No mercado atual os empreendedores podem contar com uma diversidade de canais de vendas no e-commerce para aumentar a visibilidade da marca ou empresa, bem como as vendas e retenção de clientes.
É fundamental entender quais são esses canais de vendas no e-commerce e como eles funcionam para poder utilizá-los. Por este motivo, o Jornal do Marketing reuniu alguns desses canais que você pode utilizar para alcançar seus objetivos no mercado virtual. Confira!
O que são os canais de vendas no E-commerce?
Os canais de vendas no e-commerce são diferentes plataformas as quais os produtos são disponibilizados para venda. Esses meios permitem que os empreendedores vendam para consumidores de várias formas, assim expandindo o alcance da empresa.
Antes da escolha dos canais de venda, é necessário considerar alguns fatores que incluem: tipo de negócio, produtos oferecidos, orçamento, público-alvo, porte da empresa e diversos outros.
Uma pequena empresa que ainda não possui um orçamento necessário para investir em uma plataforma de e-commerce maior, pode optar pelas mais acessíveis ou por um marketplace, como a Shopee ou Mercado Livre, por exemplo.
Quais os tipos de canais de vendas no E-commerce?
Existem diversos tipos de canais de vendas no e-commerce que empresas podem utilizar para disponibilizar seus produtos aos consumidores. Eles podem variar conforme valores, ferramentas disponíveis e diversos outros. Assim, alguns deles incluem:
- Site;
- Marketplace;
- E-mail marketing;
- WhatsApp;
- Marketing de afiliados;
- Redes sociais.
Empresas de grande, médio e pequeno porte estão sempre investindo nos diferentes canais de vendas para obter um maior alcance de público e consequentemente mais vendas e retenção de clientes.
6 Dicas para diversificar canais de vendas no E-commerce?
Diversificar canais de vendas no e-commerce é uma estratégia fundamental para ampliar o alcance de público, assim obtendo mais chances de que as pessoas reconheçam a marca. Confira abaixo algumas dicas:
1- Redes sociais
As redes sociais disponibilizam ferramentas para criar lojas e anunciar serviços e produtos com as campanhas pagas. Atualmente, as mídias sociais são ferramentas ideais e indispensáveis para empreendedores, sendo mais uma das opções de canais de vendas no e-commerce.
Uma das estratégias de marketing que pode utilizar nas mídias sociais é conteúdo útil. Assim, será mais fácil obter compartilhamentos. O consultor de marketing, John Jantsch, diz o seguinte: “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar”. Pois, assim seus produtos terão alcance maior e claro, o próprio cliente indicará para outras pessoas.
2- Site responsivo
Hoje em dia grande parte dos consumidores procuram e compram coisas através dos seus celulares. Por este motivo, o site responsivo é fundamental para qualquer negócio online, pois isso possibilita que o consumidor navegue facilmente no site e diminui riscos de que ele desista da compra.
3- E-mail marketing
O e-mail marketing pode funcionar como uma estratégia eficaz de vendas, pois ele pode ser utilizado para enviar e-mails para o público-alvo, convertendo-o em tráfego para o site e possivelmente uma compra.
4- Marketplace
O marketplace possibilita que comerciantes adicionem seus produtos na plataforma. Algumas delas como a Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre e outros são os mais populares e confiáveis.
5- Programa de afiliados
O programa de afiliados é uma das maneiras mais eficazes de aumentar as vendas de um negócio. Grandes empresas utilizam a estratégia que consiste em disponibilizar links exclusivos para as pessoas poderem compartilhar e ganhar uma porcentagem a cada venda realizada.
6- Aplicativos
Um aplicativo pode criar uma melhor experiência de compra para os consumidores, assim facilitando o acesso do público aos produtos e aumentando as vendas. Por meio dos aplicativos também é possível aplicar o Inbound Marketing.
Qual a importância de diversificar canais de vendas no E-commerce?
Diversificar canais de vendas no e-commerce é de extrema importância para qualquer empresário ou gestor de empresa que pretende alavancar um negócio de maneira mais rápida e eficiente.
Em linhas gerais, essa estratégia pode implicar em algumas vantagens a curto e longo prazo:
- Aumento de vendas;
- Maior alcance de público;
- Reconhecimento;
- Redução de riscos.
Em resumo, utilizar uma variedade de canais de vendas no e-commerce é uma das estratégias de marketing mais inteligentes para expandir o alcance de uma marca ou empresa atualmente. Por isso, continue acompanhando os conteúdos do Jornal do Marketing e melhore seu marketing digital.