A atualização Panda foi um passo importante no mundo digital e que trouxe uma grande mudança na maneira como as ferramentas de pesquisa analisam e organizam o conteúdo da internet.
Quando lançada, a atualização focou em dar mais importância à qualidade do conteúdo oferecido pelos usuários. O Jornal do Marketing te fará entender como essa atualização afeta o cenário do SEO e a criação de conteúdo na era digital!
O que foi a atualização Panda?
A atualização Panda, lançada em 2011, é um algoritmo chave desenvolvido e implementado pelo Google para otimizar seu mecanismo de buscas com foco em conteúdo. Seu objetivo era melhorar o funcionamento das ferramentas de pesquisa e diminuir a visibilidade de sites com conteúdo de baixa qualidade, duplicado ou que não traz muito valor para o usuário.

O algoritmo foi essencialmente criado para dar preferência a páginas com um conteúdo original e relevante. A Panda causou um grande impacto no mundo do SEO, onde incentivou os criadores de conteúdo a se concentrarem na qualidade em vez de recorrer a estratégias menos éticas de otimização de ferramentas de busca.
Quais foram os benefícios da Atualização Panda?
Como sabemos, o principal objetivo da atualização Panda era aumentar a qualidade dos resultados de busca, onde oferecesse aos usuários informações melhores e mais relevantes.

E isso não é o bastante, já que a atualização Panda trouxe benefícios significativos e completos para o ecossistema de buscas online. Esses benefícios são inúmeros e impactam positivamente a forma como os usuários interagem e encontram informações na internet. Dentre eles, podemos destacar:
Benefício para Sites com Bom Conteúdo
Sites que oferecem um conteúdo bom e original foram grandemente beneficiados nessa atualização, visto que passaram a ter uma visibilidade muito maior nos resultados de pesquisa.
Redução de Conteúdo Duplicado
Sites que simplesmente copiavam conteúdo de outras fontes viram sua visibilidade diminuir bastante, o que os levou a promover um conteúdo com originalidade e autenticidade a partir dali.
Fortalecimento da Credibilidade
Quando o conteúdo de baixa qualidade foi reduzido isso contribuiu para a confiança dos usuários nas ferramentas de busca, o que fortaleceu a credibilidade do Google como mecanismo de pesquisa.
Quais foram os impactos no SEO da atualização panda?
A Panda de fato trouxe grandes impactos e mudanças para o SEO. Ela reformulou a maneira como as ferramentas de pesquisa avaliam e classificam um conteúdo na internet. Agora, o Google dá mais notoriedade a conteúdos que tenham:
- Qualidade;
- Relevância;
- Originalidade;
- Informação;
- Autenticidade.
Para ter um bom desempenho no Search Engine Optimization, é essencial focar em produzir um conteúdo com todas as importâncias acima, que realmente atenda às necessidades do usuário.
O que fazer para se destacar na atualização panda?
Ofereça ao usuário uma melhor navegação com o tempo de carregamento mais rápido. Invista também em práticas éticas de SEO e se mantenha atualizado com as diretrizes do Google para se destacar na atualização Panda.
É sempre bom manter um olhar atento para a qualidade dos links que direcionam para o seu site. Responder aos comentários de feedback dos usuários pode ser uma estratégia bastante útil, pois isso mostra que você está comprometido com a comunidade online.
Sempre otimize a sua presença online e priorize a qualidade do seu conteúdo, doando uma experiência gratificante aos seus visitantes e com certeza isso te destacará na atualização Panda!