Técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization) para Melhorar as Vendas no E-commerce

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Técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization) para Melhorar as Vendas no E-commerce

Técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization) para Melhorar as Vendas no E-commerce

Para que se tenha resultados é preciso investir em estratégias otimizadas e é justamente isso que o CRO (Conversion Rate Optimization) procura focar a fim de trazer esse retorno, o que faz com que se consiga alcançar as metas através de técnicas para agilizar as conversas.

A aplicação dessas técnicas de CRO pode ser feita de diferentes formas, porém é necessário que as empresas considerem o que deve ser feito para aplicar as técnicas e perceberem que com essa otimização, os lucros tendem a aumentar. Confira neste artigo do Jornal do Marketing tudo o que é necessário para se obter assertividade nestas ações e vender muito mais.

O que é CRO?

O conceito de CRO, que traduzido para o português significa otimização da taxa de conversão, tem como finalidade aprimorar os elementos de um site com frequência para que ele atraia e converta mais resultados, o que aumenta as conversões de vendas.

O que é CRO
Fonte/Reprodução: original

Com isso, as empresas conseguem realizar uma análise profunda de seus resultados, e faz com que a mensuração da quantidade de conversões de um total de prospects, por exemplo, o que vai dizer muito sobre essa taxa. O CRO consegue fazer com que o processo de conversão se torne muito mais eficiente, o que poderá potencializar os resultados.

Vale ressaltar que existem muitas técnicas que podem ser aplicadas em um site a fim de entender qual delas será a mais compatível com o público da empresa, porém todos possuem a mesma proposta: fazer com que as pessoas passem por todo o processo da jornada de compra, assim, são convertidas ao final dela.

Qual a importância do CRO em um negócio?

A principal missão do CRO é fazer com que as empresas consigam converter o máximo de suas visitações em vendas, o que faz com que elas não percam oportunidades de negócio por conta de alguma falha no processo de compra. Entre os motivos para se aplicar a estratégia e sua importância se destacam:

  • Economia de tempo e dinheiro: Quanto mais alta uma taxa de conversão, menos tempo e dinheiro se gasta para atingir as metas estabelecidas, uma vez que a assertividade das estratégias já irá refletir os resultados;
  • Ticket médio mais alto: É possível usar as páginas de checkout para apresentar ao cliente recomendações de seu interesse, o que pode ampliar o valor da compra;
  • Redução da perda de oportunidade: Com as técnicas de CRO, será possível descobrir o porquê as vendas não ocorrem, o que viabiliza devidas alterações necessárias no site, além de elaborar estratégias para estimular as compras.

Considerar a importância dessa estratégia para obter os melhores resultados no e-commerce é uma opção interessante para as marcas que desejam perder o mínimo de vendas, que convertem um volume maior de fechamento de vendas.

Como aplicar o CRO em um e-commerce?

Para aplicar a estratégia de CRO alguns elementos são essenciais para que se possa aproveitar melhor as técnicas, o que torna melhor os resultados de vendas. Confira com o Jornal do Marketing que considerar.

Coleta de dados

A estratégia é toda baseada nos dados e testes, por isso podem ajudar na correção de falhas e na implementação de melhorias. Para isso, ouvir clientes e saber de suas experiências de compra, além de apostar em ferramentas para medir métricas e fazer pesquisas em redes sociais é essencial.

No processo de coleta de dados, é essencial que a empresa esteja de fato aberta a entender e a ouvir o que seus consumidores têm a dizer, a fim de oferecer a eles a melhor solução, além de uma melhor experiência com a empresa, o que aumenta a satisfação.

Leitura de dados

É importante entender o que as pesquisas têm a dizer, pois a partir daí será mais fácil sanar as necessidades, através de estratégias bem pensadas. Ouça o público e considere o que ele tem a dizer para resolver o problema.

O ato de ler os dados faz com que o entendimento da coleta de informações seja mais assertiva, dessa forma as empresas poderão implementar as mudanças com maior segurança, o que favorece a experiência dos consumidores e sua satisfação.

Otimize a estratégia

Após a coleta e leitura do que o público deseja, é essencial que alguns testes sejam feitos para que as mudanças implementadas tenham de fato surtido o efeito desejado. Nessa etapa, é uma dica considerar alguns clientes mais próximos da empresa para testar as mudanças, e dar o seu parecer a respeito.

Feito isso, já é possível colocar as alterações em prática e realizar o monitoramento através de indicadores de desempenho, considerando realizar as alterações necessárias e possíveis melhorias caso algo não esteja funcionando corretamente.

Mude sempre que necessário

O mercado vive em constante mudança e por isso é fundamental acompanhar o desenvolvimento das estratégias adotadas a fim de realizar alterações que atendam as necessidades dos clientes sempre que necessário.

Por isso, realizar o acompanhamento das tendências de mercado e o que os consumidores buscam é uma boa forma de sair na frente dos concorrentes e de quebra ainda conseguir uma boa visibilidade no mercado de atuação através de uma boa experiência para os clientes.

Ter o conhecimento necessário para realizar a estratégia é de suma importância. Por isso, as empresas precisam se manter atentas às mudanças do mercado a fim coletar os dados e identificar o que é necessário ser implementado, o que garante uma alta de acessos e conversões.

4 dicas de técnicas de CRO para um e-commerce

Algumas dicas podem ajudar as empresas que desejam crescer seus sites através das estratégias de CRO, que trazem para o e-commerce visibilidade, maior volume de vendas e melhores resultados. Confira o que fazer para sair na frente dos concorrentes e faturar mais.

Chamada de ação (CTA)

Também conhecida como call to action, a CTA é aquela expressão incentivadora para o consumidor realizar uma ação que se deseja no site, entre as mais comuns estão clicar em botões ou até mesmo responder uma pesquisa e preencher um formulário em troca de algum benefício.

Para ter assertividade, é necessário que a CTA seja sempre muito objetiva, justamente para que o consumidor saiba o que precisa fazer. Além disso, testar formatos, posições e cores é necessário a fim de descobrir qual trará maiores resultados.

Formulários

O preenchimento de formulários por parte dos usuários de um e-commerce faz com que eles forneçam dados, e as estratégias de CRO são elaboradas em cima desses dados importantes. A dica é que eles sejam simples de preencher e não muito longos, para que o cliente possa fazer o preenchimento tranquilamente.

Vale ressaltar que assim como as chamadas de ação, é necessário que esses formulários sejam testados. Para isso a empresa precisa investir em formatos diferentes, cores e layouts diferentes para que o cliente ofereça seus dados.

Provas sociais

O objetivo das provas sociais na estratégia de CRO é potencializar a confiança dos consumidores em relação ao site. Para isso, a dica é incluir depoimentos de clientes satisfeitos, boas avaliações dos produtos e da marca, além de certificações de segurança que ajudarão o consumidor a estabelecer a confiança necessária na empresa.

Dessa forma, as chances dele considerar o site para fazer sua compra se tornam mais altas, além de se sentir seguro de que o produto adquirido será de qualidade, assim como todo o processo de compra, uma vez que seus dados estarão protegidos.

Teste A/B

Através desses testes é possível determinar qual estratégia possui maiores chances de converter os visitantes. Para isso, será necessário escolher uma variável que deseja comparar, como o botão de CTA, por exemplo, ao colocar cada um de uma cor e a partir daí medir qual cor de botão tem mais retorno.

Vale ressaltar que para melhores resultados é preciso que se meça uma variante de cada vez, para se certificar que os resultados serão assertivos e concretos, o que permite uma melhor análise do que vai considerar.

Através dessas técnicas de CRO, o e-commerce de uma empresa tende a ter melhores resultados, que atendem as necessidades de seus consumidores ao mesmo tempo que aumenta as vendas de forma inteligente.

Impactos positivos de uma melhor taxa de conversão com CRO

Ao aplicar as técnicas de CRO para se ter um aumento das vendas, as empresas tendem a compreender melhor o mercado e saem na frente de seus concorrentes, além de contar com estratégias que facilitam na conversão.

Impactos positivos de uma melhor taxa de conversão com CRO
Fonte/Reprodução: original

Além disso, é possível identificar no site mais facilmente o que pode ocasionar a queda das vendas, com tempo hábil para realizar as correções e alterações que possam contribuir para o aumento dos resultados, de forma que geram lucros e potencializam os resultados.

O CRO é sem dúvida uma das técnicas para e-commerce mais indicadas e pode trazer um bom aproveitamento do site de maneira inteligente e lucrativa, se torna uma opção a se considerar para crescer no mercado. Fique por dentro do universo do marketing no Jornal do Marketing e saiba de todas as estratégias para empresas venderem mais!