Utilizar estratégias de marketing digital é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a experiência do cliente. Esse é um fator fundamental para o sucesso de uma empresa, marca ou produto, por isso, há a urgência de investir nesse setor, para assim aumentar tanto os lucros quanto a visibilidade da sua empresa.
Neste conteúdo, especial que o Jornal do Marketing preparou, você verá as principais estratégias de marketing para melhorar a experiência do cliente, qual sua importância, como as redes sociais podem ajudar e muito mais. Confira!
Qual a importância do marketing digital na experiência do cliente?
O marketing digital é de grande importância para melhorar a experiência do cliente, pois permite a personalização, acesso fácil à informação e diversas outras possibilidades. Ele oferece diversos benefícios e vantagens para a empresa e cliente, que podem incluir:
- Geração de leads;
- Aumento de vendas;
- Feedbacks;
- Avaliações;
- Engajamento.
Esses são apenas alguns benefícios que se dá a importância do marketing digital na experiência do cliente. Geralmente, o marketing digital possibilita que gestores de negócio e empresários personalizem mensagens e interajam com seus clientes de modo conveniente.

Imagine que uma loja física voltada para calçados, não utiliza outro canal de comunicação além do telefone. Essa limitação pode resultar na perda de vendas e nesse contexto, o marketing digital é a resposta para seus problemas, visto que as mídias digitais possibilitam mensagens instantâneas, acesso rápido à informação e mais.
Quais estratégias usar no marketing digital para melhorar a experiência?
Existem diversas estratégias de marketing que podem te ajudar a melhorar a experiência do cliente. Algumas delas incluem a entrega de um bom atendimento, automação, personalização e outros. Confira algumas dicas, abaixo:
1- Automação
Existem diversas ferramentas que podem auxiliar e automatizar o atendimento ao cliente. Com eles é possível enviar e-mails automatizados para os clientes que impliquem em ações como a venda.
2- Atendimento de qualidade
O atendimento é um dos principais fatores que aumentam as possibilidades de venda. O professor universitário Philip Kotler traz a seguinte afirmação: “Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los”. Isso significa que entregar um bom atendimento é tão importante quanto entregar um produto ou serviço de qualidade.
3- Integração de canais de comunicação
É essencial que o site da loja conte com canais de comunicação integrados. Existe a possibilidade de integrar chat, WhatsApp e links diretos no site. Dessa maneira, os clientes têm fácil acesso à comunicação.
4- Monitorar campanhas
Monitorar as campanhas é um modo de saber quais estratégias de marketing digital para melhorar a experiência do cliente estão dando certo. Uma das maneiras de realizar essa análise é por meio dos feedbacks.
5- Investir no pós-compra
O trabalho não termina após a compra. Existe a possibilidade de conquistar a fidelidade de mais um cliente por meio do marketing digital utilizando o e-mail marketing, mensagens personalizadas e outros.
Diversas empresas de variados portes como a Amazon e Magazine Luiza utilizam a estratégia do e-mail marketing para fidelizar clientes. A Amazon, por exemplo, envia e-mails com produtos que o usuário pesquisou no site e recomenda alguns que possam ser interessantes para o cliente.
Como as redes sociais ajudam a melhorar a experiência do cliente com o marketing digital?
As redes sociais podem desempenhar um papel fundamental na melhora da experiência do cliente. Confira abaixo algumas maneiras que as mídias sociais podem ajudar a conquistar seu público-alvo.
- Feedbacks;
- Engajamento;
- Comunicação direta;
- Conteúdo personalizado;
- Construção de público.
É inegável que as redes sociais são meios valiosos de divulgação para empresas. A melhor parte, é que você pode encontrar seu público-alvo nas mídias sociais, como o Pinterest, Facebook e Instagram.
Como o marketing digital pode melhorar a experiência do cliente?
O marketing digital pode melhorar a experiência do cliente de diversas maneiras. Uma delas é a possibilidade de um atendimento rápido e eficiente, e uma delas é o chat integrado ao site ou o WhatsApp, por exemplo.

Outra vantagem, é que o cliente tem acesso facilitado às informações da empresa. Caso tenha um site, blog ou redes sociais, o usuário que procura por um serviço ou produto que ofereça, certamente encontrará sua marca.
Assim, considere as dicas citas durante o texto e claro, converse com sua equipe de marketing ou comunicação para definir estratégias assertivas para captar mais leads, fidelizar clientes, e claro, aumentar suas vendas. Para ter mais insights, continue navegando no Jornal do Marketing e veja outros conteúdos essenciais.