O marketing digital dispõe de diversas ferramentas e pode-se dizer que a personalização em e-commerce é um dos elementos mais importantes para o aumento de vendas, retenção de clientes e outros.
Para te ajudar a entender sobre o assunto, o Jornal do Marketing trouxe um guia sobre a personalização em e-commerce e você vai entender qual a sua importância, como fazer e muito mais, confira!
O que é a personalização no E-commerce?
A personalização em e-commerce refere-se ao tratamento exclusivo dado para cada cliente ou cliente em potencial. Ela é voltada para fornecer as necessidades individuais de cada pessoa, bem como suas preferências e expectativas.
Em linhas gerais, esse elemento é um dos mais essenciais para o crescimento de qualquer empreendimento e atualmente é utilizado por empresas de variados portes como o iFood, Amazon e outros.
A consultora de carreiras Lenora Santos afirma: “A personalização é o que mais atrai e fideliza os clientes”. Sendo assim, investir em ferramentas para a personalização é imprescindível para qualquer negócio online.
Qual a importância da personalização em E-commerce?
A personalização em e-commerce é de grande importância para empresas de grande, médio e pequeno porte, pois agrada os clientes além de atender suas expectativas e desejos.
Imagine que uma empresa de produtos para a pele construiu sua marca ao longo do tempo e pretende atender seus clientes com base nas suas necessidades. Assim, o ideal é recorrer à personalização para enviar e-mails e mensagens com sugestões específicas para cada cliente.
Por exemplo, o consumidor pesquisou no site da loja por hidratantes faciais para a pele oleosa e fechou a página sem comprar nada. Nesse sentido, o ideal é que a loja envie sugestões de produtos conforme o que foi pesquisado.
Como fazer a personalização em E-commerce?
Existem diversos meios de fazer a personalização em e-commerce e felizmente existem alguns elementos para ajudar nesse sentido. O MailChimp, por exemplo, é uma plataforma de e-mail marketing que dispõe de diversas ferramentas para gerar leads e criar e-mails personalizados.
O WhatsApp Business também é uma ferramenta voltada para negócios que pode ajudar no processo de personalização enviando mensagens personalizadas, conforme o interesse de cada cliente.
Dicas de personalização para e-commerce
Existem algumas dicas que podem ser aplicadas na personalização em e-commerce. Além do excelente atendimento que deve ser oferecido aos clientes e não clientes. Assim confira abaixo algumas dicas:
1- Site responsivo
O site responsivo é fundamental para qualquer e-commerce, site ou blog. Por isso, o layout deve ser adaptado para os smartphones e isso deve ser considerado ao montar ou comprar um layout.
2- Priorize a navegabilidade do site
É fundamental que o site seja de fácil navegação. Considere cores de letras legíveis, além de um layout mais simples, visto que grande parte dos consumidores estão acostumados a comprar online através dos seus celulares.
3- E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das melhores e mais assertivas estratégias do marketing digital que funciona muito bem para blogueiros, criadores de conteúdo e principalmente, para a personalização em e-commerce. Por meio dele é possível personalizar e-mail para cada categoria de clientes e potenciais clientes considerando seus interesses.
4- Pós-venda
O atendimento não acaba após a venda e muitos erram em não dar a devida atenção a esse fator. O pós-venda envolve a chegada do produto ao remetente, responder às dúvidas e enviar mensagens e-mails personalizados.
5- Campanhas personalizadas
Atualmente o mercado online tem acesso a diversos canais para criar campanhas personalizadas. Invista em anúncios personalizados para alcançar seu público de maneira positiva.
Ao implementar as dicas citadas para a personalização em e-commerce, não se esqueça de considerar as principais necessidades do seu negócio e dos seus clientes. Continue acompanhando o Jornal do Marketing para ficar por dentro das tendências do e-commerce e fazer seu negócio crescer.