmente. Há muitos meios que as empresas usam para chegar ao consumidor com mais praticidade, como as redes sociais.

Além disso, as companhias que estão há anos no segmento comercial sabem exatamente como conversar com o público-alvo ao usar termos simples, mas chamativos que façam as pessoas pensarem na mensagem e, indiretamente, sentir vontade de comprar.

Copywriting para anúncios e publicidade

O copywriting mestre dos anúncios e publicidades são extremamente característicos porque mostram ao telespectador direta ou indiretamente o que devem fazer. Na campanha publicitária da O Boticário, em dezembro de 2022, foi desenvolvida uma propaganda que trabalhava diretamente com o sentimento das pessoas sobre o amor e a união.

Uma das frases de impacto usadas é “Estamos mais divididos do que nunca. Onde isso vai chegar se a gente não parar? Ao invés de insistir no que nos separa, está na hora de lembrarmos do que sempre foi capaz de nos unir: o amor”. 

O Boticário deixa claro no final da mensagem que “onde há amor, há beleza”, o que faz um apelo emocional para uma das maiores épocas comerciais do ano que é o Natal ao recomendar às pessoas que as compras devem ser feitas com a marca. 

Copywriting para e-mail marketing

A técnica de copywriting para e-mail marketing deve ser personalizada aos consumidores, onde pode haver o uso do nome da pessoa para obter a devida atenção. Se você permanece com termos formais, os clientes sequer prestam atenção no que você quer dizer. Entenda com este exemplo:

Referencia Copywriting Mestre: técnicas e estratégias para criar textos persuasivos e impulsionar resultados
Fonte/Reprodução: original.

O chef personalizou o e-mail com o nome do cliente, fez uma pergunta e um convite para acompanhar o relançamento de uma receita pelo YouTube, que é o famoso frango frito do KFC. No final do texto, José Carlos se despede com cumprimentos gentis que ajudam a criar um contato maior e melhor com os seguidores conquistados, e você deve fazer o mesmo.

Copywriting para redes sociais, blogs e conteúdo web

Em um copywriting mestre para redes sociais, blogs e demais conteúdos voltados à web, é fundamental trabalhar com gatilhos de urgência e escassez, sem deixar de ser claro e objetivo em todas as suas mensagens.

A linguagem precisa ser amigável e parecida com o que seu público-alvo pratica na internet, além de trabalhar imagens com textos curtos e fáceis de serem compreendidos para passar segurança aos leitores.

Otimização e Edição de Copy

O copywriting mestre, antes de ser concluído, passa por uma série de melhorias significativas que podem ser feitas na primeira revisão. Através da primeira leitura, você descobre possíveis erros e consegue consertá-los antes de concluir, de fato.

Além disso, nesta avaliação criteriosa, você tem a chance de editar o seu material e torná-lo personalizado, mais chamativo e atraente aos leitores. Incluir imagens, vídeos e similares ajuda a enriquecer o texto e transformá-lo de um material simples a um conteúdo valioso.

Revisão e aprimoramento de textos

Durante a revisão, é mais fácil encontrar possíveis erros ou parágrafos que podem ser melhorados, alterados ou removidos. Você pode aplicar links relevantes que mandem os leitores para uma nova página do seu site ou a um domínio “.org” que fale sobre dados e demais informações complementares.

Evitando erros comuns e clichês

É normal ocorrerem erros durante o desenvolvimento do texto, porém, evitá-los ao máximo é essencial. Não use palavras complexas, remova erros de concordância ou ortográficos, não invente informações e tenha atenção quanto à quantidade de dados, pois menos é sinônimo de mais.

Testes A/B e ajustes para melhorar a performance

Os testes A/B são essenciais para compreender o que o público pensa sobre o seu conteúdo, além de ter precisão dos dados ao invés de se basear em relatórios básicos. Com as informações em mãos, você pode realizar ajustes para melhorar a performance dos copys e levá-los a mais leitores.

Inclusive, os testes A/B podem ser usados tanto no Google Ads quanto em redes sociais como Facebook, Instagram ou LinkedIn. Você pode aplicá-lo também no e-mail marketing, landing pages, no seu blog, site ou YouTube.

Escolha uma variável para iniciar os testes

Não realize os testes em todos os seus conteúdos. Selecione apenas uma opção dentre todas para saber se bons resultados foram obtidos e o que pode ser melhorado para elevar o número de acessos e cliques.

Faça uma meta nos testes A/B

Se você não tiver uma meta estabelecida, se torna complicado organizar a sua página com as melhorias necessárias. Se você quer aumentar o tráfego para a sua página, desenvolva métricas e cumpra todas para conquistar o sucesso definido.

Use o Google Optimize

Para acompanhar as melhorias realizadas e saber se dão ou não resultados, faça o login no Google Marketing Platform e realize as configurações no Optimize ao preencher o formulário para iniciar os seus experimentos e melhorar seu site. 

Copywriting e SEO

O Search Engine Optimization é uma das estratégias mais utilizadas para aumentar o tráfego orgânico do seu site e mantê-lo ativo através de um público bem engajado que realmente gosta do que você publica.

Com ajuda do SEO, você desenvolve materiais de qualidade, relevantes, bem estruturados para os que pesquisam no Google conseguirem encontrar o que precisam em instantes e tirar diferentes dúvidas por terem achado o seu site com dados completos.

A relação entre copywriting e otimização para mecanismos de busca

O copywriting mestre está inteiramente ligado com o SEO porque a estratégia permite que o texto tenha uma estruturação organizada, mais agradável ao leitor e atraente ao mecanismo de busca, como o Google.

Uso de palavras-chave e técnicas de SEO

As palavras-chave estão ligadas diretamente com os títulos e subtítulos de SEO, portanto, a escolha da headline é importante. Ao usar um tema atraente e estruturar bem as KW, há maiores chances do seu artigo ser encontrado nas SERPs e acessado pelos usuários.

Além disso, os textos devem ser otimizados e conter imagens, vídeos ou áudios para melhorar a experiência dos clientes. Para melhorar a navegabilidade em seu site, aposte também nos textos-âncoras para direcionar os usuários a outros conteúdos parecidos e mantê-los ativos no seu site por mais tempo.

4 dicas para criar conteúdo relevante e valioso

O copywriting mestre requer conteúdos relevantes, ricos em informações para mostrar ao leitor que você domina o assunto. Quando os usuários encontram as informações que precisam com facilidade, retornam para consumir outros conteúdos.

É possível que isso aconteça com o seu material desde que você desenvolva copys de qualidade, que respondam o que os usuários querem saber, além de oferecer dados ou listas com informações relevantes.

Defina a sua persona

Se você sabe quem é o seu público-alvo e o definiu por segmentação, se torna mais fácil se comunicar com os usuários e mostrar que você pode oferecer o que eles precisam. Demonstre que você entende o que eles procuram ao elaborar uma heading que enuncie guias ou passo a passo.

Escreva um excelente título

Os visitantes durante as pesquisas têm o hábito de acessar páginas que possuem um título interessante. Para este público acessar o seu conteúdo, desenvolva um título excelente que ajudará o seu site a gerar mais tráfego, conquistar mais engajamento e obter mais leads.

Use SEO

Para você ser excelente em um copywriting mestre, trabalhe com o SEO. Use bem a palavra-chave, monte uma boa URL, otimize os títulos, use links internos ou externos e multimídias para prender os leitores na sua página.

Revise o texto

A revisão do texto é essencial para você coletar palavras duplicadas, remover informações incoerentes e verificar se a quantidade de palavras-chave foi utilizada adequadamente, em que o mínimo é oito vezes a depender do tamanho do artigo.

Construindo sua Carreira como Copywriter

Trabalhar com copywriting mestre requer estudo, análise de mercado e melhoria de habilidades. O começo pode parecer desafiador, porém, conforme você treina e coloca em prática o que tem aprendido, os seus materiais ficam mais agradáveis de ler.

Faça cursos para fortalecer e enriquecer o seu conhecimento. Leia livros sobre copywriting pratique todos os ensinamentos aprendidos no trabalho para surpreender os seus usuários positivamente.

Desenvolvendo habilidades e portfólio

Evolua as suas habilidades de escrita para construir um excelente portfólio com o que você sabe, mostre exclusivamente todos os conteúdos que você fez e realmente sente orgulho sempre que lê.

Encontrando oportunidades e clientes

Para descobrir excelentes oportunidades, visite grupos pela internet sobre copywriting. Frequentemente são publicadas vagas e você pode mandar o seu portfólio ou encontrar clientes que precisem de um profissional de grande experiência como você.

Tendências e inovações no mercado de copywriting

O mercado permanece em expansão e apresenta modificações relevantes regularmente, portanto, se mantenha atualizado com as seguintes novidades para integrá-las diretamente na sua página.

Uso de vídeos

Faça vídeos para falar mais sobre o tema selecionado e facilitar a navegação dos leitores. Não são todos que dispõem de tempo para ler as informações e a grande maioria prefere assistir a vídeos por ser mais rápido e fácil de compreender.

SEO

O SEO permanece como principal estratégia para todos os criadores de conteúdo e, para você ser elaborar um copywriting mestre, precisa trabalhar com este método em todos os artigos redigidos a fim de aparecer na primeira página das buscas orgânicas.

Podcasts

Vídeos são perfeitos para qualquer momento e o mesmo vale ao podcast. As pessoas gostam de conteúdos de áudio e muitos ouvem com frequência, assim há possibilidade do seu copy ganhar uma atenção maior e ser divulgado com mais frequência pelos usuários.

Exemplos de sucesso e aprendizados no mundo do copywriting

Muitas empresas aplicam o copywriting mestre em todas as estratégias para aumentar as vendas ao mesmo tempo que atuam com a persuasão nos clientes. Você pode usar estes exemplos para se inspirar e fortalecer as suas estratégias junto da sua equipe.

O copywriting, quando é de qualidade, faz o público se sentir mais confiante de comprar porque sabe que a marca é perita no assunto. Isto também pode ser possível para sua companhia, desde que usadas estratégias qualificadas.

Apple

A Apple é uma das marcas mais relevantes do mercado e conquista milhares de clientes o tempo todo. Este fator ocorre devido ao uso de informações técnicas que causam mais credibilidade, além da empresa aplicar dados envolventes que fazem as pessoas quererem comprar sem pensar muito.

Nubank

O Nubank é uma fintech extremamente popular no Brasil e isto se deve ao fato de trabalharem com uma linguagem mais jovial, acessível e divertida, que ajuda conectar os clientes cada vez mais com o banco, sem lidar com as burocracias que as demais instituições possuem.

Netflix

A Netflix é um serviço de streaming que ganhou fama nos últimos anos por oferecer filmes, séries, desenhos e novelas exclusivas sem limites, que podem ser assistidos em qualquer lugar e com a possibilidade de serem cancelados a qualquer momento. 

Este é um gatilho muito usado pela empresa, justamente pelo contrato de adesão não ter multa de fidelidade, o que atrai diretamente a atenção de diferentes públicos. Os clientes assinam, navegam pelas infinitas opções e se não gostarem do que é oferecido cancelam sem pagar uma taxa para isso.

3 ferramentas e aplicativos complementares para aprimorar seu trabalho

Há muitas ferramentas para empregar em seu trabalho e transformar os copys em materiais perfeitos para entregar aos leitores. Através destes mecanismos, você verifica dados relevantes para usá-los ao seu favor e crescer na internet.

Os aplicativos podem ser usados para auxiliá-lo em suas estratégias e agilizar determinados procedimentos voltados à escrita. Tê-los é fundamental para garantir que melhorias sejam feitas em todo o corpo do texto, se necessário.

Google Trends

O Google Trends, quando colocado uma determinada palavra-chave no campo de pesquisa, apresenta a frequência de buscas por esta keyword em cada parte do Brasil durante um período de vinte e quatro horas ou menos, o que ajuda na sua seleção de melhor keyword para o texto.

Keyword Tool

Com o Keyword Tool, você verifica quais palavras-chave são mais usadas, mais pesquisadas e as variações disponíveis. Dessa forma, você pode aplicá-las em seus artigos para fortalecer e melhorar a sua estratégia de SEO.

Dicionário de sinônimos e antônimos

Repetições de palavras não são bem-vindas porque podem destruir o seu texto e deixá-lo cansativo ao leitor. Para o problema não acontecer, use aplicativos de sinônimos e antônimos para alterar o que for necessário e manter o conteúdo fluido.

4 comunidades e grupos para discussão e compartilhamento de conhecimentos sobre copywriting

Existem muitas comunidades e grupos espalhados pelas redes sociais no Brasil e que oferecem informações sobre dados de copywriting. Há também muitos profissionais que solicitam vagas de emprego ou empresas que divulgam oportunidades a estas pessoas.

Além disso, é uma excelente oportunidade de divulgar o seu trabalho através do portfólio e mostrar aos demais empresários que você tem excelente conhecimento sobre o segmento em questão.

Copywriting Brasil

Este é um dos grupos mais antigos do Brasil e está ativo desde 2014. Nesta página são discutidas informações relevantes sobre a área e divulgadas estratégias para ajudar no desenvolvimento de habilidades dos demais membros.

Sociedade Brasileira de Copywriting

Disponível no LinkedIn, além de você conhecer tudo sobre a SBCopy, aprende novidades sobre o mundo dos copywriters e quais as novidades para cada temporada, e pode entrar em contato com diferentes nomes para expandir o seu networking.

Grupo no WhatsApp: Copywriters/redatores

De acordo com os criadores do grupo para WhatsApp, o Copywriters/Redatores foi criado especialmente para debater sobre diversos assuntos, divulgar oportunidades de emprego, conquistar novos parceiros e obter feedbacks.

Criadores de conteúdo WEB

Mais uma comunidade do Facebook, esta permanece ativa há muitos anos e reúne um conglomerado de nomes de peso na rede social. Por ser ativo, você pode tirar dúvidas sobre o que desejar com os demais membros, aprender sobre copy e verificar oportunidades de emprego.

Os membros interagem frequentemente com todos os posts, portanto, se você quer encontrar excelentes clientes, este é um dos melhores locais para isso, desde que avaliado o perfil de cada um com atenção.

Dominar um copywriting mestre é o desejo de muitas pessoas que escrevem há anos na internet. Com todas as técnicas e estratégias apresentadas pelo Jornal do Marketing, você tem a oportunidade de colocá-las em prática para aumentar o seu repertório e crescer no seu segmento.