Já está na hora de planejar festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce! Não por acaso, é uma ótima época para o varejo, e o comércio eletrônico também tem resultados incríveis de faturamento que começam na Black Friday, Natal até a passagem de ano. São momentos para se estar atento e com as estratégias de marketing de vendas afiadas para conquistar o consumidor.
De início, as empresas olham seus resultados anteriores, cenários econômicos e se atualizam das tendências de compra do brasileiro a cada ano, para melhorar seus produtos e vender mais. Deseja se preparar e não perder a oportunidade quando chegar o fim do ano? Confira tudo sobre como aproveitar mais as festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce a partir de agora!
Como aumentar as vendas durante as festas de Fim de ano?
As compras pela internet no fim de ano só crescem e uma forma de manter isso é se planejar meses antes da concorrência, traçar os objetivos. Mesmo que sejam necessárias mudanças na hora de divulgar a campanha, você pode se adiantar ao preparar o estoque, por exemplo.
O fim do ano é o período que os consumidores brasileiros preferem encomendar suas compras pelo celular mesmo, onde o seu e-commerce aparecerá. Durante isso, temos a Black Friday, o pagamento do 13º salário, confraternizações, Natal, Réveillon e presentes para toda a família, e alguns métodos de pagamento podem ser bem atrativos para quem precisa fazer uma compra grande.
Quais são os produtos que mais vendem durante as festas de Fim de Ano?
Ao iniciar o preparo das festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce, planeje o estoque de itens para festas, bebidas e alimentos. Assim, você poderá atender a demanda conforme o nicho de mercado que atua. Os produtos mais vendidos no fim do ano são:
- Alimentos natalinos, tais como o panetone, massas e pães, carnes nobres como o chester, peru e frango;
- Bebidas variadas, como refrigerantes, sucos, vinhos, espumantes, e cervejas;
- Eletrônicos como smartphones, notebooks, video games, relógios;
- Roupas e calçados, bem como vestuário para utilizar nas festas de fim de ano;
- Brinquedos. Os mais comuns jogos de tabuleiro, bonecas, jogos e brinquedos educativos;
- Decoração de festas e itens festivos usados nas confraternizações de empresas e reuniões familiares;
- Cartões-presente da Netflix, Apple, Xbox, Play Store, PlayStation, etc.
Seja qual for o destino da compra, estes produtos mais vendidos no fim do ano são realmente variados e perfeitos para atender consumidores finais (persona e público-alvo). Consequentemente, são os que geram mais lucros para as lojas de novembro a janeiro.
Qual a importância das Festas de Fim de Ano para impulsionar seu E-commerce?
Durante todo o ano o balanço das vendas num comércio fica menos expressivo e suas vendas de fim de ano com e-commerce são maiores. Os comerciantes apostam no fechamento positivo do ano em busca de retomarem suas atividades mais movimentadas, como o mercado de decorações, por exemplo.
É o momento perfeito para os lojistas apresentarem seus produtos mais vendidos no fim do ano e faturarem em seu e-commerce. Muitos consumidores preferem gastar mais em certos períodos do que em outros, esperam melhores oportunidades de comprar um eletrônico na Black Friday.
10 dicas para aumentar as vendas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce
O primeiro passo, é traçar as metas de venda que façam sentido para a empresa, e aproveitar as festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce. Parte das dicas está relacionada com ter o estoque previsto, portanto confira estas 10 dicas!
Variar opções de pagamento
Uma forma de aproveitar as festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce é facilitar a jornada do consumidor ao otimizar a página de vendas. Inclua mais opções de pagamento além do cartão de crédito e boleto, como as carteiras digitais Samsung Pay, Google Pay, Pay Pal e outros. Uma das possibilidades futuras é disponibilizar Pix parcelado, o que pode atrair mais vendas num período de alta demanda.
Focar no SEO
Trabalhe na velocidade de carregamento das páginas, uploads de imagens do produto com a melhor qualidade possível, usar palavras-chave certas em conjunto com as de long tails. Use o nome do seu produto e uma característica, como a cor, tamanho e marca. Pesquise palavras mais usadas no seu nicho e alinhe todas elas com o tema de festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce.
Trabalhe na melhor experiência do cliente
Sempre falamos por aqui na importância de estratégias de melhor experiência para o cliente. O seu site de e-commerce tem boa navegação para smartphones? Ter um site responsivo é essencial durante os abundantes acessos em datas como a da Black Friday. Além das técnicas de SEO, faça ajustes na personalização, seja no atendimento por chatbots e inteligência artificial ou nos próprios anúncios.
Valorizar os produtos mais vendidos no fim do ano
Se destaque da concorrência ao aproveitar as festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce valorizando o que ele tem. Mostre que você oferece produtos com qualidade diferenciada, com atendimento personalizado para resolver o problema e vender o que o cliente deseja ter como presente. Ofereça brindes ou descontos progressivos – estratégia promocional onde o cliente compra mais quantidades de produtos e paga menos no final.
Intensificar as promoções
Em conjunto com a dica anterior, reforce suas melhores promoções de itens temáticos de Natal em conjunto com produtos de menos saída durante as festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce. É bom aproveitar para oferecer aqueles que o comprador possa se interessar, até para movimentar o seu estoque e atualizar as mercadorias.
Manter os clientes conquistados
Outra forma de aproveitar as festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce é fazer ofertas exclusivas, anúncios e abordagens personalizadas. Isso custa menos do que ir atrás de novos clientes. Faça campanhas com mensagens e retargeting para reconquistar visitantes que não ficaram satisfeitos com um preço anterior.
Ofereça cashback
O cashback é um benefício atrativo nas festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce, pois permite ao consumidor receber de volta uma parte do que pagou pelo seu produto. Se isso não for compatível com a sua empresa online, talvez seja melhor investir numa estratégia de marketing poderosa de fim de ano.
Black Friday
Todo mês de novembro a Black Friday antecede as festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce e aquecer o negócio online para as grandes procuras por ofertas melhores. Algumas dicas para e-commerce se preparar para a Black Friday são:
- Preparar os conteúdos, anúncios, promoções e ofertas, além do estoque;
- Otimizar o site para que a navegação seja eficiente pelo celular, computador, tablet;
- Testar a página de pagamento, ver se é fácil de navegar e se há poucas etapas para pagar com segurança;
- Fortalecer as estratégias de SEO.
Lembre-se que a Black Friday movimenta bilhões de transações. Aproveite-a bem como nas festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce, e aquecer toda a equipe envolvida. Combine de renovar o estoque e o conteúdo e, principalmente, estar preparado para gerenciar a onda de pedidos no site.
Redes Sociais
As redes sociais são um dos canais mais poderosos durante as festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce! Você pode e deve utilizá-las, patrocinar posts no Facebook. Fortaleça o SEO em postagens no Instagram, vídeos curtos, legendas que fazem o consumidor decidir rapidamente pela compra. Os anúncios, em resumo, atraem cliques diretos à página do produto.
Curbside pickup e comprar online e retirar na loja
A estratégia de comprar online e retirar na loja física sem o cliente sair do carro é interessante durante as festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce. Pois as pessoas querem agilidade em meio às inúmeras demandas para entregar em casa. Além do curbside pickup, a tática “comprar agora, pagar depois”, gera menos taxas para o cliente.
Com estas 10 dicas antecipadas para as vendas de fim de ano, quais são as suas expectativas? Siga essas estratégias nas festas de fim de ano para impulsionar seu e-commerce em 2023 e ter sucesso para atender todas as demandas da Black Friday, do Natal, Réveillon e outras comemorações de fim de ano. Leia mais dicas no Jornal do Marketing para começar cedo suas campanhas!