As estratégias de fidelização de clientes são fundamentais para os negócios. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, o crescimento de taxas com retenção de consumidores varia em cerca de 5%, podendo gerar um grande impacto no seu faturamento e no faturamento da organização, fazendo com que chegue a mais de 90%.
Essa pesquisa mostrou que o significado de investir em suas ações é uma das estratégias de fidelização de clientes, sem contar que é ainda mais barato manter um cliente do que conquistar um do zero.
O que é a fidelização de clientes?
A fidelização do cliente ocorre quando os clientes fazem diversas compras repetidas ao longo do tempo. Contudo, os que são fiéis escolhem fazer negócios com uma certa marca e por muitas das vezes defendem ela contra seus concorrentes.
Para criar toda a ligação com o consumidor, é importante que a empresa tenha estratégias de fidelização de clientes, e faça com que tenha uma experiência excepcional, de forma que voltem sempre. Trata-se de proporcionar um atendimento incrível e personalizado, fazer a antecipação em suas necessidades e também surpreendê-lo em alguns momentos. Os clientes fiéis são aqueles que:
- Fazem diversas compras repetidas;
- Não tenham interesse em seus demais concorrentes;
- Se envolve com a empresa por diversos outros canais;
- Fornecem os feedbacks;
- Defendem sua marca e também recomendam seus produtos e serviços.
É sempre bom lembrar que deve ser cultivado o relacionamento ao longo de todo o tempo, fazendo com que seja oferecida uma experiência única, de forma que as estratégias de fidelização de clientes os valorizem em sua totalidade.
Por que fidelizar clientes é tão importante para um negócio?
Fazer a conquista de novos clientes é muito importante, mas manter os que já são antigos é ainda melhor. Os seus clientes fiéis irão comprar, recomendar para outras pessoas e se tornar verdadeiros embaixadores de toda a sua marca. Aqui vão alguns motivos pelos quais a fidelização de seus clientes é importante para qualquer negócio
- Fazer o aumento da receita de seu negócio;
- Diminuir o custo de aquisição de clientes;
- Fazer a geração de buzz marketing;
- Contribuir para a retenção de seus clientes.
Sem estratégias de fidelização de clientes, o negócio não vai para frente. Quando uma certa empresa consegue fazer com que seus clientes fiquem satisfeitos, sem perceber cria uma relação de lealdade que faz com que continuem comprando seus conteúdos.
Melhores estratégias de fidelização de clientes
Para melhor fazer as estratégias de fidelização de clientes e também impulsionar seu sucesso no negócio, vale a pena conferir uma lista de algumas das melhores estratégias para a fidelização de seus clientes, sendo elas:
- Fazer a identificação do perfil de seu cliente;
- Ter o atendimento personalizado;
- Fazer a monitoração do que o seu cliente fala sobre sua marca;
- Sempre aprimorar a qualidade de seu serviço e produto;
- Ter uma eficiente comunicação;
- Ter um tipo de programa de fidelidade;
- Fazer a antecipação das necessidades do seus clientes;
- Fazer a criação de uma comunidade ao redor de toda a sua marca;
- Ser transparente;
- Fazer com que seja estabelecido a confiança.
Sendo assim, com essas estratégias de fidelização de clientes você conseguirá realizar ainda mais a fidelização, lembrando que também é essencial que tenha o feedback, para que a empresa consiga ver no que deve ser melhorado e pensado para melhor agradar o consumidor
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