No mundo de hoje, a análise de dados é parte fundamental da rotina de todo tipo de organização, seja privada ou governamental. Afinal, tudo o que fazemos na internet vira dados. Compras, cadastros, buscas, publicações em rede social, movimentações financeiras e muito mais.
Devido à enorme quantidade de dados produzida pelas pessoas, as organizações passaram a basear suas decisões em análise de dados. Estratégias de mercado, marketing, decisões financeiras, novos produtos e serviços: tudo passa pela análise de dados. Ela permite que as escolhas do negócio sejam baseadas nos dados dos clientes.
Com a adoção desta prática, as companhias conseguem acompanhar as tendências do mercado antecipadamente e se adaptam rapidamente, ficando à frente dos concorrentes, conseguindo melhores resultados, inovando e aproveitando as oportunidades que o mercado oferece. Outro benefício é conhecer de forma mais detalhada o comportamento de seus clientes e seu próprio desempenho.
O que é análise de dados?
Análise de dados é investigar, analisar, armazenar e acompanhar informações com o objetivo de prever o que pode acontecer futuramente, decidir sobre que rumos tomar no negócio, ou mesmo para monitoramento do comportamento dos negócios. A análise de dados tem uma aplicação muito abrangente e é útil para qualquer tipo de organização.
Existem basicamente 4 tipos de Análise de dados. A diagnóstica procura encontrar relações de causa e efeito para explicar algum acontecimento. A prescritiva é usada para encontrar caminhos para decisões mais corretas. A preditiva busca prever o que deve acontecer baseada em condições determinadas, e a descritiva busca descrever um fato através dos dados.
Vantagens da análise de dados
Utilizar os dados do cliente para tomar decisões é uma vantagem para toda organização, uma vez que utiliza da inteligência para basear suas estratégias e aumentar a colaboração entre os times e a eficiência do negócio. Além disso, permite conhecer melhor o comportamento, as preferências e as necessidades de seu cliente e assim criar melhores produtos e serviços ou melhorar processos existentes.
A análise de dados permite maior capacidade de adquirir insights sobre o negócio, sintetizar informações, reduz riscos, aumenta a eficiência dos processos e faz com que a empresa tome decisões mais acertadas e conquiste melhores resultados. Ou seja, garante a toda organização visualizar antecipadamente oportunidades e possibilidades de inovação em seus negócios.
Como investir na análise de dados em sua rotina?
Para investir em análise de dados há etapas a cumprir. Primeiramente é preciso definir os objetivos dessa análise e identificar as fontes de dados e quais dados são relevantes (limpar os dados). Depois é importante definir quais metodologias e ferramentas serão usadas, além de definir como a comunicação destas análises será feita de forma clara e acessível a cada setor da companhia.
O departamento de TI será fundamental em todo o processo, mas não pode e não deve ser o único setor da empresa a planejar e executar a adoção da análise de dados no seu negócio. É importante que todas as áreas da empresa estejam incluídas, assim como sejam treinadas para entender como armazenar corretamente e utilizar esses dados para tomar decisões.
Quer saber mais sobre este assunto ou outras estratégias de marketing e gestão? Fique ligado no Jornal do Marketing e mantenha-se atualizado. Somos especialistas em trazer de forma clara, didática e objetiva as novas tendências relacionadas a marketing e comunicação para ajudar a sua empresa a estar alinhada às melhores práticas.