O momento de desenvolver um texto é extremamente agradável, mas desafiador devido ao problema de tangenciamento. Para criar um artigo completo, é fundamental entender o tema em questão, realizar pesquisas em fontes confiáveis e também assistir a vídeos para entender sobre o conteúdo.
Além disso, fugir do tema principal é um erro grave, que pode reduzir as pontuações de ranqueamento do site no buscador. Afinal, se os usuários saem da página em segundos, o Google entende que aquele conteúdo é irrelevante o suficiente e derruba as posições dele nas buscas orgânicas.
O que é Tangenciamento?
O tangenciamento é o desvio do assunto proposto por um artigo. Ou seja, o escritor possui o tema “como atrair atenção dos usuários na internet?”, e aborda conceitos sobre o meio digital sem considerar o contexto solicitado pela heading. A explicação fica confusa e a resposta que precisa aparecer no início do parágrafo é vista somente no final do conteúdo.
Fugir do tema não é raro e isto pode acontecer pelo fato de não se compreender adequadamente o conceito ou não realizar pesquisas suficientes sobre o assunto. Dessa forma, as explicações ficam confusas, muito curtas e não passam a mensagem desejada ao leitor.
Consequências do tangenciamento
Quando o tangenciamento acontece, existem chances de o texto ficar confuso e o leitor perder a paciência e simplesmente procurar um site melhor que forneça a resposta em instantes. Não é muito difícil encontrar páginas que tangenciam frequentemente da resposta solicitada no “H2”, que fazem uma introdução longa ao invés de apresentar as informações necessárias.
Além disso, o fato de ocorrer a fuga do tema apenas mostra ao leitor que o escritor não tem domínio do que está escrevendo. Isto porque o texto evidencia a insegurança e o medo de apresentar dados errados pela falta de pesquisa, leitura e análise do que é questionado pela heading.
5 dicas para evitar o tangenciamento
Evitar o tangenciamento permite garantir que os usuários consigam realizar uma leitura assertiva das informações presentes no artigo, e tirem as dúvidas que possuem sem procurar um site concorrente. Prevenir esta falha é benéfica ao domínio em questão que consegue subir posições no ranqueamento, pois o leitor considera o material relevante, assim como o Google.
Pesquisa de informações
Pesquisar as informações sobre o que o texto solicita é indispensável para desenvolver um artigo de qualidade, com dados estatísticos e fontes confiáveis para não cometer tangenciamento. Ter embasamento na criação de um artigo é fundamental para passar segurança aos usuários e mostrar que se entende do assunto.
Interpretação das perguntas presentes nas headings
Entender o que está presente nas headings é essencial para conseguir formular a resposta ideal à pergunta. Caso existam dúvidas, você pode realizar inúmeras pesquisas na internet a respeito do tema para desenvolver um parágrafo completo, enriquecido e que faça sentido para você e ao seu futuro leitor.
Leitura em voz alta e ativa
A leitura ativa e feita em voz alta auxilia na análise criteriosa de possíveis erros de tangenciamento. Com isso, você sabe se está fugindo do tema ao criar introduções longas ou respondendo o que se pede sem desviar do assunto.
Explicação do que é: conceito
É muito comum que determinados artigos questionem sobre o que é X item, e é neste tipo de pergunta que se deve dar o conceito do conteúdo. Por exemplo: “o que é um botão e para que serve?”, o botão é um objeto circular que pode conter 4 furos em sua superfície e tem a finalidade de ser costurado em peças de roupas para fechá-las. Deste modo, o mesmo deve ser feito nos artigos que você tem a intenção de desenvolver.
Uso de fontes confiáveis
Nem sempre é possível encontrar boas fontes pela internet, por isso, o recomendado é analisar os sites ORGs, governamentais e acadêmicos. Com estas opções, você tem a possibilidade de apresentar o conceito e trabalhar com complementos das informações para enriquecer o texto.
Por mais que existam temas fáceis de escrever, é indispensável ter atenção ao que é desenvolvido a fim de evitar o tangenciamento. Afinal, por mais que se tenha entendimento sobre um assunto, pode acontecer do escritor não entender o conceito e informações exclusivas que poderiam ser inseridas no material são deixadas de lado.
O tangenciamento é um erro que pode prejudicar inteiramente um artigo, seja ele acadêmico ou voltado para sites. Através do Jornal do Marketing, você entende mais a respeito desse problema e sabe o que pode fazer para desenvolver materiais únicos que mudem ainda mais a vida dos seus leitores!