Utilizar estratégias de marketing digital é essencial para impulsionar vendas no e-commerce Graças a isso, é possível alcançar este e outros objetivos relacionados ao comércio eletrônico, assim como também a quaisquer empreendimentos.
Com o crescimento do e-commerce e a influência que ele obteve sobre os consumidores, muitos empresários optam por abrir um negócio online para alcançar um número maior de pessoas. Neste artigo, o Jornal do Marketing preparou um guia de como utilizar estratégias de marketing digital para impulsionar vendas no seu e-commerce. Acompanhe!
Quais são os objetivos do marketing digital para e-commerce?
O marketing digital visa atingir uma variedade de objetivos no contexto do e-commerce. Essas estratégias auxiliam no aumento da visibilidade de um negócio virtual ou físico, ao fazer uso de ferramentas que a internet dispõe para comércios. Alguns dos principais objetivos do marketing incluem:
- Aumento de visibilidade da marca;
- Aumento de vendas;
- Geração de leads;
- Aumentar o engajamento da marca.
No geral, o marketing digital desempenha um papel fundamental no e-commerce e é algo que todo o empreendedor deve investir, principalmente se o principal objetivo é obter reconhecimento de marca.
Por exemplo, se um empreendedor acabou de abrir um negócio de e-commerce e deseja obter clientes, gerar leads e conquistar uma boa visibilidade de marca, ele deve utilizar estratégias de marca que incluem o uso das mídias digitais, SEO e tráfego pago.
Como ter um plano de marketing digital no e-commerce?
Desenvolver um plano de marketing digital estratégico e eficaz é crucial para seu e-commerce alcançar metas comerciais. Para isso, é fundamental conhecer seu público-alvo e estudar o comportamento deles.
Incluir as mídias sociais no plano de marketing é fundamental. No entanto, é importante definir estratégias específicas para cada plataforma. Vale ressaltar que o conteúdo compartilhado nas redes sociais deve ser feito para pessoas.
Estude seu público-alvo para estruturar o marketing digital
Estudar o comportamento do seu público é uma etapa essencial para conquistá-los lá na frente, quando começar a produzir conteúdo e utilizar as estratégias de marketing digital que planejou. Faça isso através de ferramentas de análise de público e por meio de pesquisas.
Principais dicas antes de começar o marketing digital do seu e-commerce
Antes de começar o marketing digital do seu e-commerce é necessário seguir algumas etapas importantes para que as táticas utilizadas sejam eficazes. Confira abaixo algumas dicas:
Defina objetivos claros
O primeiro passo é definir objetivos claros que podem incluir os de sua preferência. Esses podem ser a retenção de clientes, melhorar a visibilidade da marca, orçamento, meta de ganhos e diversos outros.
Foque no público-alvo
Independente do segmento do seu negócio, seu público-alvo deve ser priorizado. Afinal seus produtos ou serviços são direcionados a eles e seu negócio depende deles para crescer.
Monitore as métricas
A monitoração de métricas deve ser feita para que entenda quais são as estratégias de marketing digital que estão dando certo ou não, para que possa fazer ajustes se for necessário. Algumas ferramentas como, por exemplo, o Google Analytics juntamente com o Google Search Console, permitem a análise de resultados em tempo real.
Criar conteúdo relevante
Uma das estratégias mais relevantes do mercado, atualmente, é o marketing de conteúdo – principalmente se o objetivo final for o aumento de vendas e retenção de clientes. Crie um conteúdo que ajude as pessoas de alguma maneira.
5 estratégias de marketing digital mais utilizadas para e-commerce
Diariamente diversas estratégias de marketing digital são amplamente utilizadas para atrair tráfego qualificado para e-commerce. Para te ajudar, reunimos abaixo uma lista com as melhores dicas para converter visitantes em compradores.
Mídias sociais
O uso das mídias sociais são cruciais para qualquer e-commerce que queira obter visibilidade no cenário atual do mercado. As principais redes sociais utilizadas atualmente são o Pinterest, Facebook, Instagram e TikTok.
Programa de afiliados
O programa de afiliados é uma parceria que envolve duas partes, a empresa e o afiliado. O afiliado se inscreve no programa e a cada venda realizada a partir do seu link, ele ganha uma porcentagem.
SEO
O SEO é um conjunto de estratégias que visam um aumento de visibilidade a longo prazo. Ele inclui o uso de palavras-chave de alto volume e lucrativos para alcançar o público que realiza pesquisas nos mecanismos de busca.
Marketing de conteúdo
Como já frisado, o marketing de conteúdo é fundamental para qualquer empreendimento. Ele envolve a criação de artigos de blog, postagens para as mídias sociais e diversos outros.
Tráfego pago
Diferente do SEO, o tráfego pago é uma estratégia mais imediata. Embora dure menos tempo, ele possibilita um alcance maior de público. As melhores plataformas de anúncios atuais incluem o Facebook Ads, Google Ads, Pinterest e outros.
Você acabou de conferir quais são as melhores estratégias para impulsionar vendas em e-commerce. Estude-as antes, faça suas devidas aplicações e crie um plano de marketing para obter melhores resultados.