Tudo sobre Marketplaces: Vantagens e Desafios
Tudo sobre Marketplaces Vantagens e Desafios

Tudo sobre Marketplaces: Vantagens e Desafios

Para quem trabalha no universo das vendas, existem diversos locais onde os produtos podem ser vendidos, entre eles os marketplaces, que são muito comuns na internet para quem deseja oferecer algo para consumidores.

Porém, é preciso considerar as vantagens e desvantagens desse tipo de plataforma antes de utilizá-la para fazer a comercialização de produtos, verificando se realmente esse é o formato mais vantajoso. Confira neste post do Jornal do Marketing tudo o que é necessário saber antes de considerar esse modelo de negócio.

O que é Marketplace?

Os marketplaces são plataformas onde diversos vendedores podem vender seus produtos dentro de um mesmo espaço como um grande shopping online onde os clientes entram e ali tem acesso a diversas lojas, inclusive do mesmo nicho oferecendo os mesmos produtos.

O que é Marketplace
Fonte/Reprodução: original

Aqui no Brasil, o conceito dos marketplaces chegou em 2012 e hoje em dia muitos sites trabalham esse conceito. Entre os exemplos mais comuns estão o Mercado Livre, Shopper, Ali Express, entre outras gigantes que atuam no ramo.

Quais os tipos de Marketplace?

Os marketplaces podem ser divididos em diferentes tipos, isto é, eles possuem categorias, o que ajuda a quem deseja trabalhar com esse tipo de plataforma onde seu produto será comercializado, entre os tipos estão:

  • Anúncio: Onde se faz a divulgação de produtos (OLX, Buscapé, Shopping Google);
  • Serviços: Pessoas físicas ou jurídicas podem se cadastrar e oferecer seus produtos e serviços em troca de um pagamento de comissão (Uber, iFood, Rappi, Indriver);
  • Produtos físicos: Os mais comuns, onde é possível encontrar diversos produtos nos mais variados segmentos (Dafiti, Americanas, Zattini, Amazon);
  • Aluguel: Pessoas comuns podem alugar seus imóveis ou quartos mediante o pagamento de uma porcentagem ao player sobre as diárias (Airbnb);

Agendamento: Profissionais liberais, em especial da área da saúde conseguem uma plataforma onde seus pacientes conseguem agendar seus horários para atendimento (Doctoralia);
Considerar os tipos de marketplaces é essencial para quem deseja trabalhar com esse tipo de plataforma, escolhendo exatamente qual será o formato que mais irá atender às suas necessidades, sendo prático também para os clientes.

Qual a diferença do Marketplace para o E-commerce?

Enquanto um e-commerce trata-se de uma loja virtual de uma loja específica, onde todo o processo desde a venda até a entrega é responsabilidade dessa marca, os marketplaces funcionam de uma maneira diferente.

Em um marketplace, ou seja, em um único site é possível ter diversas marcas cuja finalidade está na divulgação dos produtos disponíveis e não nas marcas. O espaço disponibilizado pela plataforma tem o objetivo de mostrar os produtos que se vende.

Quais as vantagens e desvantagens dos marketplaces?

Para as empresas que desejam apostar nesse tipo de plataforma, é preciso considerar as vantagens e desvantagens a fim de ser mais assertivo e ter um bom retorno.

Quais as vantagens e desvantagens dos marketplaces
Fonte/Reprodução: original

Confira com o Jornal do Marketing o que considerar.

  • Maior visibilidade ✅
  • Aumento das vendas ✅
  • Faturamento elevado ✅
  • Taxas de serviço ❌
  • Ausência de identidade visual ❌
  • Concorrência acirrada ❌

Uma dica, é considerar unir os marketplaces às lojas online e outros formatos de venda, para que se consiga ter um maior público, além de outras possibilidades que deixam a marca livre para unir o melhor em resultados.

2 Dicas para criar marketplaces

Os marketplaces são uma opção interessante a se considerar para ampliar as vendas e aumentar o faturamento. Para que a estratégia dê certo, confira algumas dicas que podem ajudar na estruturação da plataforma.

Atenção a logística

A logística está relacionada à forma como os produtos vão chegar aos consumidores, sendo necessário estar atento para assegurar que o produto chegará corretamente, sem avarias e forma rápida, o que garante a satisfação dos clientes.

Conquiste os consumidores

Um marketplace se destaca por ter muita concorrência, especialmente em produtos do mesmo segmento e ao manter um bom atendimento, a qualidade dos produtos é uma boa alternativa para se aproximar dos clientes, fazendo com ele eles comprem sempre com a marca, ainda que se tenha outras opções.

Os marketplaces podem ser opções a se considerar na hora de oferecer os produtos na internet, por isso é importante considerar as vantagens e desvantagens antes de optar pela atuação nessas plataformas, a fim de obter um bom retorno.