O 5G no e-commerce vai transformar a dinâmica sobre vendas de produtos e serviços online, e você poderá aproveitar essa nova onda tecnológica no crescimento do seu negócio. Ele é conhecido como a evolução do 4G, e tem tudo para mudar a comunicação entre as pessoas e a forma com que elas consomem na internet.
O impacto do 5G já começou a ser visto no Brasil, em São Paulo, como o estado com maior ativação do sinal 5G. Mesmo que dependa do tipo de dispositivo usado, o local e da operadora para que o sinal seja aceito, essa tecnologia é promissora e só irá favorecer os e-commerces – especialmente, porque trará uma nova experiência de navegação ao usuário.
O que é o 5G?
O 5G é a quinta geração das redes móveis e sua existência é planejada há algumas décadas para vir logo após o 4G. Sobre as promessas do 5G, é permitido que os consumidores conectem a internet com maior velocidade e façam download de dados entre 600 Mb/s e 2 Gb/s.
A rede 5G funciona como uma internet banda larga sem fio, com a capacidade de operar com uma velocidade potente e entre múltiplos usuários simultaneamente. Em outras palavras, o 5G promete dar a maior cobertura já vista no país, o que é ótimo para o mundo do e-commerce que precisa lidar com múltiplas tarefas e demandas.
Quais as diferenças entre o 5G e suas versões anteriores?
O 5G representa um salto evolutivo em comparação não apenas com o seu antecessor, o 4G, mas também com as suas versões anteriores. Sabemos que o 2G pertence à rede da segunda geração, já que a primeira geração era a analógica que não usava os mesmos dados que as atuais. Abaixo, explicamos brevemente as diferenças entre o 5G e suas versões anteriores:
2G
O chamado 2G, ou GSM (sigla para Global System for Mobile Communication), é como sugere a rede móvel de segunda geração. O 2G funciona a partir de faixas de frequência entre 900 MHz e 1800 MHz, tem uma boa cobertura nacional e até recebeu duas melhorias, o 2.5G e 2.75G. Até então, a internet móvel ainda não era usada por todos.
3G
O 3G, também chamado de UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), é o nome da rede de terceira geração, portanto, mais eficiente do que o 2G. Isso porque o 3G processa mais sinais. Foi alterado para 3G +, o que possibilitou ver mais vídeos e democratizar a internet móvel.
4G e 4G LTE-A
A rede 4G ou LTE (Long Term Evolution), por sua vez, é a quarta geração de redes móveis, com maiores frequências do que as gerações anteriores. O 4G veio por um caminho onde recebeu as alterações 4G + e a LTE-A, ou 4.5G, o que preparou o mundo da internet móvel para o 5G no e-commerce.
5G
O 5G é uma versão de internet mais rápida do que o 4G, e começou a ser ativado de 2018 para 2019 na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. É a quinta geração da internet móvel, que serve como padrão da internet que usamos hoje em dia. A maior diferença entre o 5G e suas versões anteriores, é fazer diversas tarefas com a Internet das Coisas (IoT).
Previsões para o e-commerce com o 5G
Apesar de não estar disponível em todos os lugares no Brasil ainda, o 5G no e-commerce já começou a oferecer maior navegabilidade para os consumidores que passam a consumir mais num site ou aplicativo.
Justamente porque a conexão está mais veloz e a experiência de compra e de acessos está conquistando inúmeros clientes ao redor do país. Com isso, as previsões para o e-commerce com o 5G são:
- Conectar à internet móvel mais rápido;
- Aumentar as conversões;
- Integrar o e-commerce com a IoT e o Metaverso;
- Consumo de mais dados e em menos tempo;
- Mais compras feitas por dispositivos.
Assim, por outro lado, os consumidores vão aderir mais rapidamente ao 5G à medida que adquirem os dispositivos compatíveis. Eles ainda terão menos gastos com energia, ou seja, maior duração das baterias de seus dispositivos móveis com acesso ao 5G.
O que muda no cenário com o 5G?
Em comparação com o 4G, o impacto do 5G no mundo do e-commerce será sentido por meio do aumento do número de acessos, mais uso das redes sociais e recursos de divulgação, como as Lives.
Para o consumidor com 5G no e-commerce sentirá que o consumo de dados será melhor, pois poderá carregar múltiplos dados em menos tempo do que o 4G.
O que muda, basicamente, para você que possui 5G no e-commerce e para o seu consumidor será o menor tempo para que as informações sejam carregadas. E o e-commerce precisará estar preparado e investir nas novas tecnologias, aderir ao 5G para processar e transmitir tudo. Por isso, se prepare para receber o 5G e otimizar o seu e-commerce com o Jornal do Marketing!