Quais são as vantagens de trabalhar com marketing digital?
Quais são as vantagens de trabalhar com marketing digital

Quais são as vantagens de trabalhar com marketing digital?

Existem muitas vantagens em trabalhar com marketing digital para alcançar o público-alvo. Entenda mais durante a leitura!

Trabalhar com marketing digital pode gerar grandes vantagens para qualquer tipo de negócio. Com as modificações e avanços nas formas de comunicação, a maneira que os consumidores procuram por um serviço ou produto também mudou.

Para sanar suas dúvidas relacionadas ao tema, o Jornal do Marketing vai te mostrar neste conteúdo quais são as principais vantagens em trabalhar com marketing digital e como começar a aplicar técnicas de modo eficaz. Confira!

O que é o marketing digital?

Nada mais é que uma estratégia de marketing que possibilita que marcas e empresas divulguem seus trabalhos de modo gratuito ou pago na modalidade online. No geral, o marketing digital pode ser utilizado para alcançar o público-alvo e outros objetivos que incluem:

  • Retenção de clientes;
  • Aumento de vendas;
  • Aumento de tráfego;
  • SEO;
  • Feedbacks.

A presença online é fundamental para qualquer empresa e trabalhar com marketing digital pode oferecer grandes oportunidades às empresas que desejam alcançar seu público-alvo de modo mais direto e eficiente.

O que é o marketing digital
Fonte/Reprodução: original

Com a popularização do marketing digital é quase impossível que uma empresa obtenha sucesso sem recorrer à modalidade. O fundador da Deep Focus, Ian Schafer afirma: “A inovação precisa ser parte da sua cultura. Os consumidores estão se transformando mais rápido do que nós, e se não os alcançamos, estaremos com problemas”. 

Nesse contexto, pode-se afirmar que uma empresa não consegue alcançar bons resultados quando a marca não busca evoluir junto com os consumidores e continua insistindo em estratégias de marketing que muitas vezes não funcionam.

Quais os tipos de marketing digital e como funciona cada um?

Existem vários tipos de marketing digital que servem para determinados objetivos. Na lista abaixo reunimos alguns desses tipos, como eles funcionam e como eles podem ajudar no crescimento do seu negócio.

1- SEO

O Search Engine Optimization (SEO) se trata de um conjunto bem específico de técnicas que possibilitam o ranqueamento de sites e blogs nas primeiras páginas dos mecanismos de busca como o Bing, Google e outros. Ele envolve a utilização de palavras-chave rentáveis no título, corpo do texto, meta descrição e tags.

2- Marketing de mídias sociais

As redes sociais são ferramentas essenciais para qualquer tipo de negócio. Atualmente, as próprias mídias sociais possuem versões Business exclusivas para que empresas possam comercializar seus serviços e produtos. 

3- Marketing de conteúdo

Uma das melhores estratégias do marketing digital, pois é fácil de converter consumidores em clientes fidelizados, além de retê-los e aumentar o engajamento. Essa estratégia pode incluir conteúdos valiosos em formato de texto, em e-book, infográficos, vídeos e outros.

4- Marketing de afiliados

No marketing de afiliados as empresas pagam uma porcentagem por cada venda ou inscrição a partir da indicação do afiliado. Os afiliados podem divulgar o produto por meio do blog, canal no YouTube ou rede social.

Quais são as vantagens de trabalhar com o marketing digital?

Trabalhar com marketing digital pode desempenhar um papel fundamental para empresas que precisam divulgar seus produtos e serviços de modo mais direcionado, rápido e eficiente.

1- Segmentação direta

Investir no marketing digital é uma maneira eficiente de divulgar sua marca, pois possibilita a segmentação direta. A partir de plataformas de anúncios como Google Ads, o anunciante pode criar campanhas com base na localização do público-alvo e outros critérios.

2- Análise de dados obtidos

O marketing digital também permite que os usuários mensurem e façam análises das estratégias aplicadas. Por exemplo, um blogueiro que acabou de começar a trabalhar com marketing digital pode recorrer às plataformas de mensuração como o Google Analytics e outros para entender quais são as páginas mais acessadas para ajustar técnicas que não estão dando certo se necessário.

3- Maior alcance

O empreendedor que opta por trabalhar com marketing digital pode obter um maior alcance de público, pois por meio da internet, é possível alcançar um público diversificado presente em todo mundo.

4- Aumento de vendas

A retenção de clientes e aumento de vendas é uma das maiores vantagens em utilizar o marketing digital. No entanto, é importante aplicar as estratégias de marketing de acordo com as principais necessidades e objetivos da empresa.

7 dicas de como começar a trabalhar com marketing digital

Para começar a trabalhar com marketing digital de maneira assertiva e resultar no aumento de vendas, tráfego, retenção de clientes ou alcançar outros objetivos, é necessário seguir algumas etapas que incluem:

1- Definição de objetivo

Antes de mais nada, definir um objetivo no marketing digital é fundamental. Isso pode ser feito com base nas suas pretensões. Por exemplo, se seu principal objetivo for gerar leads, o ideal é investir no marketing de conteúdo.

2- Estudo de comportamento

O estudo de comportamento dos usuários é essencial para entender quais são as preferências e interesses do seu público-alvo. Uma das maneiras de fazer isso, é analisar postagens de empresas concorrentes.

3- Aplicação de SEO

O SEO é um conjunto de estratégias desenvolvidas para otimizar a colocação de sites e blogs nos mecanismos de busca. Para isso, uma palavra-chave deve ser adicionada na meta descrição, no corpo do texto, título e tag.

4- Criação de blog

Diversas empresas de variados portes utilizam blogs para divulgar seus produtos e serviços. Diferente do que muitos pensam, os blogs podem ser excelentes estratégias de marketing.

5- Frequência nas redes sociais

A frequência nas redes sociais é essencial para construir um bom relacionamento com o público-alvo. Quanto mais conteúdo, maior o tráfego e engajamento, além de mais pessoas alcançadas

6- Conteúdo relevante 

O conteúdo útil é imprescindível para encantar o público-alvo e eles também são priorizados pelo Google e outros mecanismos de busca. Conteúdo útil é aquele que pode ajudar as pessoas de alguma maneira, seja respondendo uma pergunta ou ensinando algo.

7- Acompanhar os dados obtidos

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de acompanhar e estudar os resultados das estratégias aplicadas. O Google Search Console e o Google Analytics são plataformas ideais para isso.

Essas são apenas algumas ideias para aplicar e começar a trabalhar com marketing digital. Contudo, é importante lembrar que o universo online é uma área que evolui constantemente, por isso, é fundamental estudar sobre o tema para obter o resultado almejado.

Ao implementar as estratégias de marketing, é fundamental entender como funcionam todas as técnicas que utilizar. Não se esqueça de continuar acompanhando o Jornal do Marketing para aprender como fazer seu negócio crescer.