Usando a Realidade Aumentada para Melhorar a Experiência do Cliente em E-commerce

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Usando a Realidade Aumentada para Melhorar a Experiência do Cliente em E-commerce

Usando a Realidade Aumentada para Melhorar a Experiência do Cliente em E-commerce

Descubra neste artigo o que é realidade aumentada e veja como o Jornal do Marketing te ensina a usar essa tecnologia a favor do seu E-commerce!

A realidade aumentada (RA) se tornou uma das tendências mais interessantes dos negócios atuais. O setor tende a crescer bastante nos próximos anos, devido à exigência cada vez maior dos consumidores em ter uma experiência boa com o produto antes de realizar o pedido.

No entanto, por ser uma tecnologia ainda em desenvolvimento e complexa, muitos negócios não sabem como utilizar a realidade aumentada apropriadamente para os seus objetivos. Portanto, este artigo do Jornal do Marketing vem para preencher a sua lacuna e fornecer conhecimentos essenciais para o seu negócio aproveitar ao máximo a tendência!

O que é a realidade aumentada?

A realidade aumentada, ou RA, é a tecnologia capaz de integrar elementos do mundo virtual ao físico com sobreposição. Em outras palavras, é o mesmo que pegar algum elemento virtual e visualizar como ele ficaria na realidade. Por causa disso, é preciso de aparatos tecnológicos para o uso como tablets, celulares ou computadores.

Para fins de curiosidade, o surgimento da RA se deu em 1992 através da criação do cientista e pesquisador Thomas P.Caudell. O objetivo foi facilitar os operários a interpretarem as instruções de instalação dos componentes do Boeing 747, um dos aviões mais conhecidos do mundo.

O que é a realidade aumentada
Fonte/Reprodução: original

Apesar da criação não ter tido sucesso, o conceito de realidade aumentada nascia e teria a sua popularidade marcada em 2016 através do jogo Pokémon GO, no qual se deveria procurar pelas criaturas do jogo em espaços reais. Essa ligação entre elementos reais e virtuais se espalhou em diversos setores e hoje se tornou uma tendência consolidada no mercado.

Parte do desenvolvimento forte da RA se deve pelo tempo da pandemia de Covid 19. Como as pessoas não podiam comparecer a estabelecimentos físicos, tornou-se necessário solucionar a necessidade dos consumidores interagirem com os produtos a fim de realizarem compras mais precisas sem correrem riscos do contágio com a doença.

É interessante ter o conceito de RA bem reforçado para não confundir com a realidade virtual. Apesar de partirem de premissas semelhantes, a realidade virtual é aquela que cria um ambiente novo completamente em mundo tecnológico, enquanto a aumentada permite a sobreposição de objetos virtuais no real.

Como a realidade aumentada pode melhorar a experiência do cliente?

Com foco em praticidade, a RA permite que o cliente interaja de uma maneira bem mais ativa com o produto que o negócio oferece sem qualquer necessidade de se deslocar até o estabelecimento. Por conta disso, o usuário tomará uma decisão bem mais precisa e, consequentemente, teremos como outras melhorias:

  • Compras mais precisas;
  • Melhor entendimento do produto oferecido pela empresa;
  • Mais satisfação com o produto escolhido.

Para exemplificar, pense em uma loja de imóveis que aplica a RA. Isso possibilita o cliente a visualizar como ficaria um sofá que ele deseja comprar para o seu espaço sem precisar se deslocar à loja. Consequentemente, isso evita a realização de uma compra duvidosa e a possível insatisfação do cliente.

Como a realidade aumentada pode melhorar a experiência do cliente
Fonte/Reprodução: original

Através da solução de possíveis surpresas desagradáveis e geração de conforto para a escolha do produto que a qualidade da experiência do consumidor será aumentada. Com isso, presente para diversos usuários, as chances de mais clientes satisfeitos sobem bastante, fator que contribui para a reputação do negócio.

Quais as aplicações da realidade aumentada no e-commerce?

As aplicações da realidade aumentada no e-commerce são muitas devido à grande variedade de empreendimentos que essa tecnologia pode atender. Por isso, separamos para o artigo as principais aplicações que mais costumam aparecer nos negócios e que vão reforçar bastante o seu conhecimento da tecnologia – confira!

Visualizar produtos

A visualização de produtos é a aplicação mais conhecida da realidade aumentada e se trata de permitir que o cliente visualize como o objeto desejado ficaria em seu cenário através da sobreposição. Com esse ponto, percebe-se como a realidade aumentada satisfaz boa parte das necessidades dos consumidores que gostam do método antigo de ir à loja e visualizar o produto presencialmente.

Campanhas de produtos

Pelo fato dos clientes poderem visualizar e interagir com os itens, é possível utilizar a realidade aumentada em campanhas de divulgação de produtos. Isso é muito importante principalmente para divulgar novas criações do negócio. Começar uma nova campanha com as altas taxas de engajamento proporcionadas pela realidade aumentada é um ótimo fator.

Para o uso dessa aplicação específica, é muito importante adaptá-la de acordo com a estratégia de conteúdo do seu e-commerce. No entanto, se o seu negócio não tem uma estratégia desse tipo definida, confira este conteúdo do Jornal do Marketing e, após absorver os conhecimentos de lá, adapte os conhecimentos de acordo com as propostas do seu e-commerce.

Treinamentos

A possibilidade de programar situações hipotéticas com o acréscimo de objetos reais permite que a RA seja uma ótima ferramenta para treinar pessoas para desempenharem suas funções com o máximo de qualidade. Essa aplicação é muito utilizada em varejos, empresas (geralmente simulando situações de venda e interações com clientes) e até mesmo militares que desejam simular situações de combate.

Benefícios da realidade aumentada no e-commerce

Devido ao tanto de aplicações existentes, é notável como a realidade aumentada pode melhorar a qualidade do e-commerce de diversas formas. Para facilitar seu entendimento, portanto, vamos utilizar o mesmo critério e te apresentar os 4 benefícios que se repetem em todos os empreendimentos que aplicam bem a RA.

Maior engajamento do público

Um dos primeiros pontos interessantes do uso da realidade aumentada é o maior engajamento do público, pelo fato deles interagirem mais com seu negócio para visualizar os produtos. Através desse aumento de interações, é possível que seu empreendimento se torne mais conhecido e, portanto, atraia mais usuários interessados.

É notável, portanto, a necessidade de conhecer qual é o seu público-alvo para aplicar a RA corretamente. Caso o seu negócio tenha dificuldades para definir ou não saiba qual é o público-alvo, você pode acessar este artigo do Jornal do Marketing e garantir o conhecimento desse conceito.

Aumento do público consumidor

A realidade aumentada permite que várias pessoas observem e testem o produto com seu aparelho tecnológico. Como os veículos de divulgação podem atingir consumidores de diversas regiões, basta somar a RA com um bom uso de redes sociais para mais usuários terem acesso a visualizar como o seu produto ficaria, fator que promove um aumento maior de público.

Se o seu negócio atua com moda, por exemplo, e aplica a RA, significa que diversos usuários diferentes poderão visualizar os produtos que seu empreendimento oferece. Caso isso seja aliado com uma boa gestão de redes sociais, é possível captar novos clientes através da fusão dessas duas técnicas.

Melhoria na experiência de compra

Com todo o recurso que a realidade aumentada fornece para o usuário interagir com o produto para então conhecê-lo e tomar uma decisão mais precisa, se percebe como a experiência de compra ficou melhorada.

Um dos maiores receios das pessoas, desde o surgimento das compras online, era a de obter um produto desejado e ele não ser interessante na chegada. Através da RA, portanto, é possível diminuir drasticamente as chances desse problema ocorrer e o cliente se sente mais seguro na compra.

Aumentar o número de vendas do negócio

Pode-se interpretar esse ponto como consequência de todos os anteriores, já que com mais usuários com melhores experiências de compras, as vendas tendem a crescer muito. Ao somar bom uso da RA com boas práticas de marketing e confecção de produtos de qualidade, a saúde do seu empreendimento tende a crescer bastante e ficar influente por muitos anos.

Compreende-se, portanto, que o uso da realidade aumentada é muito interessante para o seu negócio e, por ser uma tendência futura, podemos aguardar diversas novidades para a experiência do cliente. Para não perder nenhuma delas quando surgirem e estar antenado em tudo que acontece no mundo do marketing, fique de olho em todas as postagens do Jornal do Marketing!