Ao compreender como calcular CTR e otimizar a métrica para seu site, as possibilidades de melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing podem aumentar cada vez mais. Hoje muitas empresas e proprietários de sites e blogs investem em anúncios publicitários no Google Ads, Meta e outros para alcançar mais público e aumentar a lucratividade.
O Click Through Rate (CTR) é um indicador importante que representa o número de cliques em relação ao número de impressões. Por isso, entender como calcular CTR é indispensável para qualquer anunciante.
Qual o papel do CTR no SEO?
O CTR desempenha um papel fundamental para o SEO, pois influencia diretamente nas estratégias de otimização para mecanismo de busca. No geral, a taxa de cliques para SEO são calculadas com base na divisão do número de cliques pelo de visualizações.
Os links patrocinados que aparecem nos resultados do Google são campanhas de sucesso. Além disso, existem fatores do CTR que contribuem diretamente para a otimização dos mecanismos de busca que incluem:
- Taxa de cliques;
- Classificação do site;
- Análise do comportamento dos usuários.
Nesse sentido, investir em campanhas publicitárias é o primeiro passo para alcançar o sucesso almejado, bem como facilitar com que os usuários encontrem seu conteúdo, produto ou serviço. No entanto, calcular CTR é crucial para garantir o sucesso dessas campanhas.
Como calcular CTR?
No contexto do marketing digital saber como calcular CTR é essencial. O cálculo do CTR não é complicado de se fazer e pode ser realizado utilizando uma fórmula básica. Você vai dividir o número de cliques como os de impressões. O resultado será o CTR.
Por exemplo, caso seu anúncio tenha sido clicado 15 vezes após ser exibido 80 vezes, o resultado será de 0,1875. Para transformar esse valor em porcentagem basta multiplicá-lo por 100, e o resultado obtido será de 18,75%.
Vantagens de investir no CTR
Investir no CTR é uma ação que pode trazer uma série de vantagens para empresas e proprietários de sites que desejam elevar o seu negócio. Uma delas é o aumento da taxa de cliques, que garante que as estratégias aplicadas e recursos utilizados estão obtendo bons resultados.
Não apenas isso, mas o investimento em CTR pode elevar o número de conversões, que por sua vez melhora a lucratividade da empresa e pode auxiliar no alcance de outros objetivos. Comece agora a calcular CTR das suas campanhas
5 dicas para otimizar o CTR do seu site
Em um cenário competitivo, especialmente no âmbito virtual, tem sido cada vez mais difícil se destacar no mercado atual. Hoje, gestores de empresas e empresários que desejam aumentar a lucratividade, podem contar com diversas estratégias de marketing online que podem alcançar o público desejado.
Ao realizar uma campanha de marketing online, é possível realizar um processo de otimização desde a sua postagem, até a sua edição para maximizar os anúncios e obter um maior alcance. Isso sem contar que também é possível calcular CTR e otimizá-lo com estratégias que incluem:
Faça um planejamento eficiente
O planejamento é um dos passos cruciais para otimizar um CTR. Nesse caso, é importante tomar cuidado ao segmentar a sua campanha para que ela obtenha os resultados almejados. Para isso, faça uma busca de palavras-chave relevantes para o seu nicho e escolha a melhor.
Definição do público-alvo
O primeiro passo para a definição do público-alvo é identificar as suas principais características como faixa etária, gênero, localização geográfica e principalmente, como seu produto ou serviço pode ajudar essas pessoas.
Utilize a segmentação ao seu favor
Em alguns casos não basta atender apenas o público-alvo e criar campanhas voltadas apenas para esse grupo. Nesse contexto, pode ser viável segmentar campanhas para grupos que possuem comportamentos semelhantes aos do seu público.
Faça testes
Realizar testes utilizando abordagens variadas pode ser uma etapa crucial para o sucesso dos seus anúncios. À medida que cria campanhas, poderá identificar quais foram mais eficientes e quais podem ser descartadas.
Defina uma boa abordagem
Uma abordagem eficaz pode ser decisiva para que os usuários realizem ações como consumir determinado conteúdo ou pagar por um serviço. Assim, é importante que evite misturar as coisas e utilize abordagens distintas para pessoas que já adquiriram determinado conteúdo e para aquelas que nunca o fizeram.
Calcular CTR é uma ação indispensável para realizar estratégias de otimização e alcançar seus objetivos no marketing digital. Ao calcular CTR é possível aplicar métodos nas campanhas já realizadas e nas futuras para obter um maior número de cliques e como consequência, o aumento na taxa de conversão.