O conceito de E-A-T, sigla para Expertise, Autoridade e Confiança, refere-se à otimização da classificação de páginas da web nas plataformas de busca. Como, por exemplo, o Google, Bing e outros mecanismos que são amplamente utilizados por usuários da internet.
Sabemos que, para obter bons resultados de tráfego orgânico, é necessário realizar algumas ações importantes para se manter no topo. No entanto, esse é um processo contínuo, que exige atenção por parte do empreendedor que está responsável pela administração do site.
EAT e SEO: Como isso afeta o seu site?
O E-A-T e SEO são essenciais para o desempenho de qualquer site ou blog. Os mecanismos de busca, especialmente o Google, priorizam qualidade e relevância do conteúdo, e ambos influenciam diretamente no alcance das páginas.
Enquanto o E-A-T afeta o seu site de acordo com a reputação, por mensurar a qualidade da pesquisa, o SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Através dela, você aplica estratégias para otimizar sua página e garantir autoridade dentro dos mecanismos de busca.
Ambos são essenciais para alavancar qualquer site que deseja aumentar o tráfego orgânico e de qualidade. Dessa maneira, como consequência, a renda com anúncios também pode aumentar.
Quais são os pontos que o Google EAT avalia?
O E-A-T avalia alguns pontos que incluem a Expertise, Autoridade e Confiança. Cada um deles é imprescindível para obter a visibilidade que deseja com mais facilidade. Algumas maneiras de aplicar essas medidas, é criar conteúdo valioso, ter autoridade sobre os temas que aborda e principalmente manter o site sempre atualizado.
Não importa qual o nicho que aborda, seja ele sobre beleza, decoração, finanças ou qualquer outro, o recomendado para qualquer proprietário de blog ou site é aplicar o E-A-T. Contudo, é fundamental entender quais os pontos avaliados por ele:
Expertise
Esse ponto se refere ao nível de conhecimento do autor do site em relação ao conteúdo abordado. Quanto mais autoridade sobre o tema, mais chances as páginas apresentam de ranquear nas primeiras páginas do Google.
Autoridade
Esse ponto está associado à reputação do blog ou site. Nesse caso, é importante que o texto faça sentido e seja completo para atender a intenção de busca dos leitores de modo eficiente.
Confiança
Esse fator também se refere ao quanto as páginas de um site são completas em relação ao conteúdo. A confiabilidade de um site é medida conforme os backlinks presentes em domínios de terceiros.
Qual a importância do E-A-T para o seu site?
O mundo digital tem se tornado cada vez mais competitivo, e o E-A-T é crucial para aumentar a visibilidade do site. Além disso, quando a página transmite expertise, confiabilidade e autoridade para os leitores, a taxa de rejeição também diminui.
Investir nesse fator é fundamental para se destacar em meio a grande concorrência e garantir o sucesso online. Afinal, conquistar a confiança dos leitores é um modo de obter mais visitas e tráfego orgânico ao seu site.
7 dicas para melhorar o EAT do seu site
Todo proprietário de site deve se preocupar com o E-A-T do site e realizar algumas etapas importantes para aumentar o alcance das páginas. Dessa forma, é possível garantir sucesso.
Felizmente, existem algumas dicas que pode implementar no seu site ou blog para melhorar o E-A-T. Para te ajudar nesse sentido, reunimos abaixo as melhores dicas para garantir o aumento da visibilidade do seu site:
Produzir conteúdo de qualidade
Criar conteúdo original, legível, relevante e útil é fundamental para elevar o tráfego orgânico do site. Essa dica é essencial para a expertise e autoridade do site, o que é prioridade para o Google e outros mecanismos.
Atualizar postagens
Manter o site sempre atualizado com informações recentes é fundamental para que os mecanismos de pesquisa entendam que ele é ativo e contém conteúdo relevante para o momento.
Criar uma página de contato
A página de contato é essencial para qualquer página da web. Dessa maneira, as empresas que desejam fazer algum tipo de parceria podem entrar em contato através do e-mail que disponibilizou.
Otimizar a experiência do usuário
Otimizar a experiência do usuário é outro ponto essencial que precisa de atenção. Uma das maneiras de fazer isso é escolher um layout de fácil navegação, com uma fonte legível e cores agradáveis aos olhos do leitor. Evite cores neon ou claras demais para as letras.
Design responsivo
A maioria das pessoas acessam sites por meio dos seus smartphones e por isso, empreendedores e proprietários de páginas ou lojas como Sephora e Magazine Luiza investem em designs responsivos para facilitar a navegação por meio do celular.
Estrutura de URL
As URLs precisam de uma boa estruturação e devem ser fáceis de entender. Para um melhor alcance e indexação do site, é ideal que a URL da postagem contenha a palavra-chave principal.
Monitore resultados
Monitorar os resultados é um ponto tão importante quanto aplicar as dicas citadas anteriormente. Para isso, se utiliza plataformas como o Google Analytics e Google Search Console, que são imprescindíveis para entender quais estratégias devem ser aprimoradas e quais deram certo.
Para concluir, o E-A-T é imprescindível para sites e blogs de qualquer nicho. Para melhorá-lo, se atente às dicas acima, produza conteúdo de qualidade, aplique técnicas de SEO, otimize a experiência do usuário e siga as instruções adequadas para alcançar esse objetivo.