Como posso usar o WhatsApp para minha estratégia de marketing digital?

Sumário

Posts relacionados

Como posso usar o WhatsApp para minha estratégia de marketing digital?

Como posso usar o WhatsApp para minha estratégia de marketing digital?

O WhatsApp é utilizado atualmente como estratégia de marketing digital por empresas de variados portes e pode ser a ferramenta ideal para alcançar seu público-alvo de modo eficaz.

O sucesso do marketing digital inclui a implementação de diversas ferramentas digitais como as mídias, por exemplo. O WhatsApp Marketing é um deles, pois oferece uma diversidade de possibilidades para que as empresas possam utilizar como estratégia de marketing digital.

Neste conteúdo, o Jornal do Marketing vai apresentar para você uma maneira de implementar o aplicativo nas demais ações das suas estratégias de marketing, quais cuidados deve ter e muito mais. Acompanhe!

Quais são as estratégias de marketing digital?

Existem estratégias de marketing que podem ser implementadas a fim de promover uma marca, produto ou empresa. Algumas delas envolvem o marketing de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, SEO e o marketing de afiliados. Confira abaixo mais detalhes sobre eles:

1- Marketing de mídias sociais

Essa estratégia de marketing abrange a utilização das redes sociais com o objetivo de promover uma marca. As plataformas e mídias amplamente utilizadas são o Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e diversas outras que desempenham um papel fundamental no marketing de uma empresa.

2- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a distribuição de conteúdo de valor em vídeo, blog, infográficos e e-book, visando o alcance do público-alvo para que a marca se torne autoridade na sua área.

3- E-mail marketing

O e-mail marketing é basicamente o envio de e-mails personalizados para uma lista de contatos para compartilhar conteúdo, promoções e outros a fim de nutrir leads e estimular o público a realizar ações como comprar, por exemplo.

4- SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é um conjunto de práticas utilizadas para possibilitar que os sites apareçam na primeira página dos mecanismos de busca como o Google, por exemplo. A estratégia envolve a utilização de palavras-chave no corpo do texto, meta descrição, tags e outros.

O palestrante, autor e consultor Conrado Adolpho afirma o seguinte: “A melhor forma de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele”. Nesse contexto, pode-se afirmar que o SEO é uma estratégia de marketing digital essencial para a divulgação de qualquer empresa, marca ou produto.

5- Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing digital utilizada por grandes marcas como Amazon e também por outras de variados portes. A marca abre um programa de afiliados para que blogueiros e influenciadores possam se inscrever e divulgar um link personalizado. A cada venda ou inscrição feita por meio do link, o afiliado ganha um valor em dinheiro.

Imagine que uma loja virtual voltada para produtos de cuidados com a pele percebeu que as vendas caíram nos últimos meses e resolveu implementar algumas estratégias de marketing. Nesse sentido, ela pode adotar o marketing de afiliados para que personalidades de destaque possam ajudar a aumentar a visibilidade e vendas da loja.

Qual a função da estratégia de marketing digital?

A finalidade da estratégia de marketing é promover um serviço, marca ou produto através das plataformas digitais para alcançar o público-alvo e outros objetivos estabelecidos.

Qual a função da estratégia de marketing digital?
Fonte/Reprodução: original.

No geral, suas funções também envolvem as seguintes:

  • Fortalecimento de marca;
  • Construir relacionamento com o cliente;
  • Gerar leads.

Um dos principais objetivos da estratégia de marketing digital é aumentar a conscientização da marca, assim gerando leads, vendas, inscrições, seguidores ou alcançar metas pré-estabelecidas.

Como o WhatsApp pode ajudar a aplicar minhas estratégias de marketing digital?

O WhatsApp pode desempenhar um papel fundamental em suas estratégias de marketing digital, indo muito além do atendimento ao cliente. Algumas práticas que podem ser aplicadas envolvem as seguintes:

  • Divulgação de serviços e produtos;
  • Conexão com os clientes;
  • Suporte aos clientes;
  • Mensagens personalizadas;
  • Pesquisas de feedback.

Vale ressaltar que encher os clientes de mensagens diariamente não é a melhor opção. Isso pode afugentar clientes e possíveis clientes fazendo com que desistam definitivamente de comprar seus produtos ou pagar por seus serviços.

Como aplicar minhas estratégias de marketing digital pelo WhastApp?

Para utilizar o WhatsApp Marketing é necessário seguir algumas etapas importantes. A primeira envolve a instalação do WhatsApp Business, ferramenta fundamental para que tudo saia como planejado e os passos seguintes possam ser seguidos.

1- Crie sua lista de contatos

Crie sua lista de contatos após criar uma conta no WhastApp Business e colocar todas as informações necessárias sobre a empresa, produtos e serviços. Você pode disponibilizar o link ou número por meio do site ou redes sociais.

2- Envie ofertas exclusivas

Uma maneira de incentivar os consumidores, é compartilhando ofertas exclusivas. Essa é uma estratégia de marketing digital que pode ajudar no aumento do engajamento. No entanto, é preciso que essas ofertas sejam relevantes para cada cliente.

3- Entregue informações úteis

Você pode utilizar o WhatsApp Marketing enviando informações valiosas para os clientes que incluem dicas, novos produtos, respostas para as perguntas frequentes e outros. Para isso, é necessário serem informações úteis para uso.

4- Mensure as métricas

A mensuração das métricas é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital,  pois ela vai te ajudar a entender o que está dando certo e aplicar estratégias diferentes ou fazer alguns ajustes considerando os dados obtidos.

Quais cuidados devo ter?

Com a implementação de estratégias no uso do WhastApp Marketing, é fundamental tomar alguns cuidados. Isso é crucial para assegurar que as mensagens enviadas sejam eficazes, gerando resultados satisfatórios. Por isso, é necessário considerar algumas questões que incluem:

  • Evitar spam;
  • Respeitar seus clientes;
  • Enviar um número adequado de mensagens;
  • Escrever mensagens adequadas.

Evitar spam e respeitar a privacidade do cliente é fundamental para evitar a perda de vendas, além de proporcionar uma boa experiência e contribuir para construir a boa reputação da marca. Considerando esse fator, a estratégia de marketing digital será mais eficiente.