O que é CTR (Click Through Rate) e como posso melhorá-lo?

Sumário

Posts relacionados

O que é CTR (Click Through Rate) e como posso melhorá-lo?

O que é CTR (Click Through Rate) e como posso melhorá-lo?

Se você tem ou pensa em ter uma estratégia de Marketing Digital, com certeza sabe que existem várias métricas importantes a serem monitoradas, sendo uma delas o CTR. Uma técnica essencial que toda empresa precisa conhecer e saber usar de forma correta e eficiente.

Não conhece essa métrica e nem sabe como utilizá-la? Fique tranquilo, O Jornal do Marketing irá apresentar o CTR, explicar o que é, como usar, suas finalidades e muitas outras informações importantes. Para sua empresa crescer e se tornar um negócio de sucesso, confira abaixo as melhores dicas!

O que é o CTR?

O CTR (Click Through Rate), traduzido do inglês como “Taxa de Cliques”, mede a quantidade de cliques em um anúncio em referência a quantas vezes esse link foi divulgado aos usuários. Em suma, essa métrica define a eficácia da sua publicidade, mostra quantas pessoas clicaram neste anúncio depois de visualizá-lo.

O que é o CTR?
Fonte/Reprodução: original.

A empresa e seus anúncios devem ser analisados em conjunto com outras KPIs além do CTR, como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), o CLV (Valor da Vida Útil do Cliente, a Taxa de Conversão e muitos outros indicadores de desempenho. Todas essas métricas devem ser analisadas e é importante que o CTR esteja com um valor alto. Abaixo entenda como fazer o cálculo dessa KPI.

Como calcular o CTR?

Apesar da Taxa de Cliques ser uma métrica essencial e de grande importância, seu cálculo é simples. Basta dividir a quantidade de cliques pela quantidade de exibição do seu conteúdo, ou seja, as impressões. Existem ferramentas que fazem esse cálculo, mas é importante saber realizá-lo por conta própria. 

A fórmula para o cálculo é (Número de Cliques/ Número de Impressões) x 100. É necessário multiplicar o valor da divisão por 100, já que o resultado é em porcentagem, por exemplo: 80 cliques divididos por 500 impressões é igual a 0,16. Então multiplique por 100  e essa empresa terá 16% de taxa de cliques.

Como calcular o CTR?
Fonte/Reprodução: original.

De acordo com a Binden e outras agências de Marketing Digital, um CTR a partir de 3% já é considerado bom, mas se seus anúncios possuem menos de 1% de taxa, então é necessário reavaliar suas estratégias. Nesse artigo te daremos algumas dicas de como manter sua Taxa de Cliques alta e sempre em crescimento.

Para que serve o CTR?

Devido à constante competitividade pela atenção e recursos dos usuários, é muito importante saber qual o desempenho das suas publicidades, se as estratégias escolhidas estão funcionando e várias outras questões. A Taxa de Cliques tem como finalidade analisar esses pontos, avaliando também as palavras-chave utilizadas, além de possui vários benefícios, como:

  • Custos Reduzidos: se a taxa de cliques está elevada, é sinal de que seu anúncio é relevante, ou seja, não precisa aparecer tantas vezes para alcançar uma quantidade elevada de cliques. Portanto, o Custo por Clique (CPC) é menor;
  • Aperfeiçoamento do Índice de Qualidade (IQ): com esse aprimoramento, o sistema entende que sua publicidade é realmente relevante, o que causa um impacto positivo no conteúdo e no seu compartilhamento;
  • Visibilidade maior nas Mídias Sociais: devido ao grande e constante fluxo de usuários nessas redes sociais, pode-se gerar vários cliques. E por possuir muito engajamento, se houver interações, não há cobrança por esse clique;
  • Excelente Ranqueamento: uma taxa de cliques elevada fornece maior tráfego em seus links, o que também representa um melhor ranqueamento;
  • Taxa de Conversão Elevada: de acordo com a WordStream, uma Taxa de Cliques alta corresponde a uma taxa de conversão boa.

Além dessas vantagens, ao analisar o CTR e concluir que sua porcentagem é elevada e boa, você, profissional, consegue proporcionar uma experiência incrível aos usuários que entrarem em seu site. Saber utilizar e colocar essa métrica em prática garante uma ampliação de oportunidades para sua empresa.

Como melhorar o CTR?

Está com o CTR baixo e não sabe o que fazer? Não se preocupe, aqui apresentaremos uma lista com as principais dicas e estratégias que irão te ajudar a entender e melhorar essa métrica e ainda garantir que ela continue em crescimento constante. Confira abaixo 10 dicas incríveis!

  1. Utilize palavras-chave relevantes, dessa forma seu link estará atendendo exatamente o que os usuários buscam;
  1. Realize Testes A/B para analisar quais estratégias possuem um melhor desempenho quando publicado aos seus consumidores;
  1. Use Extensões de Anúncios e Rich Snippets, elas atraem a atenção dos usuários e o interesse nas informações mostradas;
  1. Otimize imagens e textos, tenha conteúdos atrativos e com textos persuasivos;
  1. Aprimore as CTAs, faça chamadas para a ação, pois com uma CTA boa, seu negócio alcança mais tráfego e oportunidades;
  1. Defina o público-alvo, saiba o que eles buscam e procure atraí-los com seus interesses;
  1. Negative os termos irrelevantes e negativos, isso irá otimizar sua publicidade;
  1. Ajuste a URL para ser confiável, e certifique-se de implementar a palavra-chave;
  1. Empregue datas sazonais, como Black Friday, Natal, Dia das Crianças e outras, pois há uma procura maior nessas épocas, aumentando os cliques nos anúncios;
  1. E por último, trace uma estratégia eficiente com a análise de KPIs que te garantem o sucesso.

Para mais dicas e estratégias, continue navegando no site do Jornal do Marketing. Você encontra uma área destinada apenas ao Marketing Digital com inúmeras informações, que irão te ajudar a se tornar um profissional bem sucedido e com uma empresa completa e de sucesso.