UI design é de grande importância na interface do seu E-commerce, e quando não é aplicado corretamente pode afetar a experiência do usuário e assim acabar por perder vendas. Por isso, vale conhecer o processo e saber se você mesmo pode fazer, ou se é melhor contratar um profissional.
Você sabia que existe uma área de atuação exclusiva para melhorar a navegação de um site? É sobre o design de interface do usuário que acessa o seu site de e-commerce, um tema essencial para todo negócio online manter o interesse do público no seu produto sem problemas para navegar nas páginas.
O que significa Design de Interface (UI)?
O UI é a sigla, em inglês, para User Interface. Traduzindo, é o Design de Interface. O UI é uma das duas áreas onde se trabalha em melhorias de uso de qualquer tipo de produto online, seja um site ou aplicativo. Se trata de um processo de criação de interface que seja fácil de entender, procurar e achar tudo o que o consumidor deseja.

É nesse sentido que o profissional de UI design atua. E você provavelmente já ouviu falar do UX, outra área que foca na experiência do usuário. Porém, a diferença entre UI e UX é que enquanto o design UX atende as necessidades do usuário, o UI traz elementos visuais com os quais o consumidor irá interagir.
Quais são as diretrizes do UI?
Para que se possa aplicar o UI design corretamente e ter uma boa interface, é necessário que você siga alguns princípios básicos. Eles envolvem entendimentos sobre como o design do seu site deve ser para receber bem os usuários. Abaixo explicamos rapidamente as diretrizes do UI no e-commerce.
Feedback visual
Uma das diretrizes do UI é proporcionar a mudança de elementos na tela toda vez que o usuário clicar em um botão. Assim, ele visualizará que uma página mudou para outra. A mudança de cor tem que ser bem visível. Mas, o que importa é que o sistema deve enviar uma resposta instantânea do que acontece conforme o usuário interage.
Hierarquia no design de interface
A hierarquia visual é outra das diretrizes do UI, uma vez que existe uma ordem para dispor os elementos e as informações que irão direcionar o usuário. Tal como o uso de diferentes cores, fontes e tamanhos de um título para um subtítulo.
Consistência e padrões
Um site de e-commerce deve seguir a consistência e padrões como diretrizes do UI design, pois a interface precisa estar clara e padronizada com termos que o público conhece. Então, ao criar uma interface, siga um sistema de interface familiar.
Facilidade de navegação
Um site com facilidade de navegação é essencial na hora de criar interfaces e investir no UI. Os consumidores que acessarem seu portal devem conseguir navegar de uma página para outra com facilidade e encontrar as informações que procura.
Importância de um bom UI
A criação de um bom UI design é importante porque permite que o usuário (qualquer pessoa que quer comprar online) acesse o site do seu e-commerce e navegue com facilidade. Ao ter botões mais intuitivos você consegue conduzir o usuário até os seus produtos mais rapidamente.

A ideia principal é ter um e-commerce organizado. Assim como uma loja física que precisa estar limpa e arrumada para receber bem os clientes, o seu site de vendas poderá vender mais se ordenar as páginas, informações e produtos a poucos cliques.
Dicas para melhorar o UI do seu e-commerce
A criação de um design de interface, o UI no seu e-commerce, será a partir de um profissional de UX. Mas, além de contratá-lo, você pode alinhar os seus objetivos com as necessidades dos seus clientes ao praticar estas dicas para melhorar o UI:
Entenda o problema e trace os objetivos
Se o seu e-commerce não está bem-sucedido, reúna com a equipe e busque um profissional ou empresas online de design UI. Alinhe, também, os objetivos que você tem sobre a marca. Mesmo que a parte do design feita por um especialista, a interface do e-commerce precisa ter a cara da marca.
Entenda o comportamento do usuário
Entender o comportamento do consumidor é uma tarefa do designer de UI, como também do e-commerce. É possível realizar entrevistas ou testes que apresentam uma jornada de compra para analisar como o usuário se comporta até concluir uma tarefa dentro do site ou aplicativo.
Siga um padrão e mantenha a consistência
Os consumidores online costumam acessar um site olhando, primeiramente, todo o topo desse site e na horizontal. Seguem os olhos na linha de baixo e, depois, numa linha reta na vertical. Ou seja, é como se fizessem um “F” com os olhos. Portanto, o UI do seu e-commerce deve seguir esse padrão e mostrar as informações mais importantes ali.
Faça benchmarking
Na criação de UI para o seu e-commerce ter sucesso, você pode se inspirar em empresas do mesmo nicho de mercado que o seu. O benchmarking é uma estratégia de marketing onde se toma como referência outros sites e aplicativos. São observados elementos, cores, tipografia, botões, que podem ser replicados, mas personalizados em outro e-commerce.
Crie CTAs atrativos
Os botões com chamadas para ação (CTA) são, particularmente, elementos essenciais numa jornada de compra. Eles devem ser posicionados estrategicamente num site ou aplicativo, mas com uma expressão ou palavras que atraem o usuário e o faça clicar imediatamente.
Facilite alterações no carrinho
É comum um cliente chegar na página do carrinho e se arrepender de ter escolhido um modelo ou desejar adicionar mais produtos no carrinho. Uma das dicas para melhorar o UI do seu e-commerce é disponibilizar alterações fáceis durante o checkout, tanto para tirar e incluir produtos como calcular o frete antes de fechar a compra. Isso deixa o usuário à vontade para continuar com a compra.
Como você viu, o UI design, a criação e a melhoria da interface de um e-commerce é um processo importante que irá dar uma boa experiência ao usuário. Além de ser importante para o sucesso do seu negócio online. Aprenda mais dicas de UI design, UX design e como deixar seu site mais atrativo ao ler outros conteúdos do Jornal do Marketing!