Entendendo o Conceito de E-commerce de Nicho

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Entendendo o Conceito de E-commerce de Nicho

E-commerce de nicho corresponde a modalidade de marketing e negócio responsável por atrair um público específico. Sua atuação é diferente do mercado de massas, que busca atingir os mais variados tipos de perfis de pessoas. Ao focar toda sua energia e recursos em um público segmentado, ele acaba por possuir vários pontos peculiares a serem analisados.

Em um mundo recheado de informações como o atual, o e-commerce de nicho se mostra bastante forte, pois o ambiente virtual permite que este tipo de negócio seja próspero. A fim de conhecer mais sobre esta modalidade e saber como aplicá-la em seu negócio? Acompanhe o artigo!

O que é E-commerce de Nicho?


E-commerce de nicho é a denominação dada ao segmento de mercado que visa atender um perfil de público específico. Sua atividade consiste em comercializar produtos que não são ofertados em estabelecimentos que atendem um público-alvo mais massificado. Exemplo básico disso são as empresas que comercializam action-figures, no qual possuem como público-alvo nerds que gostam de colecionar bonecos dos filmes, séries ou animes que eles mais gostam.

O E-commerce de nicho é o contraponto de outra modalidade de marketing muito conhecida, o e-commerce de massas. Este tipo de negócio age de forma a buscar agradar o público mais abrangente, capaz de possuir os mais variados gostos e consumir os mais diferentes produtos. Um exemplo clássico desse tipo de negócio são as lojas do varejo de moda, como a Riachuelo, Renner e C&A. 

Elas possuem um estoque bastante variado, com o intuito de atingir um público amplo e conseguem abranger quem gosta de moda praia, elegante, casual e até mesmo quem gosta de cultura nerd, com um alto vestuário de adereços de filmes, animes e séries. 

Quais os benefícios de investir em E-commerce de Nicho?

Inicialmente o principal benefício que é válido mencionar do e-commerce de nicho é o alto grau de fidelidade que ele proporciona em relação a sua clientela. Ao atingir um público-alvo mais segmentado, o e-commerce de nicho faz com que pessoas que não encontram muitas opções de compra para adquirir o produto que elas querem ir mais vezes a um estabelecimento específico atrás daquilo que tanto almejam consumir.

Um ponto que é válido mencionar, é que as atividades do e-commerce de nicho só puderam ser executadas, por conta da população que as mídias digitais tiveram. Outro benefício evidente do e-commerce de nicho é o alcance que as mídias digitais proporcionam, capaz de encontrar um público consumidor em várias regiões do mundo.

Por fim, no e-commerce de nicho existe uma baixa concorrência por ter um público-alvo segmentado. Muitos não apostam neste tipo de mercado, o que faz com que os indivíduos que embarcam nesse mundo possam tomar mais riscos, tentarem inovar mais, pois dificilmente terá sua clientela preterida por outro concorrente.

Quais são os E-commerce de Nichos mais lucrativos?

Até o momento, ficou perceptível no texto como o e-commerce de nicho possui várias qualidades, no qual podem fazer com que muitos acabam se interessando em entrar nesse mundo. Entretanto, uma dúvida que ronda várias pessoas é saber quais nichos proporcionam o maior lucro aos empresários do ramo.

Quais sao os E commerce de Nichos mais lucrativos Entendendo o Conceito de E-commerce de Nicho
Fonte/Reprodução: Original

Antes de falar a respeito dos segmentos mais lucrativos, é essencial alertar que não adianta escolher um e-commerce de nicho somente por conta do possível retorno lucrativo que ele pode ter, mas também por outros pontos bastante relevantes, com a afinidade e até gosto que você possa ter com ele. 

Caso se meta com um mercado que não goste ou que não possua nenhuma habilidade, pode ocasionar uma péssima performance, como consequência final uma suposta quebra em sua empresa.  Confira a lista abaixo:

Comida e Alimentação

De acordo com a Pirâmide de Necessidades criadas pelo renomado psicólogo Alfred Marlsow, comer é uma das necessidades básicas do ser humano e, por conta disso, investir em um negócio de alimentação sempre será algo pouco arriscado. Inicialmente, é válido encontrar um público específico para ofertar seus produtos.

Uma alternativa boa é criar um negócio focado em produzir e comercializar comidas vegetarianas. Em um país como o Brasil, que de acordo com uma pesquisa realizada recentemente pelo Ibope, possui 14% da população que se identifica como parte deste grupo, tentar segmentar um negócio para esse público pode ser bastante lucrativo.

Video – Games

O negócio de games é algo que evidencia muito o ponto mencionado a respeito de como as mídias digitais impulsionam o surgimento de mercados cada vez mais segmentados. Ele consegue ser algo fechado, mas que em um certo grau atinge um patamar de massa. No meio dessa dicotomia, ele acaba como uma alternativa interessante para quem quer investir em um e-commerce de nicho.

Um segmento interessante nesse nicho é ofertar produtos para um público feminino, apesar do senso comum considerar a prática de jogar vídeo game como algo majoritariamente masculino, de acordo com pesquisa 69,80% das mulheres no Brasil possuem o hábito de jogar videogame de uma forma recorrente.

Moda e Vestuário

Se vestir é uma outra necessidade básica, seja para agasalhar-se no frio ou até mesmo não sentir tanto calor, a moda acaba como um item básico de nossas vidas. Muito além do campo de sobrevivência, a moda impacta a forma de se expressar das pessoas, pois muitas vezes é por meio de suas peças de roupas que elas mostram um pouco de sua personalidade.

Em meio a isso, um e-commerce de nicho muito criativo consiste em roupas para um público específico, como o nerd. Ao levar em consideração que eles são um grupo bastante apaixonado pelas coisas que gostam, acabam por ser mais suscetíveis a comprarem algo que representem bem aquilo que gostam. 

A partir da compra de uma roupa, eles manifestam para as demais pessoas um pouco dos seus gostos. Ficou perceptível neste tópico que as opções de e-commerce de nicho conseguem ser segmentadas e abrangem ao mesmo tempo, ao passo que também consegue atingir um público-alvo forte, mas que muitas vezes acabam sendo negligenciados por entidades comerciais mais tradicionais.

3 ideias de E-commerce de Nichos para investir

Após conhecer e-commerce de nichos com potenciais de serem muito lucrativos, vamos falar a respeito de ideias e segmentos interessantes que valem a pena investir grana, tempo e energia. Para reforçar a ideia do tópico anterior, apesar desses ramos garantirem um retorno financeiro maior, é necessário que eles sejam bem executados ou do contrário só dará prejuízo.

3 ideias de E commerce de Nichos para investir Entendendo o Conceito de E-commerce de Nicho
Fonte/Reprodução: Original

O e-commerce de nichos possui uma subdivisão bastante parecida com a de outras formas de comércio, no qual são separadas em comércio e prestação de serviços. Confira abaixo a lista de ideias de negócios online para se investir:

Consultoria Educacional

Em um mundo recheado de informações, mas que não conseguem se conectar de forma que agreguem conhecimento prático para as pessoas, a consultoria educacional acaba sendo uma opinião viável, pois a partir da curadoria de um especialista na área, poderá ensinar algum outro indivíduo a aprender algo que ele pretende saber.

Caso você saiba falar uma outra língua, conseguiu passar em um vestibular ou concurso muito disputado, ou sabe alguma habilidade muito valorizada, pode ofertar aulas online de forma particular ou até mesmo gravadas para outras pessoas.

Produtos de Tecnologia

Ao se tratar de um mercado tão moderno como o e-commerce de nicho, os produtos de tecnologia claramente não devem ficar de fora, sendo um segmento bastante amplo, na qual possibilita para quem for investi-lo, conseguir faturar altos valores. Uma das práticas mais recomendadas, até para quem não tem dinheiro para abastecer um estoque grande de produtos, é se filiar a uma distribuidora de produtos eletrônicos.

Por exemplo, se você tem um blog que fala de celular e computadores, pode firmar uma parceria com empresas do ramo por meio de um link de redirecionamento incluso em suas postagens, na qual cada compra efetuada por ele tem uma pequena distribuição da venda para o blog que linkou a compra, como uma forma de comissão.

Produtos para animais domésticos

Ao levar em consideração o fato de que em nosso país, de acordo com o Instituto Pet Brasil, existem 149,60 milhões de animais domésticos, sendo a terceira maior “população” de pets do mundo, investir em um negócio focado nos bichinhos possui uma alta probabilidade de retorno financeiro, principalmente porque os seus donos não poupam muito dinheiro com seus animaizinhos.

Focado em comercializar produtos básicos, como coleiras e bolinhas de brinquedo, um negócio pet consegue fomentar uma clientela cuidadosa e que fideliza de maneira muito fácil as empresas que elas mais gostam. Para se ter ideia o quanto esse mercado é gigante, no ano de 2022, ele faturou um total de R$3,60 bilhões de reais. 

Ao decorrer do texto ficou perceptível o quanto o e-commerce de nicho é um ramo bastante promissor que possibilita uma formação de uma clientela mais fiel, com pouca concorrência e muitas vezes não apresenta muitas barreiras de entrada para novos comerciantes. 

Entretanto, para obter um bom rendimento lucrativo nesse segmento, deve-se ser bem executado. Caso você tenha interesse e queira saber mais sobre o mundo do marketing, acompanhe o Jornal do Marketing!