Quanto ganha um analista de marketing digital?

Sumário

Posts relacionados

Quanto ganha um analista de marketing digital

Quanto ganha um analista de marketing digital?

Por trás dos anúncios e da influência na web de uma marca existe o analista de marketing digital, um profissional habilidoso e focado nas melhores estratégias de marketing. Vimos como os hábitos de compra do consumidor se intensificaram nos últimos anos, sendo que as pessoas pesquisam diversas opiniões e preços antes de efetivarem uma compra. Desde então, a profissão se valoriza e atrai mais candidatos, visto o quanto ganha um analista.

Como o Jornal do Marketing sempre ressalta aqui, os métodos de pesquisa e comparação do consumidor deixam padrões de dados que as empresas podem coletar e analisar visando aprimorar seus anúncios e conteúdos.

Para o analista desse setor, estas informações são importantes no seu desempenho em SEO, Marketing de Conteúdo e redes sociais. Isso gera lucros para a empresa que o contrata, que por sua vez o remunera bem. Nesse sentido, a profissão de analista de marketing é uma oportunidade no mercado de trabalho. Confira tudo sobre o assunto!

O que é o analista de marketing digital?

O analista de Marketing Digital é o profissional responsável pelo processo de desenvolvimento e análise das estratégias internas de uma empresa que faz divulgação online de seus produtos ou serviços.

O que é o analista de marketing digital
Fonte/Reprodução: original

Esse profissional usa suas habilidades e competências para guiar a execução de campanhas de venda, planejar ações de comunicação e abordagem ao público-alvo, o posicionamento e presença online da marca, etc.

Mas ele ainda analisa o mercado e a concorrência, mantêm a relação entre a empresa o cliente, bem como fazer a ligação e atualização com os demais envolvidos no departamento de marketing da empresa. Geralmente, empresas pequenas atuam com apenas um especialista para fazer tudo, enquanto empresas maiores precisam de mais pessoas na equipe. Mas o diferencial é ter uma equipe preparada em qualquer negócio.

É uma profissão recente?

Apesar do Marketing Digital existir desde a década de 90, a profissão de analista de Marketing Digital é relativamente recente, visto que tanto a revolução tecnológica dos últimos anos e o aumento do consumo na internet também subiu expressivamente — principalmente após a pandemia de COVID-19.

Mas, foram com as redes sociais que as empresas sentiram a necessidade de aprimorar suas vendas, atender melhor e personalizar suas abordagens, ao contratar um profissional para lidar com o digital e as mídias.

O que ele faz e qual a importância do analista de marketing digital?

Este profissional de marketing digital analisa e também desenvolve campanhas, e ainda cuida de todo o processo que envolve a criação de conteúdos especiais, anúncios, abordagens nas redes sociais para o público certo e, também, foca nos resultados.

Assim, ele precisa conhecer todas as estratégias e busca melhores formas de resolver quando uma delas não alcança as métricas desejadas. Mas, veja todas as suas atribuições e o que o analista de Marketing Digital faz:

  • Planeja e gerencia campanhas de marketing para as vendas, seja com mídias pagas visando mais vendas ou branding;
  • Define não apenas o público-alvo, mas as personas;
  • Cria conteúdos para as redes sociais;
  • Cria campanhas no Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas que melhor encontrem sua persona;
  • Desenvolve estratégias de SEO, Marketing de Conteúdo relevante, Inbound Marketing;
  • Mensura os resultados e métricas do Google Analytics e outras ferramentas;
  • Fortalece o relacionamento com os clientes;
  • Acompanha as tendências de mercado e analisa a concorrência.

Em suma, o que ele faz e a importância do Analista está relacionado com as diversas atividades diretamente ligadas às estratégias que podem fazer um produto ou serviço ter sucesso nas vendas. 

Quais as habilidades do analista de marketing digital?

Dizer sobre habilidades do Analista de Marketing Digital se refere a disposição profissional, personalidade e proximidade com a marca para realizar um trabalho de qualidade. Assim como toda empresa precisa contratar pessoas capacitadas, comunicativas, habilidosas, o analista também deve contribuir com as seguintes habilidades pessoais e técnicas, como:

  • Comunicação escrita e verbal é fundamental;
  • Organização;
  • Ser criativo;
  • Dominar as redes sociais;
  • Formação em alguma área da Comunicação, como Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Administração;
  • Ter capacidade de análise de dados e apresentar otimização nos resultados;
  • Atuar conforme as tendências do Marketing Digital;
  • Proatividade;
  • Experiência com produção de conteúdo para a web, redes sociais, etc.

Par cumprir com as boas práticas e estratégias de uma empresa, o analista de Marketing Digital deve apresentar habilidades tanto interpessoais quanto técnicas de um profissional. Tanto que ele deve sempre se destacar, principalmente em relação às novidades desse mercado de atuação, de olho nas métricas e dados do público, bem como das ferramentas usadas em equipe.

Quais os benefícios de contratar o analista de marketing digital?

Sua empresa estará sempre alinhada às práticas do mercado e fortalecida diante da concorrência ao ter uma equipe bem preparada, seja para atender as demandas de um pequeno negócio ou marca em ascensão. Aqui, separamos 10 benefícios de contratar analista de Marketing Digital ou agência especializada em Marketing e dicas para se destacar. Confira!

1. Contar com especialista na área

Certamente, o primeiro benefício de contratar um analista de marketing é contar com especialista em criar e analisar as melhores estratégias, a partir de um ponto de vista objetivo. Nem sempre uma empresa consegue estar atenta aos pontos que precisa de mudanças em uma campanha, enquanto você pode colocar esse assunto nas mãos de alguém que sabe inteiramente o que fazer.

Um erro é escalar apenas um funcionário para realizar todas as atividades de um departamento de marketing e vendas, pois isso o sobrecarrega e faz com que não entregue um trabalho de qualidade no nível de um especialista dedicado na área. Corrigir isso é importante, caso você deseja realmente se destacar.

Nesse sentido, terá a sua disposição um ou mais integrantes com a experiência e expertise para aplicar Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing, coleta e análise de dados, SEO e outros. Sem falar que ganhará mais com o fato de contribuir com a experiência de ter prestado serviços a outras empresas, e assim, ter um visão abrangente.

2. Crescer de forma escalável

Não existem regras prontas nem tão pouco quantidades de postagens exatas para se alcançar grandes resultados e lucros altos. Mesmo que números sejam atrativos em um negócio, eles significam resultados positivos quando existe um bom trabalho e estudo por um analista de marketing digital. Pois ele irá escalonar os conteúdos.

Com isso, são feitos testes e monitoramento frequentes, os quais são fatores que ele irá incluir no planejamento estratégico para lançar uma campanha de sucesso. Sem esse tipo de ação profissional, você pode arriscar a ter problemas com produções de conteúdo desenfreadas e sem direcionamento ao público certo.

Então, crescer compete organizar a produção de forma equilibrada, e não seguir com inúmeros materiais e abundantes publicações que não fazem sentido, sendo que ainda poderão fugir dos objetivos da empresa e sufocar a presença online da marca. É mais benefício deixar que o analista de marketing digital tenha em vista a qualidade e a identidade para atrair leads e mais vendas.

3. Economizar tempo

Assim que você decide unir forças com sua equipe para fazer campanhas de marketing, é possível imaginar o gasto de tempo que terá para realizar todo o processo, visto que alguns conhecem apenas o básico. Mesmo que seja um trabalho animador, onde todos alinham os objetivos de crescimento da marca, levará mais tempo do que explorar os conhecimentos direcionáveis de um especialista.

Torna-se um problema quando a empresa tenta fazer o próprio marketing, mas oferece produtos e serviços que não são do marketing. Na hipótese da empresa atuar em outra área, como a de vender utensílios para cozinha, ou artigos de papelaria e outros, a tendência é que haja mais foco e aproveitamento na produção do produto ou na negociação com seus fornecedores. Já com o auxílio do analista, aproveita-se mais tempo de um serviço só para divulgar e acompanhar.

4. Acesso às melhores ferramentas e tecnologias

Em meio às atividades que um analista de marketing digital exerce, está o frequente uso de softwares e ferramentas tanto para coleta e análise de dados e resultados, como para criação e divulgação de conteúdos. Ou seja, é praticamente todo o processo de alto nível que antes não havia na empresa. Tal como utilizar os CRMs e programas de automação, SEO e criação e busca de palavras-chave, redes sociais e muito mais.

Se você tem o interesse de montar o seu e-commerce, divulgar o seu produto e publicar conteúdos atrativos na web que te ajudam a vender mais, é importante ter um conjunto de tecnologias voltadas para o Marketing que automatizam as tarefas. Opte escolher contratar tanto um analista ou agência especializada, uma vez que lhe proporciona acesso maior a essas tecnologias.

5. Mensurar resultados

Quando se está no ambiente digital e em sintonia com um analista, é possível visualizar números reais sobre diversas ações do público em relação ao conteúdo e anúncios da empresa. Desde o rastreamento de usuários até à tomada de decisão de compra. Cada ação é monitorada pelas tecnologias de métrica e analisada pelo profissional, especialista em nos dizer se a estratégia será lucrativa ou não.

Vale lembrarmos que uma das competências e habilidades do analista é saber ler as métricas (dados específicos) e os chamados KPI’s que são indicadores-chave de performance que ajudam a focar no mais importante. Dessa forma, não há perda de tempo, a segmentação de público fica mais fácil, entregando o conteúdo direto a quem precisa.

6. Melhor gestão do orçamento

Continuamos a contar como vantagem de contratar analista de marketing digital a capacidade de mensuração, pois ela determina os gastos que podem ser mantidos dos que devem ser descartados, quando investimos numa campanha. Por outro lado, a alta disponibilidade de dados mensurados na internet pode confundir o departamento de gestão que não está familiarizado com as métricas.

Hoje os especialistas conseguem interpretar qualquer informação gerada pelos mecanismos de busca no Google, localização, o comportamento de compra, a visita ou desistência de uma compra no seu site. Eles ainda são competentes em acionar estratégias que captam mais leads e pessoas interessadas no produto à venda ou conteúdo de blogs, por meio de testes, por exemplo.

São habilidades como essas e a qualidade nesse tipo de trabalho que norteiam um analista ao caminho de informações realmente relevantes para a conversão. Logo, com isso bem gerido irá refletir numa tranquilidade financeira para a empresa.

7. Melhor custo-benefício

Contratar um analista de marketing digital ou agência traz menos custos, visto que você pode optar por não ter um departamento de marketing do zero. Isso mesmo.  É possível se beneficiar com as estratégias de marketing sem ter que gastar recursos para montar uma equipe, trazer equipamento, softwares. O que não significa que não terá um setor de vendas forte.

Abrir um negócio requer estrutura, mesmo que atue online, sendo ainda necessário pagar por ações estratégicas. Mas a escolha de contratar um profissional, ao invés de montar um time interno, é mais barato, pois você não irá investir em ações separadamente, mas em experiência e expertise de quem conhece as melhores táticas.

Muitas vezes, ocorre também dos membros do time virem de cenários diferentes e demorarem para alinharem entre si os propósitos de uma campanha de sucesso. Assim, ao terceirizar o setor de marketing você se livra de arcar propriamente com todo o departamento e gerenciamento de marketing, passando essa responsabilidade a uma agência especializada em Marketing ou a um profissional direcionado.

8. Ter a empresa alinhada às melhores práticas e tendências

Conforme a transformação digital toma conta da decisão de compra dos consumidores, não há como ficar parado, sendo necessário que a empresa una seus esforços em renovar a linguagem e comunicação com os clientes. Em parte disso está a importância em andar com as novas estratégias de marketing, adotar práticas de venda poderosas e não apenas observar de longe a concorrência.

Por estarem inteiramente envolvidos nesse mundo, o analista de marketing digital é concentrado, ele estuda os resultados e satisfação dos clientes, os avanços do nicho no mercado nacional e internacional e os eventos que geram mais conhecimento. Desse modo, ter o analista em campo é o mais próximo que sua empresa pode chegar das melhores práticas e tendências para anunciar e vender mais.

9. Vantagem competitiva

Seu negócio estará à frente nesse mercado, e é um benefício contratar um analista porque é o profissional mais preparado, com todas as habilidades e domínios, como falamos no decorrer do texto. Em comparação com os concorrentes que não aderiram a mesma visão do digital, você terá mais forças e mais reconhecimento.

Para alcançar isso, é fundamental ter estratégias bem montadas e fazer com que sua marca e imagem sejam encontradas facilmente pelo público interessado. Afinal, estar no ambiente online e nas redes sociais já não é mais suficiente, visto que o mercado é competitivo e vale mais a pena gerir as vendas com o apoio de quem não é amador.

10. Sua equipe ficará disponível para focar no principal

Demos aqui uma ideia que provavelmente não foi vista antes, como o caso de manter a empresa vendendo online mesmo sem ter um departamento de marketing tradicional. Isso é possível não somente pelo fato de que todo o trabalho estará nas mãos do analista de marketing digital, mas porque sua equipe estará livre para exercer o core business.

Core business de uma empresa é o núcleo onde os colaboradores podem exercer as principais atividades que colocam em funcionamento o negócio. O contrato com especialistas nas melhores estratégias de marketing é uma oportunidade de se dedicar ao nicho de mercado, ao produto ou ao serviço e ao diferencial que a empresa tem, como a entrega mais rápida ou mais opções de pagamento. É interessante que a rotina flui melhor, com cada atividade distribuída e com a parte de estabelecer estratégias de crescimento direcionada ao analista competente.

Quanto ganha um analista de marketing digital?

O analista de Marketing Digital é o profissional com formação mínima em Comunicação Social, quem tem domínio nas melhores estratégias e sabe os rumos para um negócio crescer. Estamos falando de uma área de atuação valorizada, mas compatível com variados vínculos de trabalho e tamanho da empresa. O salário de um analista pode se iniciar em R$ 2.000, e chegar a R$ 4.108.

Quanto ganha um analista de marketing digital (1)
Fonte/Reprodução: original

Hoje, o profissional do Marketing Digital tem chances ainda maiores de ganhos, pois existe a forma de atuação como autônomo (tendo um CNPJ) para prestar serviços a mais de uma empresa mensalmente. Então, se consideramos empresa de grande porte, o pagamento pode chegar a R$ 10.000.

Nesse artigo, falamos da importância de se contratar um Analista de Marketing Digital, um pouco dessa carreira, ao passo que existem ainda agências completas, opções de suporte profissional para aumentar qualquer negócio na internet. Destacamos 10 benefícios para a empresa contratante, que passará a contar com mais proatividade na rotina.

E se você possui um comércio em estado inicial ou deseja abrir um negócio, pode aprender tudo sobre estratégias para vender mais ao clicar em mais conteúdos assim, no site do Jornal do Marketing. Conheça agora!