Para quem deseja abrir um e-commerce, apostar em boas descrições de produtos é uma excelente estratégia para aumentar o volume das vendas e obter mais resultados! Porém, para realizar essa descrição de maneira assertiva, é importante destacar que ela deve ir além das características e recursos de um produto oferecido.
Existem algumas estratégias que podem ser decisivas para que os consumidores encontrem o produto de um determinado e-commerce, o que faz com que a empresa estabeleça a sua autoridade no mercado e converta seus visitantes em clientes. Quer saber como isso é possível? Confira este artigo completo do Jornal do Marketing e saiba mais!
O que são as descrições de produtos?
As descrições de produtos são essenciais para criar bons conteúdos em lojas online com a finalidade de informar, convencer e educar os consumidores a fazerem a compra daquele produto exposto. Através de uma boa descrição, esses produtos conseguem representar a marca – uma vez que responde ao cliente que entra no site as seguintes perguntas:
- O que é o produto?
- O que ele resolve?
- O que faz com que ele seja diferente dos demais?
- Do que ele é feito e qual a sua origem?
- Como se usa o produto?
Descrições de produtos bem elaboradas conseguem destacar para os consumidores suas características de imediato, além das vantagens de se comprar aquele produto. É por meio desses argumentos bem construídos que a decisão de compra será feita, o que garante a conversão do cliente.
Por que as descrições de produtos são importantes?
As descrições de produtos são importantes porque, através delas, o site pode ter um maior número de acessos e, consequentemente, um aumento das vendas. Uma vez que são bem estruturadas, elas podem otimizar os mecanismos de busca na internet e fazer com que o cliente chegue até a loja online da marca mais rapidamente, mas não é só isso.
Se uma descrição de produto em um site possui todas as informações que o cliente precisa saber para considerar uma compra, isso faz com que a confiança seja gerada, afinal, é ao descrever o que se vende que a marca tem a oportunidade de mostrar o comprometimento da empresa, o que garante autoridade e amplia sua credibilidade no mercado.
Através de uma boa descrição, os consumidores podem “sentir” o produto, ainda que não seja de maneira física, e isso faz com que o desejo de consumo seja despertado. Por isso, responder na descrição os questionamentos que os consumidores precisam para fechar a venda é essencial.
Boas descrições de produtos fazem com que o consumidor entenda o que se está a venda, e isso evita que ele entre em contato para pedir informações, pois ele já vai realizar a compra uma vez que entende que aquele produto possui o que ele precisa.
Para os buscadores na internet, utilizar palavras-chave na descrição ajuda as empresas a conseguir melhores resultados, uma vez que os direcionamentos são feitos para a loja online da empresa. Os mecanismos não leem imagens e por isso precisam de textos otimizados para indicar ao cliente a melhor opção e se o site da marca atende esse requisito, isso já é um ponto positivo.
Para que as marcas tenham em suas lojas virtuais bons resultados, considerar esses pontos é fundamental para aumentar o volume de vendas e conseguir, através das descrições de produtos bem estruturados, todas as informações relevantes para que se considere fazer a compra – o que estabelece a confiança e autoridade no mercado.
O que é fundamental nas descrições de produtos?
Alguns atributos são essenciais para estabelecer que as descrições de produtos sejam assertivas e consigam, através de suas estruturas, fazer com que o cliente se interesse pelo que é oferecido e realize a sua compra. Confira com o Jornal do Marketing o que não pode faltar em uma descrição de sucesso em um site:
Medidas
Todas as medidas do produto vendido em um site devem ser claras, afinal, essa é uma informação de muita relevância para o consumidor a fim de considerar a compra ou não. Para que essa informação seja oferecida com o máximo de assertividade pelo site, é interessante considerar a presença das fichas técnicas, com todos os dados necessários.
O máximo de informações possível é essencial para que o cliente tenha noção das medidas do que é oferecido no site, dessa forma isso o ajudará a seguir com a compra ou não. Caso seja possível apresentar uma imagem do produto com as respectivas medidas em cada local, melhor ainda.
Material
Esta é mais uma informação muito necessária na descrição de produtos e que pode fazer com que o cliente considere a compra. Por isso, na descrição, é preciso constar do que esse produto é feito e quais são os materiais utilizados em sua confecção. Dessa forma, o consumidor poderá entender a qualidade do que é vendido. No caso de serviços, a dica é descrever o que está incluso ao fazer a compra.
Para otimizar o processo, deve-se realizar o contato com a fábrica e pedir a ficha técnica dos produtos. A empresa por sua vez pode estabelecer um padrão para colocar no site. Vale destacar que informações como se os materiais são sustentáveis, se eles são produzidos pela empresa ou, até mesmo, se envolvem alguma técnica especial em sua produção são relevantes e agregam qualidade, valor e confiança para quem vai realizar a compra.
Formatação para quem tem pressa
Mais do que oferecer um conteúdo completo para quem lê, é necessário que esse conteúdo prenda a atenção do consumidor que visita o site. Dessa forma, é preciso que o texto seja criado para facilitar a leitura do cliente, que na maioria das vezes está fazendo outras coisas além de estar navegando para comprar em um site. Para isso, é preciso que:
- Se faça o destaque das palavras com trechos em negrito e uso de intertítulos para reter a atenção do consumidor;
- Especifique as qualidades e destaques do que é vendido em listas chamativas, para agrupar em um só lugar o perfil do produto. Isso facilita o entendimento do cliente;
- Use ícones e apresente o conteúdo em blocos para auxiliar no entendimento e na retenção do cliente ao que está escrito;
Considerar algumas dicas para fazer com que as descrições de produtos obtenham ainda mais força na internet e impulsionar as vendas é fundamental para alavancar o crescimento da loja online com assertividade, garantindo estabelecimento no mercado como uma autoridade.
4 dicas para montar descrições de produtos
Dicas são muito úteis para auxiliar na montagem de estratégias para marcas e considerar algumas orientações para elaborar as descrições de produtos pode ser uma opção interessante para seduzir o cliente fazendo com que ele se apaixone pelo que é oferecido, confira:
Considere a persona
Ao descrever um produto ou serviço para expor em um site, é necessário que essa descrição seja feita pensando no público alvo da marca. Afinal, é para eles que todos os esforços são gerados a fim de oferecer as melhores soluções.
Para isso, o uso da persona da marca é ideal, ao considerá-la será possível expressar as necessidades e desejos de um cliente bem como as suas dores e frustrações, emoções que, se bem exploradas, podem facilitar a decisão de compra.
Tenha um tom de voz
Além de considerar a persona, é essencial que a marca tenha o seu tom de voz definido, implementando assim uma linguagem única para se comunicar com os consumidores que, rapidamente, vão se identificar com a marca através dessa linguagem estabelecida.
Vale ressaltar que as palavras e a comunicação utilizada para falar com os clientes devem refletir a linguagem da persona, pois é através desse atributo que os resultados poderão ser alcançados com maior assertividade.
Crie um conteúdo autoral
Não existe fazer descrições de produtos com textos prontos: a melhor forma de fazer com que um consumidor se interesse de fato pelo o que é oferecido, é criar os próprios conteúdos pensados para o público alvo com base nas suas características de E-commerce.
Use os textos dos fabricantes caso seja um produto vendido apenas como referência para criar novas possibilidades, o que torna essa descrição muito mais rica e ideal para se destacar nos buscadores da internet, com mais chances de se converter em vendas.
Tenha um título atrativo
O título atrativo é aquele que chama a atenção do consumidor, que retém a atenção dele para continuar a leitura das outras informações disponíveis. Dessa forma, nada de apostar em chamadas genéricas, é necessário vender o peixe do produto!
Para obter esse título, ele não deve apresentar muitos atributos do produto, pois isso deve ficar para as especificações e as descrições do mesmo. Porém, ele deve apresentar basicamente o produto + a marca + a cor de maneira direta. É através desse título que o cliente fará o seu primeiro contato com o que ele procura nos sites de busca e no site da marca.
Mais do que apenas especificar o que é o produto e tudo o que ele pode proporcionar, é importante que as marcas consigam se conectar de maneira positiva com os consumidores, por meio de estratégias assertivas que permitam essa aproximação e maior sensibilidade.
Aplicar boas descrições de produtos é uma forma de obter mais vendas através de estratégias pensadas para as lojas online potencializarem seus ganhos ao mesmo tempo que estabelecem com o consumidor maior conexão, com o uso de gatilhos mentais e sensoriais que ajudam na decisão de compra. Acompanhe tudo sobre o mundo das vendas através do Jornal do Marketing!