Para marcas que desejam apostar na venda online, pensar no checkout em seu e-commerce é fundamental, a fim de reduzir a má experiência do cliente, o que resulta em redução das vendas e satisfação no processo.
Para isso, apostar em algumas estratégias ao implementar a loja online podem ajudar a otimizar a jornada de compra do cliente dentro do site, aumentando as vendas e, consequentemente, a sua experiência. Confira com o Jornal do Marketing como isso pode ser feito de maneira assertiva!
O que é o checkout em seu e-commerce?
O checkout em seu e-commerce trata-se do processo de finalização da compra em uma loja online. O momento acontece ao escolher todos os itens que vai comprar em um site, quando o cliente clica em um botão com a opção de “confirmar compra” ou, então,“finalizar compra”, entre outras formas que essa CTA pode ser feita.
A depender do site, muitas vezes esse processo de finalização da compra pode ser confuso ou demorado, realizado em várias etapas. Como consequência, isso gera o abandono das compras, ou seja, o cliente sai do site sem concluir o processo e a empresa perde a venda.
Qual a importância do checkout em seu e-commerce?
O processo de checkout no e-commerce é o momento da venda da empresa. Se o cliente não o concluir por qualquer que seja o motivo, essa conversão é perdida. Dessa forma, se torna necessário implementar meios otimizados para que se faça o fechamento da compra de maneira facilitada para o consumidor.
Além disso, é importante pensar em estratégias que possam garantir durante o processo, uma maior segurança para o cliente, que poderá realizar sua compra ao realizar o checkout em seu e-commerce da forma mais rápida e otimizada.
3 dicas para otimizar a experiência do checkout em seu e-commerce
Para tornar a experiência do cliente melhor em um site, algumas dicas podem ser usadas para tornar o checkout em seu e-commerce ainda mais fácil, o que garante que ela seja realizada com sucesso. Confira algumas dicas:
Evite formulários extensos
A maior vantagem de fazer compras online é contar com a agilidade. Por isso, para que o checkout em seu e-commerce seja positivo, a dica é não investir em formulários muito extensos, pois eles acabam por cansar o consumidor que ao ver tantas perguntas abandona a compra.
A melhor aposta é elaborar os formulários mais otimizados, apenas com os dados necessários para que a compra seja concluída, sem muitas etapas. Além disso, apostar no sistema de preenchimento automático torna o processo ainda mais rápido.
Tenha várias formas de pagamento
Oferecer várias formas de pagamento faz com que o cliente possa averiguar a melhor condição para ele. Os meios de pagamento no Brasil estão melhorando cada vez mais e a grande maioria já aceita o PIX – meio de pagamento que chegou em 2020 e conquistou os consumidores.
Outra forma de tornar o meio de pagamento no checkout em seu e-commerce é dividir a compra em dois cartões de crédito, o que oferece possibilidade para quem deseja comprar um item mas não possui limite suficiente em um só cartão.
Tenha uma tela de conformação
É fundamental que o processo de compra de um cliente no site seja seguro, e para otimizar ainda mais, ofereça antes uma tela de confirmação onde todos os dados da compra efetuada são disponibilizados. Dentre eles estão valor, meio de pagamento, quantidade de parcelas caso tenha, o produto e seus detalhes entre outras informações.
Além disso, é essencial que no checkout em seu e-commerce o consumidor tenha a confirmação de que pedido e pagamento foram aprovados, ao finalizar a sua compra. É também importante enviar um e-mail que informe a ele sobre cada etapa do pedido, a fim de tornar o processo mais transparente.
É essencial que o processo de checkout em seu e-commerce funcione da melhor forma, o que garante que vendas não sejam perdidas, aumenta a satisfação do consumidor e um maior número de vendas realizadas pelo site da empresa.
Otimize os processos a fim de oferecer uma boa experiência de compra, torne todas as etapas mais transparentes e garanta a plena satisfação do consumidor. Conte com o Jornal do Marketing para se manter atento ao universo do marketing nas empresas.